domingo, setembro 28, 2008

Santos 1 X 1 Portuguesa: mais ou menos esperado...

Em nosso respeitabilíssimo fórum Espírito Saaaantos no orkut, o tópico para a partida entre Santos X Portuguesa trazia os mais otimistas palpites. 2 x 0, 5 x 1, 3 x 1 ou mesmo a “goleada” por 1 x 0 . O único que não deu palpite nenhum até para não “quebrar o clima otimista” do fórum foi justamente este que vos escreve.

Não se trata de ser corneteiro ou pessimista. Ocorre que a Portuguesa, histórico e chato adversário, sempre costuma atrapalhar os planos do Santos e ainda mais nesta situação em que precisa fugir do rebaixamento. Mas isto já vai mais pro campo da superstição.

No campo de jogo mesmo este humilde blogueiro achava muito difícil a vitória neste clássico pelos seguintes aspectos:

- A manutenção do time com 9 jogadores em campo. Kleber Chicletinho e Michael são peças nulas em campo. Michael, que foi pintado até como “craque” no momento em que chegou ao Santos, até agora não mostrou absolutamente nada. Em seus melhores momentos parece ser um jogador apenas “nota 5,0” com alguma generosidade de avaliação.

- Como a equipe se portaria depois da sacudida contra o Goiás? Na humilde e quase desprezível opinião deste blogueiro, o Santos seria uma incógnita: da euforia do returno e inclusive com muitos fazendo contas até para Libertadores para a incógnita do time inclusive no aspecto emocional após a chinelada contra o Goiás. Muitos jogadores achando que “jogavam muito” como Douglas (que saída de gol ridícula, embora nada muito diferente das saídas de gol do Fábio Costa), Eller (se acha o melhor zagueiro do mundo) e Bida( não foi por falta de aviso: é decalque do Cléber ZZZantana). Se continuarem com o arroz com feijão, teremos alguma chance.

FUTURO PRÓXIMO

O próximo jogo do Santos é ainda na Vila contra o Atlético-PR, do Geninho. Não é preciso ser um gênio estrategista para adivinhar que o time paranaense virá com uma retranca braba tentando sair no contra-ataque. E duas coisas preocupam:

- Parece que voltamos a uma fase instável da equipe. Souto vinha jogando bem e hoje foi muito mal. Bida e Wendel, que eram outros diferenciais neste time, também não renderam aquilo que podem. Foi assim contra o Goiás e foi assim contra a Lusa.

- A incrível dependência dos gols de Kleber Pereira. Cuevas corre, se movimenta, abre espaços na zaga adversária, mas falta gol, também. Os outros atacantes do elenco também não é pra animar: Lima pode ser facilmente comparado a Neizinho e Aluízio Guerreiro, Thiago Luís ainda não mostrou muita coisa e Wesley já é marcado pela torcida. Assim fica complicado.

FUTURO
O Santos está apenas a 3 pontos da zona de rebaixamento. Cuca Gão, Vasco, Figueirense e Atlético-PR continuam dando “aquela” forcinha pro Santos manter-se na 14ª posição do campeonato. Mas uma hora isso pode mudar.

Para escapar do rebaixamento, o Santos vai ter que garantir obrigatoriamente vitórias na Vila a ao menos NÃO PERDER fora de casa. Este final de campeonato vai ser dramático. E ainda mais se MF continuar escalando o time com 9 jogadores e com medo de acabar com a panelinha.



SETOR VISA

E o tal "SETOR VISA", hein? Será que não poderiam ter escolhido ao menos outro lugar para promover "o luxo e o conforto"? Modernidade é contar com um depto. de futebol profissional e que não seja refém de técnicos faz-tudo como Luxemburgo, que o "presidente" Marcelo Teixeira sonha com a volta e já admite até pagar a milionária multa rescisória com o Palmeiras. Com VISA, talvez?

4 comentários:

Renato disse...

Mano, parafraseando o locutor lá: haja coração.
Tá duro ver o dono do time jogando em qualquer posição, menos na lateral esquerda.
Tá duro ver o Baresi não dar um carrinho pra desarmar a bola e sair jogando como se fora um líbero...
E foi duro ver uma "tapiada", ou uma saída "a lá Henao".

Eu espero que hoje tenha sido um daqueles dias que de noite dá tudo errado. Eu torço muito por isso, porque assusta ver o que esse time centralizou de jogadas hoje, e de uma maneira nervosa.

Nunca deixei de estar preocupado mas, hoje, vou perder umas horinhas de sono...

Anônimo disse...

Parcero, essa semana se pá eu vô falá do KP no blog, olha a diferença mano, isso se chama CARÁTER. O KP no começo do ano tava seno xingado pela torcida, tava gordo e tal. Aconteceu aquela fita lá com ele no vestiário, ele mostrô que honra o clube e virô o jogo, hoje nóis depende dele pra tudo. Já o Chiclete correi pro otro lado. Sensacional o blog sempre, mano, sou seu fã meu parcero. Forte abraço.

Anônimo disse...

Tem razão o amigo. Kléber Pereira leva o fraco time do Santos nas costas. O que será em 2009 quando, pelo o que tudo indica, ele irá para o Corinthians? O Santos vai precisar se organizar, apesar de ter bons jogadores como Kléber e Rodrigo Souto. Mas precisa de mais jogadores para não fazer feio em 2009. abraço e visite meu blog:
http://blogdojornalistaesportivo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Se não fosse o KP, o que seria desse time do Santos?
o Chiclete tinha que ter pelo menos vergonha na cara... tá osso!
Contra os Patéticos é vencer ou vencer!