sábado, março 29, 2008

Antes de tudo, uma pequena homenagem...

...ao ex-zagueiro Raul Calvet, campeoníssimo pelo Santos entre 1960 e 1965, que faleceu ontem ( 29 de março) aos 72 anos de idade em Porto Alegre.

O quarto-zagueiro Raul Donazar Calvet chegou ao Santos em 1960. Ele formou uma grande dupla com o zagueiro-central Mauro no início da década de 60, o período mais glorioso do Peixe.
Calvet disputou 218 partidas pelo Santos, demonstrando possuir muita agilidade e ótima marcação, uma de suas características principais.

O jogador não tem uma trajetória muito longa no clube. Mas, ao lado dos melhores atletas da época, como Coutinho e o rei Pelé, ajudou a equipe a conquistar os títulos do Campeonato Paulista (60, 61 e 62), Rio-São Paulo (63), Taça Brasil (61 e 62), bi da Libertadores (62 e 63) e bi-Mundial (62 e 63). Jogou também no Grêmio. Calvet, juntamente a Ramos Delgado, é considerado o melhor quarto-zagueiro da história do Santos ( fonte: A TRIBUNA).
O blog Espírito Saaantos registra o pesar da perda de um dos grandes jogadores que ajudaram a fazer do Santos o maior time de futebol que o mundo já viu nos anos 60 e consolidar sua grandeza. Que descanse em paz, grande Calvet! E que receba justas homenagens do SantosFC.

E EM RIO CLARO...

O Santos fez novamente o papel de "Robin Hood" ao somente empatar com mais um time na rabeira do campeonato, no caso o Rio Claro por 1 X 1 e agora só mesmo um verdadeiro milagre classifica o time para a fase semifinal.
Mas querem saber? Claro que todos queremos títulos, mas o que valeu realmente foi a pré-temporada que o Santos realizou durante este campeonato, coisa que não teve graças ao "excelente planejamento" da diretoria ( demora em definir técnico e contratar reforços são apenas algumas ações que caminharam a passo de tartaruga no Santos).

Por exemplo, já dá para saber com quem pode-se contar ou não para o restante do ano. Sebástian é um péssimo jogador. Esse aí felizmente só veio por um período de 90 dias.Não vejo futebol neste chileno que justique tantas chances, ao passo que Thiago Luís e Alemão sequer são relacionados em alguns jogos. Deve ser alguma confusão com empresários, não é possível.

Trípodi parece ser daqueles que não acrescentam muito ao time...talvez a raça argentina de não desistir nunca; a dupla de zaga deveria ser Fabão e Marcelo ou até mesmo Fabão e Domingos. Betão é raçudo e tem bom caráter, mas ainda está longe de ser um zagueiro razoável; Wesley tem bom potencial e cumpre uma função muito importante taticamente, mas deve melhorar em muitos pontos, sobretudo nas finalizações.

Em contra-partida, descobriu-se que Marcinho Carniceiro pode ter lá sua utilidade, Kléber Pereira deve ter seu contrato renovado ( é todo estranho mas faz gols), Molina é craque e foi um achado ( depois de atirarem por todos os lados trazendo Quiñonez, Pinto e Tripodi), Domingos é de uma raça incrível e joga simples ( não precisa exagerar!) e Adriano é do tipo que honra a camisa gloriosa que veste.

Precisamos de um lateral direito ( Adoniram quebra o galho na marcação), de mais um atacante ( já que Tripodi, Sebástian e Renatinho não emplacam e Leão não escala os moleques) e de mais um meio campista, alguém como um Tinga ou Íbson. Um meio de campo com Rodrigo Souto, Adriano, Tinga e Molina daria o que falar. Há quem diga por aí que FRED já estaria acertado, da mesma forma que LÉO e MARCOS ASSUNÇÃO. Mas são apenas especulações sem grandes expectativas ( a não ser o Léo, que termina seu contrato com o Benfica no meio do ano).

E precisamos pensar em um novo goleiro. Fábio Costa definitivamente não é confiável. Ao passo que faz uma grande defesa em um lance, no minuto seguinte pode colocar tudo a perder com alguma bizarrice ou frango. Já não é mais um garoto e não vai corrigir suas deficiências. De modo que é bom o Santos começar a procurar outro goleiro, com calma. Andaram falando em Juninho, que está no Atlético-MG. É um goleiro que começou bem no Vitória, depois caiu muito de produção, foi para o Cruzeiro, não foi muito bem, voltou ao time baiano e agora está no Atlético-MG. Tinha potencial para ser um bom goleiro. Certamente é uma aposta melhor que Henao, Tapia, Mauro, Douglas ( esse que veio do Botafogo-RP). Mas precisamos de uma realidade. Que tal um Diego Cavalieri, hein? Ou um Vieira ou Carini da seleção uruguaia?

E o Kléber? Está muito mal, não acerta mais nada, não joga sequer com vontade para acertar. Mereceria esquentar um pouco o banco para a entrada do Carleto. Ontem, contra o Rio Claro, se Leão fosse um técnico um pouco mais inteligente, sacaria o Sebástian, colocaria o Carleto e deslocaria o Kléber para o meio. Esta seria apenas uma opção bem melhor...

Mas não: Leão tira Molina, o cara que ao lado do Kléber Pereira pode decidir a partida em algum lance genial, e coloca Renatinho. Mas deixa o inoperante Wesley em campo. Craque só se substitui quando há uma contusão ou quando há alguma motivação tática mais convincente. Leão seria muito mais útil como diretor de futebol do Santos ou como gerente/diretor das categorias de base. Como técnico acerta às vezes e erra mais vezes ainda!

Enfim, o jeito é torcer muito para que na Libertadores estes erros detectados no campeonato paulista não se repitam...embora com a Chiliquenta no comando e a letargia já conhecida da diretoria/presidência, só resta mesmo torcer muito...!

MANCHETE DA SEMANA: DENTINHO PROMETE VINGANÇA PARA O DOMINGOS!
uuuuuuuuuuuu...que medo!


Visite também: www.fotolog.com/santosfc , www.supersantos.com e GROOELAND.

Nenhum comentário: