domingo, julho 13, 2008

Evolução, longo prazo, rebaixamento

O Santos enfim é um time consistente. Não vence e não consegue sair da zona de rebaixamento. Empatou novamente dentro da Vila Belmiro contra o Botafogo em 2x2, gols salvadores do criticado Kleber Pereira, que saiu do banco para salvar a pele do Peixe, que perdia por 2 X 0.

Kleber Pereira é goleador, mas não vinha em boa fase, não vinha jogando bem e não vinha acrescentando nada ao time. Talvez a sensação de “titular absoluto” faça com que o jogador relaxe um pouco. Se Robinho já foi banco por um período no Santos, por que KP não haveria de ser? E tem jogadores que parece que só "funcionam" na base da cobrança e de punição. Talvez a titularidade absoluta tenha relaxado um pouco o Kléber Pereira e depois de uma substituição e um chá de banco, acordou. Às vezes é bom uma "mexida" nos brios.
Mas falemos do time, em geral. Após a partida contra o Grêmio o time passou a impressão de que poderia ter “engrenado”e que Cuca tinha acertado, embora este blogueiro estivesse bastante cauteloso quanto à propalada evolução apresentada pelo time.

Neste domingo, contra o Botafogo, o Santos jogou um primeiro tempo risível. Lima perdeu gols incríveis e o Botafogo poderia ter feito 3 x 0 também. Fez 2. Fabão lembra Camilo em seus “melhores momentos” e Apodi TODO MUNDO sabe que é bom no apoio mas é preciso de uma atenção na cobertura, porque o lateral é voluntarioso e empolgado até demais quando parte pro ataque. E vem-se provando que Molina, mesmo se arrastando, tem que ser titular nessa equipe. Os meninos Robson e Maykon foram muito bem. O segundo tempo do Santos foi bem melhor (nada brilhante) e chegou-se ao empate.

EVOLUÇÃO
Cuca está no comando do Santos há 7 partidas. Não conseguiu ganhar nenhuma ainda. O time está na 19ª colocação do campeonato ( vice-lanterna) com 7 pontos ganhos, à frente apenas do Ipatinga, que perdeu em casa para o Figueirense. Além disso, Cuca ainda não conseguiu definir uma equipe titular e é uma no cravo, outra na ferradura: ou escala mal e substitui bem ( como foi agora em Santos X Botafogo) ou escala bem e substitui mal ( como foi em Santos X Grêmio).



Precisa tomar um rumo, pois segundo o blog do Alex, já tem dirigente do Santos batendo papo com nada menos do que GENINHO para uma eventual substituição ao Cuca. Se está ruim com Cuca, vira um pesadelo com Geninho. Na verdade, o Santos administrativamente já é um pesadelo, com dirigentes sacanas, inúteis e imbecis que só colocam mais pressão ainda e de forma irresponsável, desrespeitosa e anti-ética que é sondar outros treinadores enquanto o atual vem fazendo seu trabalho. Lembrem-se: quem levou o Santos a esta situação não foi o Cuca, não foi o Leão: foi a "administração européia" do sr. Marcelo Teixeira.
TRABALHO A LONGO PRAZO
É sabido que Cuca trabalha devagar, para tentar formar um time que colherá bons resultados a longo prazo. Só que pegou uma bucha de canhão pra trabalhar. Existe pressão por resultados sim, afinal o time é vice-lanterna e os outros adversários diretos na luta contra o rebaixamento vão marcando seus pontos. E sabemos que trabalhar sob pressão atrapalha um bocado o desempenho do profissional.


E este Santos, como já afirmara este blogueiro, é complexo demais para se trabalhar, até porque não existe profissionalismo na parte administrativa do clube e o presidente só é bom para ações de marketing pessoal. Cuca sairia-se muito bem se fosse contratado ainda em Dezembro, logo após a saída de Luxemburgo. Teria tempo, pré-temporada, campeonato paulista...e uma competição importante que seria a Libertadores. A esta altura teria um time formado com alguma base, ao menos.

Demiti-lo agora para o risco de uma entrada de um Geninho seria um erro. Mas é preciso que o time vença, que tenha uma seqüência de vitórias, que saia da zona de degola do campeonato e isso o mais rápido o possível ou então qualquer tentativa de “trabalho a longo prazo” não terá futuro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Contra o figueirense o Santos ganhará!

Anônimo disse...

e tem que ganhar mesmo do figueirense! acho q vai ganhar e se isso não acontecer acho que o Cuca vai ter que pedir o boné não sei.

Renato disse...

O que o Cuca fez com o Santos ontem a partir da saída do Roberto "Guerreiro" Brum, ateh o final do primeiro tempo eh de matar qualquer torcedor do coração.

Não sei bicho, acho que a torcida tem se contentado com muito pouco, o trabalho do Cuca taticamente eh pra lah de questionável e escalar do mesmo lado um Apodi que não marca ninguém e um Fabão que não cobre ninguém, tirar o Kléber do meio pra botar de terceiro zagueiro eh dose pra elefante bêbado

Anônimo disse...

É a ansiedade, Renato, é a ansiedade...hehehehhe!

Anônimo disse...

vamos ver no proximo jogo ..contra o figueirense...como o time se comporta..pq do jeito q esta...fika dificil,acreditar q vitorias virão...esse concerteza e um dos piores times q o santos ja montou....espero por vitoras Diretoria ,SR CUCA e Jogadores.Quando eu pego e olho a tabela do campeonato brasileiro e vejo o santos naquela posição vexatoria..eu me pergunto como q nautico,figueirense e goias conseguem ganhar alguns joguinhos e o Peixe da Vila belmiro mal,mal em ksa consegue um empate?é isso q eh foda! desabafo