sexta-feira, novembro 11, 2005

POR QUE SOU SANTISTA ???

Lá estava eu, na casa do meu falecido tio Rubens, na Vila Matilde (reduto de gambazada). O ano era 1984, e eu tinha 6 anos. Era tarde de domingo, e eu , como sempre, estava brincando com meus primos. Logo de manhã percebi que meu pai e meu tio estavam empolgados, radiantes.

Era por causa do jogo da tarde. Santos e Corinthians fariam o último jogo do Campeonato, e o Santos precisava de um empate para ser Campeão Paulista daquele ano. Após o almoço, eles resolveram falar com minha mãe. “Vamos levar o Leonardo ao Morumbi, ver o time dele ser Campeão”. Confesso que eu vestia camisa do Santos, desde pequeno, mas nunca soube o real motivo de meu pai me colocar aquelas roupas. Eu gostava, falava que era santista, mas não entendia o porquê. Enfim, minha mãe deixou, e lá fomos, ao Morumbi, na kombi do meu tio...eu ele, meu pai e meu primo ( hoje ele é palmeirense). Chegando ao Morumbi, eu só via gente com a camisa do Santos, achei impressionante a multidão e os fogos que eram soltos na arquibancada ( hoje é proibido).

Começa o jogo. Nunca tinha visto meu pai falar aqueles coisas ( palavrões). Ele e meu tio vibravam o tempo todo, pareciam crianças. No intervalo, fomos tranquilamente comprar um lanche, pois estava morrendo de fome. Confesso que não estava empolgado ainda com aquela situação, afinal, nada acontecia. No inicio do segundo tempo a mesma coisa, gritos o tempo todo. Até que, em um momento do jogo, meu pai começou a gritar: “cruza pro Serginho, cruza pro Serginho”, ai eu prestei atenção ao campo para ver esse Serginho, e de repente, parece que o estadio ia cair em cima de mim. A torcida explodiu em vibração, fogos e mais fogos por todos os lados, quando reparei meu pai e meu tio se abraçando e dizendo: “ finalmente, finalmente, depois de 6 anos”. Percebi que os dois estavam chorando, e muito, quando entendi o motivo dos dois estarem ali. Era paixão. Paixão por um time de futebol, por uma camisa branca, que arrastava multidões, que lotou o Morumbi naquele dia, que teve quase o dobro de torcedores do outro time, paixão por um time que mais tarde seria considerado o melhor time do Séculos nas Américas.

Foi então que entendi também, que eu deveria sentir a mesma coisa, o mesmo orgulho, a mesma paixão pelo Santos. E assim foi. No caminho de volta, fiquei repetindo o Hino do Santos, o tempo todo até aprender a cantar ele inteiro. Ao dormir naquele dia, não parava de pensar, em um dia voltar ao estádio para chorar também, ao ver o, agora sim, meu time, Santos, ser Campeão novamente. Mal sabia eu que, eu iria ao estádio sim, e choraria, muitas vezes ainda, mas por 18 anos, seria choro, de não ver o Santos Campeão, principalmente em 1995, quando estava no Pacaembú, e não parei de chorar por uns 3 dias seguidos, sem entender pq nosso time tinha sido tão vergonhosamente roubado. Viria a chorar dessa forma de novo, em 2000, quando um certo Ricardinho, fez um gol aos 47:50 do segundo tempo, e nos tirou daquela que seria uma final com título garantido.

E após um periodo de reflexão do nosso time, no começo de 2002, entrou no Campeonato Brasileiro, com a intenção de não cair para a segunda divisão. Quando então, como uma surpresa, me vejo, no Morumbi novamente, e novamente em uma final, e de novo, contra o mesmo time que eu vi da primeira vez que fui ao estádio, ganharmos e sermos Campeões. Foi então, que me veio a lembrança daquele dia. Do sofrimento, dos palavrões, da vibração, e do sentimento de gritar, finalmente, dessa vez com gosto, É Campeão. Não pude deixar de agradecer aos céus, por ter feito meu pai me levar aquele dia no estádio, e de me fazer tornar um homem, um homem acima de tudo santista, com orgulho, sempre.

Por isso, acho que nós, como santistas verdadeiros, de coração, devemos apoiar sempre, e lutar sempre, pelo nosso time, e em todos os momentos, de vencido ou de vencedor, pois tenho certeza, a nossa vitória, é muito melhor de ser comemorada do que a dos outros times. O Santos é uma lenda, um mito, uma paixão incomparável.
Visconde de Carapicuíba, também conhecido como Visconde Cara de Cuíca, é santista que acredita sempre, não desiste nunca e sabe que 2006 será novamente nosso ano !!!

CAMPANHA MINISTRO VEIGA PELA MORALISASSÃO DO FUTIBOL!!!

EIS COMO DEVE SER FEITO O PLANEJAMENTO DO SANTOS....
A ENQUETE CONTINUA: "QUEM VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE DISPENSADO DO SANTOS?" INDIQUE ESTE POBREZINHO,MAS COM UM TANTINHO DE Q.I, BLOG. AGRADECEMOS AS VISITAS!


Nenhum comentário: