sábado, novembro 05, 2005

LEI PELÉ


Antigamente, para jogar futebol era necessário apenas ter habilidades futebolísticas.

Bastava ao sujeito entrar em uma equipe e, com um pouco de sorte, algum olheiro poderia levá-lo para um grande clube para fazer sua carreira.

Ser titular.Cair no gosto da torcida.Quem sabe ganhar algum campeonato e de repente, até ganhar algum dinheiro, porque ninguém é de ferro.

Pelé ganhou a Copa do Mundo de 1958 e quando voltou, continuou morando em alojamento!

Hoje, antes de se tornarem craques, os jovens, já estão com contratos longos e com empresários negociando seu futuro sem ao menos ter jogado uma só partida em um grande time.

Soube que tem crianças com 7, 8, 9 anos sendo contratadas e com acompanhamento escolar, planejamento de sua vida, porque são promessas de craques. A que ponto chegaram!

O que essa “Lei Pelé” causou?

Bem... ela apenas trocou seus “escravos “ (jogadores) de dono. Antes, pertenciam aos clubes formadores que detinham todo o poder sobre eles e, se não interessavam, vendiam, emprestavam ou até encostavam.Quem ganhava dinheiro, na teoria, eram os clubes de futebol.

Essa lei veio bem intencionada; era para dar liberdade aos jogadores, pois poderiam negociar seus contratos da forma como bem entendessem.

Acontece que a maioria não sabe tratar de negócios e passaram esse poder para empresários (familiares ou não) e acabaram por tornarem-se “escravos” da ambição desses senhores, inflacionando o mercado futebolístico. Exemplo recente e mais eloqüente: Robinho.

Os clubes, hoje, ficaram nas “mãos” desses senhores, necessitando, muitas vezes, de parceiros para ajudarem no cumprimento de suas metas anuais de trabalho.

O sr. Pelé, quando Ministro dos Esportes, preparou a lei, com certeza, pensando nos clubes e nos atletas mas...quando a lei foi votada, sofreu modificações de acordo com o interesse dos políticos que participaram.

Acredito que não foi esse o resultado esperado pelo nosso glorioso Pelé e tenho convicção de que a sua decepção também foi grande, podem ter certeza.

Barão do Rio Claro, escreve aqui sempre que chegar a vez dele. É do tempo em que dar uma petecada era somente mostrar habilidade no trato com a pelota.

CAMINHO DE VOLTA

RESULTADO DA ENQUETE

Pergunta: QUAL O PROBLEMA DO PC?Agradecemos os13 votos e eis o resultado:

46,15% dos amigos estão com problemas na placa de rede do PC...

23,07% acham que PC está grávido;

E deu empate: 15,38% Acham que PC continua craque, mas tem que maneirar no churrasquinho, na cerveja...

TEM NOVA ENQUETE PRA GALERA! valeu!

E UM NOVO BLOG PRA GALERA VISITAR E COMENTAR - é o blog do Mauro Elias! Vale a pena uma visita: http://santoslegend.blogsource.com

Nenhum comentário: