domingo, maio 25, 2008

TRAPALHADAS - Cruzeiro 4 X 0 Santos é só reflexo da palhaçada

O Santos tomou uma piaba do Cruzeiro em BH por 4 X 0 em que não viu a cor da bola principalmente no segundo tempo, quando Leão tirou Molina para colocar Wesley em campo e ainda tivemos Tabata pra “ajudar” a configurar o meio de campo dos horrores.

Pronto. É isso que você tinha que saber sobre o jogo. Um desastre, uma palhaçada.

Que na verdade é só um reflexo da verdadeira “Casa da Mãe Joana” que virou o Santos administrativamente.

Ora, depois de uma campanha pífia no campeonato paulista, chegando a flertar com o rebaixamento e mesmo com o técnico pedindo por reforços, os responsáveis pelos rumos do Santos não se mexeram. Conseguiram que uma rede de supermercados viabilizasse alguns reforços, como Quiñonez ( da segunda divisão equatoriana!), Tripodi e Sebástian Pinto, além de Molina, este sim, um achado no meio da baciada de jogadores trazidos para o Santos em 2008. Sem Molina arrisco a dizer que a sorte do Santos na própria Libertadores seria bastante diferente desta em que o time foi eliminado apenas por erros grotescos de arbitragens.

E mesmo assim um desses diretores de futebol ainda tem a coragem de dizer que o “Santos não é fraco nos bastidores e isso não interessa muito”. Com essa mentalidade não é dificil entender porque o Santos é constantemente prejudicado por arbitragens.

Mas foi tudo o que conseguiram. Mais uma vez o Santos foi para uma Libertadores sem peças-chave em setores cruciais ( lateral direita e ataque) e o time foi, na base da raça e da vontade, até as quartas de final da Libertadores. 7.o colocado no campeonato paulista e eliminado nas quartas-de-final pelo América do México, time que está nas últimas colocações do campeonato mexicano. Um primeiro semestre muito ruim...e um time ruim.

O Santos só não é uma festa completa para empresários e abutres do futebol porque Leão está lá. E esse é o problema.

O "PLANO SEGURO"
O Santos tem sim um planejamento: jogar TUDO nas mãos do técnico. Não apenas em relação ao campo, mas também extra-campo. Técnico no Santos tem que lidar com dezenas de empresários ávidos por moleques das categorias de base ( o Santos agora é cobiçado porque pode sair um Robinho dali), tem que lidar com contratos de gaveta, renovações, imprensa, torcida organizada...ou seja, o clube não tem presidente, não tem diretor, não tem assessor de imprensa. Tudo quem tem que resolver é o técnico. Nisso aí sobra um tempinho para ele escalar o time que vai jogar.

Nas mãos de um Luxemburgo isso dá certo, mas a um preço muito caro (ao ponto de não conseguir contratar nem um tal de Edno do Noroeste de Bauru). Mas imagine um Dorival Jr., um Caio Jr., um Cuca ( derrotista e chorão. Parece ser um bom técnico, mas mesmo nas entrevistas passa a idéia de "conformado" demais, se abate muito fácil, enfim. Cuca precisa demonstrar ao menos personalidade nas entrevistas para mudar essa imagem) com todas essas atribuições, tendo que segurar esse rojão que é o Santos atualmente? Gallo não conseguiu. Nelsete, pior ainda. Nem cito Osvaldinho Oliveira.

Bem ou mal, de certa forma, Leão é um dos poucos que topam trabalhar desta forma. E aí ficamos naquela de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Leão escala mal e substitui pior ainda ( como fez contra o Cruzeiro: tirar Molina que, mesmo mal, ainda pode descolar um lançamento ou um passe e chute certeiros para a entrada do Wesley é dose).

SAI LEÃO E ENTRA...?

Tirando Leão, só botaria fé em dois técnicos para lidar com essa estrutura: Luxemburgo ( mas a um preço altíssimo!) e Felipão. Aqui no Brasil, só mesmo o Abelão e ainda com algumas dúvidas.
Com ESTE elenco ( Rodrigo Souto se escondendo do jogo, doido pra ir embora, Kleber jogando muuuuuuito abaixo do que sabe e também passando a impressão de que quer se mandar o quanto antes, Fabão pesado com 200kg e perdidão, Betão improvisado na lateral e opções como Tabata, Wesley e Tripodi), com uma diretoria absolutamente inútil e um presidente omisso, fica difícil sim ter até boas perspectivas de futuro neste campeonato.

Trocar de treinador pouco vai adiantar, até porque as opções hoje não são das mais interessantes ( Geninho, Nei Franco?)

É necessário uma estrutura administrativa de futebol profissional, com diretores e gerentes de futebol competentes, e não repleta de amadores sem vontade.
Pra variar, MT perdeu o bonde história. Teve inúmeras oportunidades para avançar, para implantar uma gestão administrativa que não seja refém de técnicos "faz-tudo". Mas prefere ficar quietinho onde está. Para o "presidente, parece, está tudo bem.

E é visível que não está.

FRASES
"Não temos que explicar nada. Apenas peço desculpas ao nosso torcedor por esse resultado."
Fábio Costa

"(A eliminação) teve um pouco de peso sim. Mas não pode servir de desculpa. Jogamos de uma forma totalmente errada no segundo tempo".
Kléber

"Se nós tivéssemos marcado, não teríamos levado o contra-ataque. Depois, tivemos mais três chances no primeiro tempo. No segundo, erramos e temos de assumir. Merecemos a derrota."
Leão

VISITE TAMBÉM
E nossos demais links.

Nenhum comentário: