sexta-feira, agosto 18, 2006

PASSANDO A RODADA COM UMA VITÓRIA CASCUDA



Muitos dirão, como eu mesmo disse, que o melhor do jogo de hoje foi somente ter vencido e ter acumulado mais 3 pontos.

O raciocínio pode ser simplista e esconder as verdadeiras nuances da partida...algumas em nosso benefício, outras nem tanto.

Vamos por partes, como diria Jack:

a) erros de passes – Os quase 80 erros de passe (quase 40 para cada lado) foram fortemente influenciados pelo estado do gramado (alguém cortou a grama e deixou ela lá, para virar sabão junto com a chuva que caiu antes do jogo). O que se viu foi uma sucessão de bolas nas costas dos jogadores (no bom sentido). Alie-se a isso a péssima (e bota péssima nisso) atuação do Jonas, que sozinho consegui errar mais de 15 passes no jogo todo, e o mito estará desfeito;

b) jogo fácil – Também ouvi aqui e ali, referências ao jogo como tendo sido fácil, etc, afinal o Cruzeiro deve ter chutado umas 3 bolas a gol no jogo inteiro. Pois é....Aqui vejo mérito nos jogadores e na armação tática: o Santos transformou o jogo em jogo fácil, pois sufocou o limitado time do Cruzeiro já no campo de defesa...e as poucas bolas que sobraram para o ataque foram facilmente dominadas pela boa zaga e por um meio de campo consistente. Aliás, Luxa acertou com a escolha do zagueiro, porque Carlinhos Bala e Francismar são realmente muito velozes...Velozes mas não furiosos!!!

c) faltou qualidade no meio de campo – Por mais que se esforce (e ele até se esforçou), André não pode substituir o Tabata na criação de jogadas. O erro não está no Tabata, mas na ausência de um outro armador que divida com ele as atenções da defesa adversária. Luxemburgo dá mostras de que deverá voltar ao 4-4-2, com dois volantes de contenção (Maldonado-Wendel ou Maldonado-Heleno)....Se fizer isso, libera Cléber Santana para chegar mais, o que pode ser uma boa alternativa. A outra é a incógnita Fabinho....se vingar, completa o meio de campo;

d) ataque oportunista – Vamos esquecer que Jonas jogou ontem (aliás não é muito difícil)....Aqui uma ressalva: jogadores que voltam de longos períodos de inatividade acabam alternando bons e maus jogos, isso é assim mesmo. Voltando, Wellington Paulista foi o nome do jogo, quer pela intensa movimentação, quer pelo gol oportunista, quer pela rapidez na condução da jogada. Ele é tão rápido que às vezes até atropela o raciocínio !!! Tem muito potencial para ser o 2º atacante.

No mais, atuações de destaque para Wendell, Luis Alberto e Domingos e Heleno...e apenas medianas do Kleber, Cléber Santana e Dênis (que tentou muito e realizou pouco).

Contra o Vasco teremos que jogar contra nosso excesso de confiança. É um jogo difícil....ou poderá ser fácil novamente, dependendo de como o Santos armará sua disposição tática.

Eu jogaria com Fábio Costa – Dênis – Manzur – Luiz Alberto – Kleber – Maldonado – Wendell – Tabata – Jonas – Reinado (Leandro) – Wellington Paulista.

Um time cascudo que pode nos garantir a liderança provisória da competição.

Sobre liderança....tenho na lembrança a Caça à Raposa de 2003. Por mais que jogássemos bem e lindamente, não conseguíamos alcançar a Raposa, que teimava em não perder pontos....

O técnico da Raposa era o Luxa.....Dejá vù ???


Daniel Bykoff – co-editor desse Blog, que fala sobre aquilo que vê e que não vê

Nenhum comentário: