Leão deixou o Santos. Para alegria de diretores, boa parte do conselho, torcida do carnaval e de alguns jogadores. E, creio, até do presidente do clube.E agora? Saiu Leão. O que vão fazer?
Será que já não passou da hora dessa gente toda trabalhar e demonstrar alguma vontade em prol do Santos?
Será que alguns jogadores, agora felizes, vão render tudo o que sabem ou vão continuar no come-dorme esperando aparecer um time do exterior?
Será que a diretoria vai trabalhar com o novo treinador que chegar ao invés de boicotá-lo e tentar jogar sujo nos bastidores?
Será que aquela torcida do “manifesto” vai ficar calada em relação ao principal responsável por essa bagunça que virou o Santos administrativamente?
São muitas perguntas e, infelizmente, a resposta para todos já conhecida: não.
CONTRATEM UM GERENTE DE FUTEBOL
E profissionalizem o departamento de futebol do clube. O problema é que essas coisas acabam levando tempo. O “presidente” do clube está há praticamente uma década no poder. Nunca fez. Não vai fazer. Tem uma mentalidade pequena, restrita. O Santos é grande, mas poderia ser gigantesco sem esse povo sanguessuga.
É PREOCUPANTE
Justamente por não haver departamento de futebol no clube ( não haver diretoria o mínimo profissional e um presidente sequer atuante) é que a saída de Leão deixa parte da torcida santista preocupada com um revival de 2005. Foi o que aconteceu quando tudo ficou a cargo da diretoria e do presidente: medalhão bichado como Luisão, técnico ultrapassado e medíocre como Nelsinho, clube sem força nos bastidores...ou seja, a única diferença é que naquela época havia dinheiro. Hoje, nem para se contratar um tal de Edno.
PORQUE LEÃO ERA IMPORTANTE
Ao contrário do que muitos pensam, o Santos administrado por MT tem, sim, planejamento: largar tudo nas mãos do técnico centralizador e faz-tudo. Ou será coincidência que os únicos técnicos que acertaram no Santos tenham sido justamente Leão e Luxemburgo, dois típicos “faz-tudo”? Por isso a preocupação com um repeteco de 2005. Leão era o sujeito que brigava com empresários abutres, que não tinha medo de cara feia, que enfrentava problemas com torcida organizada, que brigava pelo Santos contra a arbitragem, que resolvia problemas até de renovação de contrato, enfim, um acúmulo de funções. Se fazia bem ou mal, é outro ponto. Mas é o único que tomava atitudes que eram próprias de diretoria e presidente.
E O NOVO TÉCNICO?
Por tudo isso, ser técnico do Santos não é para novatos ou inexperientes. Os constantemente citados Dorival Jr. e Nei Franco não segurariam o rojão de um time bagunçado e cercado de pressão como o Santos.
Cuca pode ser um bom técnico tático, mas passa a imagem de derrotista, de conformado. Nas entrevistas está quase sempre desanimado, de cabeça baixa...não passa uma imagem de quem se impõe. E o Santos precisa de um “super técnico”, desses que se impõe contra arbitragem, sacanagem de diretoria, protesto de organizada, etc.
Geninho está desempregado e chegaria sob os olhares de desconfiança por parte da torcida. Um resultado adverso e o treinador não teria paz. Ele conhece a Vila e só mesmo se não tiver jeito é que ele pode voltar.
Paulo Autuori faz a linha pão-com-manteiga, café-com-leite. Quer um time óbvio e que jogue pelo empate naquele joguinho morno e sem graça? Paulo Autuori é o cara. Mas ainda assim é um técnico com perfil para trabalho a médio e longo prazo. Será que a torcida teria paciência?
Muricy está tão acostumado com engrenagens funcionando para ele que duvido que seria capaz de fazer uma engrenagem funcionar. Muricy, pra mim, é tão duvidoso quanto um Ney Franco, por exemplo.
Abelão seria um bom nome, mas está bem no Inter e não sai de lá.
Sobra Márcio Fernandes. E alguém duvida que se o Santos vencer o São Paulo ele não será efetivado?
Mas ainda tem muitos técnicos desempregados por aí: Tite, Mário Sérgio, Parreira, Cabralzinho...alguma coisa me diz que ainda sentiremos falta do Leão.
É POR AÍ...
Confira a entrevista de Emerson Leão e repare que todos esses pontos citados anteriormente e debatidos na comunidade Espírito Saaaantos são ditos pelo treinador. Apenas um trecho:Missão do próximo treinador
Vai ser complicada. Muito difícil. Eu gosto do Santos e desejo sempre um bom trabalho e títulos. Mas pelas circunstâncias do clube acho que isso não será possível. Eu poderia até indicar um amigo para trabalhar no Santos. Só que eu deixaria bem clara a situação para ele. Aqui, tive uma dificuldade por dia. Meu sucessor também terá essa dificuldade. Só espero que ele tenha um pouco mais de sorte em contratações.
A entrevista completa você confere AQUI.
TORCEDORES VAGABUNDOS
O que alguns "torcedores" fizeram ao apedrejar o carro do ex-técnico do Santos foi ridículo, coisa de vândalo mesmo.
ODIR CUNHA
Odir Cunha é um baita jornalista, escreve muito bem, tem larga carreira jornalística, lançou livros excelentes ( é escritor de mão cheia) e por isso mesmo não deveria se apressar em descarregar seu desapontamento para com a atual fase do Santos em um garoto que vem tentando buscar um lugar no futebol.
Foi o que o Odir fez em sua coluna do dia 25/05 “Emerson Leão ama o garoto Wesley, mas não tem sido correspondido”. O garoto Wesley simplesmente foi esculhambado pelo jornalista que o tratou com expressões do tipo “Wesley, como já escrevi outras vezes, é nulo, é um Rodrigo Tiuí piorado” e “Wesley não é jogador de futebol, ainda mais de um time profissional. Como ainda é novo, deveria voltar aos estudos, tentar outra profissão.”
Que se conteste a titularidade e o desempenho do jogador, tudo bem, é absolutamente normal. Mas o que se ganha esculhambando e detonando um garoto dessa forma? Em que vai ajudar o Wesley tais críticas? A culpa não é do garoto, é do técnico que o escala insistentemente. O que o moleque vai fazer? Vai chegar ao treinador e dizer “Professor, ainda não estou pronto para jogar e quero voltar para a base”. Vamos devagar com o garoto.
Meus respeitos ao Odir Cunha, mas nessa ele pisou na bola.

