terça-feira, novembro 15, 2005

O FUTURO "ADEUS" PERTENCE - novo e dramático capítulo

De campeão brasileiro a saco de pancadas. Este é o retrato atual do Santos sob o comando técnico de Nelsinho Batista e com os resultados do brilhante “planejamento” feito pela diretoria santista.

Fica evidente, agora, que o grupo está rachado. De um lado, os jogadores que não concordaram com a demissão de Gallo (Giovanni lidera essa “panelinha”?); De outro, os chamados “medalhões”, que chegaram ao Santos e não justificaram seus altos salários (casos de Luisão, Kléber, Cláudio Pitbull e em menor escala, Luís Alberto) causando, assim, insatisfação aos jogadores que foram promovidos dos juniores.

Deve ser realmente complicado para um moleque como Geílson, que se não é um primor de técnica ao menos faz gols ( e centroavante não precisa ser craque: basta lembrar de Guga, Paulinho, Túlio, Serginho e tantos outros), ser preterido por um jogador como Luisão, que além de não jogar absolutamente nada ainda ganha 250 mil por mês.

O problema todo é que a diretoria santista é um exemplo de incompetência geral. Em 2005 alguns fatos ficarão marcados no futuro como piadas de salão, tal a comicidade das aventuras de Chiquinho Jovem Pan e cia. bela pelo mundo. Que tal procurar pelo Bordeaux em Paris? A justificativa para a não compra do passe de Deivid foi essa: não encontraram o endereço do Bordeax.

Ou que tal o diretor do Santos intermediando a contratação de Marcel, ex-Coritiba, para uma equipe portuguesa?

E o que dizer da não-inscrição do jogador Giovanni na Libertadores? Tudo por culpa do fax, é claro, que não chegou a tempo. O São Paulo trouxe Amoroso e em coisa de 3 dias estava tudo resolvido, o jogador disputou a Libertadores normalmente.

E que tal Nilmar e Magrão oferecidos ao Santos e este dispensar tais jogadores? O técnico Gallo afirmou que não precisaria de tais jogadores. Preferiu Diego, refugo do Inter e Heleno, do Vila Nova de Goiás, da segunda divisão.

Sem falar na covardia em aceitar passivamente árbitros como Simon apitando os jogos, mesmo depois de sucessivas arbitragens tendenciosas ( a Atlético-PR e Fluminense).

O Santos vendeu Diego, Elano, Robinho,William, Leonardo e outros jogadores cuja quantia passa dos 100 milhões de reais, segundo os números da imprensa. É bem verdade que estão construindo um Hotel e as dependências do CT, mas a pergunta não cala: Onde está o dinheiro? Nós podemos arriscar uma resposta: Está nas mãos (ou melhor,nos bolsos) de Márcio Santos, Rincon, Carlos Germano, Carlos Alberto Silva e outros medalhões.

MT não aprende. Mesmo com más experiências durante a fase dos medalhões, resolve torrar uma boa grana em jogadores como Kléber, que é craque só pra Chico Lang e meia dúzia de baba-ovos da imprensinha esportiva paulistana.

E não tenho fé em 2006, principalmente se a reformulação ficar a cargo de Nelsinho. É evidente que este treinador não sabe trabalhar com o psicológico dos jogadores, não consegue unir o grupo e se mostra incapaz de reverter situações negativas. MT e a diretoria cometerão o mesmo erro de 2005, ao entregar o planejamento para um técnico como Osvaldo de Oliveira.


O QUE PODE SER FEITO?

Palpite de torcedor é meio que roubada. Mas, pelo que acompanho por aí em fóruns relacionados ao Santos, dá para se ter idéia do que o torcedor espera para 2006:

1- uma diretoria profissional, não de amadores. Luís Henrique de Menezes deve ser expulso da Vila. Primeiro por só contatar ex-gambás decadentes;segundo, por incompetência,mesmo. E por querer trazer mais gambás para a Vila: Gil, Fabinho...até daria pra desconfiar que Mr.Kia comprou o Santos e vai montar o "corinthians masters litoral FC".

2 - Um depto.médico eficiente. Mais um capítulo tragicômico de 2005 é constatar que Fábio “chinelinho” Baiano tinha razão!

3 -Um depto. jurídico eficiente. O Santos é o time mais roubado e prejudicado por arbitragens tendenciosas e decisões ditatoriais do STJD. E o dr. Mário Melo pode ser comparado a Halison no quesito defesa.

4 - Nem que pague a rescisão contratual, mas devem ser banidos da Vila jogadores como Luisão e Kléber.

5-A turminha do churrasco e da cachacinha também devem ser mandados embora. Paulo César e Ávalos, sempre acima do peso, estão na lista.

6- Jogadores que não querem mais ficar no Santos devem ser dispensados rapidamente. Wendell já afirmou que não vê a hora do campeonato acabar; Léo Lima chegou dizendo que o Santos era um “trampolim”. Deveria ter o contrato rescindido na hora; Bóvio de malas prontas pro tal Málaga; Luís Alberto que também quer voltar pra Europa; Fabinho com proposta do Japão.

7- Jogadores medíocres como Mauro, Henao, Halisson, Rogério, Gavião, Zé da Fiel, Élton, Danilinho, Flávio, Diego também deverão pegar o boné.

8- Do time atual, ficariam Saulo (que precisa de um bom treinador), Heleno (pra compor o elenco), Luciano Henrique (idem),Giovanni ( se deixar de manha),Geílson (pode ser um bom reserva), Frontini (também para compor elenco),Ricardinho (se não for embora pra Europa, também). E jogadores dos juniores deverão ser promovidos e aproveitados: Diego Ângelo (zagueiro),Cadu, Paulo, Rivaldo e Carlinhos (meias), Ramón (atacante). E algumas contratações de qualidade.Gabriel, Deivid (esquecido em Portugal), Nádson (esquecido na Coréia), Adaílton (zagueiro esquecido na França) e tentar, quem sabe, Luís Fabiano ou repatriar Diego.

9- Nelsinho Batista não é o técnico ideal para tal reformulação.É medíocre e covarde. A galera quer Leão. Apesar de detestá-lo, concordo com a maioria.

E o mais importante, o item 10: Não há como tirar MT do poder, pois não há uma oposição forte e significativa. Resta, então, rezar para que MT não cometa tantas besteiras como em 2005 e cerque-se de profissionais realmente competentes.
posted by Ministro Conde Veiga, um tanto calmo por estes dias..


Esse negócio de "boicote" não existe...é apenas ruído de comunicação.

Ah, tá explicado...

INQUETI

Resultado da enquete: Após as dispensas de Flávio, Léo Lima,Bóvio e Diego, quem mais o Santos deveria dispensar? Foram 25 respostas e ficou assim:

45,83% - Dispensar todos os gambás e refugos.
29,16% - Dispensar todo mundo, menos G10 e Saulo.
12,5% - Dispensar MT, diretoria,depto médico, jurídico...

Agradecemos a todos os visitantes! Tem nova enquete ao lado. Participe!

E nosso amigo Mauro Elias tá com um fotoblog bem legal! Vale a pena uma visita!

Nenhum comentário: