quarta-feira, outubro 01, 2008

Ministro Veiga brincando com o simulador de rodadas

O Ministro Veiga andou brincando com o simulador do campeonato brasileiro no site do Globo Esporte.

Evidente que futebol é uma “caixinha de surpresas”, mas tem lá algumas obviedades. Por exemplo, o Sport é um leão em Recife, mas é gato sarnento fora; Vitória tem como mascote também o leão, mas só no Barradão – fora da Bahia é presa fácil; o Vasco é o time que mais perdeu no campeonato e deve seguir assim; São Paulo e Atlético-MG são os reis do empate; Náutico, Santos, Portuguesa, Figueirense, Atlético-PR e Fluminense, fora de casa, não ganham de ninguém ( Náutico e Figueirense ganharam, até agora, 2 partidas fora de seus domínios; o restante dos times relacionados, só conseguiram uma vitória e no máximo empates).

Por isso, no simulador, levando em conta algumas dessas informações, o Ministro Veiga ficou brincando. Olha o que deu a primeira simulação:

1 - Palmeiras (69 pts)

2 - Grêmio (68 pts)
3 - Cruzeiro ( 67 pts)
4 - Goiás (64 pts) - por incrível que pareça
5 - Botafogo
6 - São Paulo
7 - Coritiba
8 - Flamengo
9 - Internacional
10 - Sport-PE
11 - Vitória-BA
12 - Atlético-MG
13 - Santos (42 pts)
14 - Figueirense
15 - Atlético-PR
16 - Náutico
17 - Vasco (40 pts)
18 - Portuguesa ( 38 pts)
19 - Fluminense ( 37 pts)
20 - Ipatinga (35 pts)

A colocação do Santos foi tomada como base a suposição de que o time vença ao menos 3 jogos na VISA BELMIRO (e esse setor, hein?), contra Atlético-PR, Figueirense e Náutico, e empate contra Palmeiras e Inter-RS. Esses jogos em “casa”. Fora de casa, segue a tendência de derrotas e com um empatezinho meio sem convicção contra o Vasco em São Januário.

Saindo do virtual e adentrando na esfera real, provavelmente o Alvinegro Praiano fique nessa faixa, entre 12º e 15º colocado, talvez até 16º. 42 pontos e o time praticamente livra-se do rebaixamento.

A coincidência mais “macabra” fica por conta da 32ª rodada. Cai no dia 02 de Novembro, dia de Finados. Olhe só os jogos da “turma de baixo”:

Sport X Santos
Vasco X Atlético-PR
Figueirense X Fluminense

Na véspera do dia de finados ainda tem Portuguesa X Ipatinga.

E SE TUDO DER ERRADO?
Mas e se ocorrerem algumas catástrofes maiores que as promessas do MT? Por exemplo, o time não vencer todos esses 3 jogos fundamentais na Vila e perder pro Palmeiras ou pro Inter-RS, por exemplo?
Assim, o Ministro Veiga fez outra projeção: Empate contra Atlético-PR, vitória contra Figueirense, derrota contra o Palmeiras, derrota pro Vasco, empate contra o Inter-RS.

Pelas projeções catastróficas e admitindo-se a evolução de uma Portuguesa e que a retranca de Geninho dê algum resultado no Atlético-PR e talvez uma ou outra supresa aqui e ali (nada de grandes feitos), na última rodada temos o seguinte quadro:

15º - Atlético PR = 40 pontos
16º Náutico = 36 pontos
17º Santos = 35 pontos
18º Vasco = 34 pontos
19º Fluminense = 33 pontos
20º Ipatinga = 31 pontos

Vejam o drama. O Santos teria que vencer o Náutico de qualquer maneira na Vila Belmiro pra escapar do rebaixamento. É a última rodada. Não terá outras chances.

Na última rodada tem Fluminense X Ipatinga e Vasco X Vitória. Considerando que Ipatinga e Vitória fora de seus domínios são fraquinhos, um mísero empate do Santos contra o Náutico deixa o Santos na vice-lanterna e rebaixado para a segundona.

Claro que o futebol tem suas infinitas variáveis e nada pode ser afirmado com certeza. Por isso há as zebras e as surpresas das rodadas. As possibilidades do Santos vencer fora de casa existem, como também existe a possibilidade do Santos empatar ou perder novamente na VISA BELMIRO. Temos que considerar tudo.

Portanto, que os jogadores estejam conscientes de uma coisa, ao menos: todos estes jogos na Vila Belmiro devem ser encarados como FINAIS DE COPA DO MUNDO. Se não ganhar os 9 pontos contra Atlético-PR, Figueirense e Náutico, pode encomendar o caixão, praticamente. Ou se matar pra tirar esse prejuízo fora de casa. Jogos na Vila contra Palmeiras e Inter-RS serão muito complicados, mas se fizer 42 pontos ( 3 vitórias, 3 empates), escapa da segundona.

Até porque a tabela não está nada favorável ao Fluminense ( e mantendo o Cuca Gão lá é certeza de queda), Vasco ( sem titio Eurico a coisa vai complicar e pra piorar o Roberto Dinamite vai pagar o pato) e Náutico. Na humilde opinião do Ministro Veiga, Ipatinga e Vasco são cartas fora do baralho de 1ª divisão. Fluminense é outro que o Ministro diria que está quase lá, na segundona.

E a tese vai se confirmar: escaparemos do rebaixamento, não tanto pelos méritos da tropa de MT, e sim pela incompetência dos adversários.



ENQUANTO ISSO, NA VENEZUELA...

3 comentários:

Anônimo disse...

Veigão, é saparada memo.

Mais eu acho que nóis vamo ganhá do Vascú lá na casa deles.

Tá ficano bão de matemática em meu parcero?

Forte abraço

Renato disse...

Tenho medo de fazer as contas, por isso nunca usei essa tabela dinâmica para não perder mais noites de sono.

Vou acreditar na primeira tese, mas acho que ganhar do Palmeirinhas aqui e do Vasco lá não seria nenhum absurdo.

Visa Belmiro foi sensacional! ahauhauhauhaua

Anônimo disse...

Opa, respondendo e agradecendo o comentário que você fez no blog do rego, sou o colunista alviverde...

Eu conheço bastante da história do Santos, sei o relacionamento da famiglia Teixeira com o clube e tudo o que ele já fez...

Agradeço de novo pelo comentário, e parabéns pelo seu blog!

Abraços