VISITE TAMBÉM:
http://www.supersantos.com/
www.fotolog.com/santosfc
http://www.santistaroxo.com.br/?ref=9/
http://grooeland.blogspot.com/
Resultado da última enquete:

E participe de nossa nova enquete: "quem deve ser o novo técnico do Santos?"

Pra variar, MT perdeu o bonde história. Teve inúmeras oportunidades para avançar, para implantar uma gestão administrativa que não seja refém de técnicos "faz-tudo". Mas prefere ficar quietinho onde está. Para o "presidente, parece, está tudo bem. 







Pode-se até discordar da escalação que o técnico Leão usou para entrar jogando contra o América. Pode-se até discordar da prematura titularidade ( discutível, sim) do Wesley.
Enfim, com 2 X 0 para tirar do América-MEX, ficou complicado pro Santos; mas o próprio América-MEX mostrou que no futebol o impossível não existe. Dá para fazer 3 X 0 na Vila? Dá, por que não? Difícil, mas enquanto houver jogo e um time de uniforme branco em campo jogando com vontade e se doando para o jogo, tudo é possível.
Alguém aí, em sã consciência, tirando o MT e a diretoria lerda do Santos, acham que o time não precisa de reforços para um campeonato longo e complicado como o brasileirão?
Afinal, para que condecorações, numeradas, filho do Léo treinando na Vila em uma puxação de saco explícita se o time continua sendo detonado pela arbitragem??? 1 golzinho mal anulado que poderá fazer muuuita falta na semana que vem.

Leão já pediu reforços para o presidente e pelo visto ele tem razão. O elenco que o Santos tem para enfrentar uma maratona como o campeonato brasileiro é grande, mas peca em qualidade. Um empréstimo faria bem para alguns jogadores como Carlinhos, Filipi, Moraes. E os casos do Denis e do Alemão tem que ser resolvidos de uma vez por todas pela diretoria santista. Já passou da hora de contratar um outro lateral direito. Eduardo Arroz, da Ponte Preta, vem sendo cotado.





Não deixe de visitar:
Sem salto alto, sem festinha, sem oba-oba!




Quer ver mais previsões dos "especialistas" do LANCE? É só clicar 



Em 2006 perdeu a Copa do Brasil mais fácil da história e só ganhou mesmo uma partida fora de casa: contra a frágil URT-MG, um dos lanternas do campeonato mineiro até então. Mas nem do Sergipe (!!!) e do Brasiliense conseguiu ganhar e foi desclassificado pelo Ipatinga.
Confira também: