terça-feira, maio 27, 2008

LEÃO PEDE DEMISSÃO...E AGORA?

AGORA NÃO TEM MAIS DESCULPA!
Leão deixou o Santos. Para alegria de diretores, boa parte do conselho, torcida do carnaval e de alguns jogadores. E, creio, até do presidente do clube.

E agora? Saiu Leão. O que vão fazer?

Será que já não passou da hora dessa gente toda trabalhar e demonstrar alguma vontade em prol do Santos?

Será que alguns jogadores, agora felizes, vão render tudo o que sabem ou vão continuar no come-dorme esperando aparecer um time do exterior?

Será que a diretoria vai trabalhar com o novo treinador que chegar ao invés de boicotá-lo e tentar jogar sujo nos bastidores?

Será que aquela torcida do “manifesto” vai ficar calada em relação ao principal responsável por essa bagunça que virou o Santos administrativamente?


São muitas perguntas e, infelizmente, a resposta para todos já conhecida: não.

CONTRATEM UM GERENTE DE FUTEBOL

E profissionalizem o departamento de futebol do clube. O problema é que essas coisas acabam levando tempo. O “presidente” do clube está há praticamente uma década no poder. Nunca fez. Não vai fazer. Tem uma mentalidade pequena, restrita. O Santos é grande, mas poderia ser gigantesco sem esse povo sanguessuga.

É PREOCUPANTE

Justamente por não haver departamento de futebol no clube ( não haver diretoria o mínimo profissional e um presidente sequer atuante) é que a saída de Leão deixa parte da torcida santista preocupada com um revival de 2005. Foi o que aconteceu quando tudo ficou a cargo da diretoria e do presidente: medalhão bichado como Luisão, técnico ultrapassado e medíocre como Nelsinho, clube sem força nos bastidores...ou seja, a única diferença é que naquela época havia dinheiro. Hoje, nem para se contratar um tal de Edno.

PORQUE LEÃO ERA IMPORTANTE

Ao contrário do que muitos pensam, o Santos administrado por MT tem, sim, planejamento: largar tudo nas mãos do técnico centralizador e faz-tudo. Ou será coincidência que os únicos técnicos que acertaram no Santos tenham sido justamente Leão e Luxemburgo, dois típicos “faz-tudo”? Por isso a preocupação com um repeteco de 2005. Leão era o sujeito que brigava com empresários abutres, que não tinha medo de cara feia, que enfrentava problemas com torcida organizada, que brigava pelo Santos contra a arbitragem, que resolvia problemas até de renovação de contrato, enfim, um acúmulo de funções. Se fazia bem ou mal, é outro ponto. Mas é o único que tomava atitudes que eram próprias de diretoria e presidente.

E O NOVO TÉCNICO?

Por tudo isso, ser técnico do Santos não é para novatos ou inexperientes. Os constantemente citados Dorival Jr. e Nei Franco não segurariam o rojão de um time bagunçado e cercado de pressão como o Santos.

Cuca pode ser um bom técnico tático, mas passa a imagem de derrotista, de conformado. Nas entrevistas está quase sempre desanimado, de cabeça baixa...não passa uma imagem de quem se impõe. E o Santos precisa de um “super técnico”, desses que se impõe contra arbitragem, sacanagem de diretoria, protesto de organizada, etc.

Geninho está desempregado e chegaria sob os olhares de desconfiança por parte da torcida. Um resultado adverso e o treinador não teria paz. Ele conhece a Vila e só mesmo se não tiver jeito é que ele pode voltar.

Paulo Autuori faz a linha pão-com-manteiga, café-com-leite. Quer um time óbvio e que jogue pelo empate naquele joguinho morno e sem graça? Paulo Autuori é o cara. Mas ainda assim é um técnico com perfil para trabalho a médio e longo prazo. Será que a torcida teria paciência?

Muricy está tão acostumado com engrenagens funcionando para ele que duvido que seria capaz de fazer uma engrenagem funcionar. Muricy, pra mim, é tão duvidoso quanto um Ney Franco, por exemplo.

Abelão seria um bom nome, mas está bem no Inter e não sai de lá.

Sobra Márcio Fernandes. E alguém duvida que se o Santos vencer o São Paulo ele não será efetivado?

Mas ainda tem muitos técnicos desempregados por aí: Tite, Mário Sérgio, Parreira, Cabralzinho...alguma coisa me diz que ainda sentiremos falta do Leão.


É POR AÍ...

Confira a entrevista de Emerson Leão e repare que todos esses pontos citados anteriormente e debatidos na comunidade Espírito Saaaantos são ditos pelo treinador. Apenas um trecho:


Missão do próximo treinador
Vai ser complicada. Muito difícil. Eu gosto do Santos e desejo sempre um bom trabalho e títulos. Mas pelas circunstâncias do clube acho que isso não será possível. Eu poderia até indicar um amigo para trabalhar no Santos. Só que eu deixaria bem clara a situação para ele. Aqui, tive uma dificuldade por dia. Meu sucessor também terá essa dificuldade. Só espero que ele tenha um pouco mais de sorte em contratações.

A entrevista completa você confere AQUI.

TORCEDORES VAGABUNDOS
O que alguns "torcedores" fizeram ao apedrejar o carro do ex-técnico do Santos foi ridículo, coisa de vândalo mesmo.

ODIR CUNHA
Odir Cunha é um baita jornalista, escreve muito bem, tem larga carreira jornalística, lançou livros excelentes ( é escritor de mão cheia) e por isso mesmo não deveria se apressar em descarregar seu desapontamento para com a atual fase do Santos em um garoto que vem tentando buscar um lugar no futebol.
Foi o que o Odir fez em sua coluna do dia 25/05 “Emerson Leão ama o garoto Wesley, mas não tem sido correspondido”. O garoto Wesley simplesmente foi esculhambado pelo jornalista que o tratou com expressões do tipo “Wesley, como já escrevi outras vezes, é nulo, é um Rodrigo Tiuí piorado” e “Wesley não é jogador de futebol, ainda mais de um time profissional. Como ainda é novo, deveria voltar aos estudos, tentar outra profissão.”

Que se conteste a titularidade e o desempenho do jogador, tudo bem, é absolutamente normal. Mas o que se ganha esculhambando e detonando um garoto dessa forma? Em que vai ajudar o Wesley tais críticas? A culpa não é do garoto, é do técnico que o escala insistentemente. O que o moleque vai fazer? Vai chegar ao treinador e dizer “Professor, ainda não estou pronto para jogar e quero voltar para a base”. Vamos devagar com o garoto.
Meus respeitos ao Odir Cunha, mas nessa ele pisou na bola.

JÁ O MINISTRO VEIGA, ESCULHAMBADO QUE JÁ É, TAMBÉM TIRA SUA CASQUINHA:



VISITE TAMBÉM:
http://www.supersantos.com/
www.fotolog.com/santosfc
http://www.santistaroxo.com.br/?ref=9/
http://grooeland.blogspot.com/
Resultado da última enquete:
E participe de nossa nova enquete: "quem deve ser o novo técnico do Santos?"

Nenhum comentário: