sexta-feira, abril 28, 2006

A TORCIDA NO DIVÃ – by PATUSKÃO




Vou tentar analisar um fenômeno que se passa com nossa torcida...

Nosso Santos FC nos últimos quatro anos foi duas vezes Campeão Brasileiro, Vice-Campeão da Libertadores e Campeão Paulista. Uma campanha que, convenhamos, é de fazer inveja a muito time considerado grande.

Hoje não contamos com um esquadrão classe A . Não temos jogadores no nível de seleção brasileira, um ou outro se destaca. Porém os que estão jogando possuem algo que a mim particularmente é essencial a um jogador de futebol: garra e vontade de vencer.

Digo isso para ver se entendo a atitude de alguns “pseudo-torcedores”, que insistem em pagar ingresso e ir ao estádio, principalmente na Vila Belmiro, a mais famosa do Mundo com o intuito de agredir verbalmente os jogadores e o técnico.

Seria isto uma decorrência dos anos dourados ... aqueles que dão inveja a torcedores de qualquer outro time do Planeta ? Os anos gloriosos em que fomos donos do “Mundo da Bola”. Éramos os primeiros em tudo. Não tinha pra ninguém. Milhares e milhares pelo mundo afora tiveram o prazer de se encantar com lances geniais produzidos pela máquina alvinegra. O melhor do século na Américas.

Hoje a realidade é outra. Não somos mais a base da seleção brasileira nem tampouco interrompemos guerras. Não lotamos estádios na Europa e na Ásia. Não temos o título de melhor do Mundo. O futebol mudou seu jeito de ser .Os clubes se reformularam. Porém muitos torcedores não acompanharam. Continuam vivendo do passado de glória, deitados em berço esplêndido.

O que temos hoje são títulos e jogadores esforçados. Contudo possuímos um algo a mais : o amor, a paixão e o orgulho de sermos Alvinegros da Vila Belmiro. Motivo de inveja aos torcedores de qualquer time do Planeta.

O incentivo não é só para os momentos de vitória. Na dificuldade é que o apoio mais conta.

Patuskão- É um torcedor frustrado por nunca ter ir ido à Vila Belmiro torcer pelo nosso Peixe, mas sabe que ainda irá ... e sabe que quem foi Rei nunca perde a majestade.

Nenhum comentário: