domingo, junho 22, 2008

SANTOS 0 X 4 GOIÁS

Em plena Vila Belmiro.

Talvez o resultado catastrófico possa ter sido bom, sabem? Talvez seja o começo de uma limpeza, de algo que não foi feito em 2008 e em anos anteriores: um choque nas estruturas viciadas e provincianas da Vila Belmiro.

- Cuca já afirmou que vai separar “homens de meninos”. Ótimo. Rebaixar Paulo Henrique, Alemão, Salles, dispensar Vítor Jr. e Tripodi é uma coisa; chegar e peitar medalhões como Kleber Chicletinho, Rodrigo Souto e Kleber Pereira é outra bem diferente.

- Estes jogadores citados viviam sob a proteção da torcida, pois eram os “queridinhos com crédito”. Quando este blog pegava no pé de Rodrigo Souto, Kleber Chicletinho e até mesmo Kleber Pereira, as críticas eram abundantes ( este blogueiro era acusado até mesmo de "anti-santista"). O que estes jogadores estão fazendo para merecer ‘crédito’?

- O que Cuca tem que fazer a partir desta segunda-feira é repetir aquilo que Luxemburgo fez em 2004, quando assumiu o time e fez faxina geral: mandou Alex e Renato resolverem suas vidas e o Diego também. Kleber Chicletinho não quer jogar mais pelo Santos, tampouco Rodrigo Souto. E Kleber Pereira depois de “recusar a proposta irrecusável” dos gambás, nunca mais foi o mesmo.

- Sinceramente? Duvido que o Cuca tenha peito para fazer uma faxina assim.
- Fabão parece ser outro que nunca entrará em forma. Tabata há tempos deveria ter sido negociado. Wesley não está pronto para ser titular ( embora este demonstre mais personalidade que os “craques”: vaiado o tempo todo, não se escondeu, buscou jogo); Molina precisa assumir responsabilidades, porque jogar bola ele sabe. Marcelo não desaprendeu a jogar bola. Está vendido, já?

- Aliás, não vai rolar nenhum “protesto” da turma do carnaval?

- As verdades vem à tona: o time não é bom coisa nenhuma, Leão não era culpado de absolutamente NADA, as “estrelas” do elenco não passam de um bando de VAGABUNDOS ( não gostou? É isso mesmo! V-A-G-A-B-U-N-D-O-S!)e o presidente e a diretoria são peças nulas, inúteis, fantasmas.
- Mas, embora tardiamente, a torcida acordou para a maior realidade: o grande culpado dessa bagunça que virou o Santos é o seu “presidente”, Marcelo Teixeira. Um omisso, para não dizer mais. Pensa pequeno, é pequeno. O Santos se apequena por conta dessa gente que “dirige” o clube. O Santos passou por um período áureo entre 2003 e primeiro semestre de 2005, e muito pouco foi feito para aproveitar “a onda”. Um CEPRAF, um CT, um Hotel, pastilhas e camarotes? Ótimo, mas é pouco. O que veio a se tornar isso a longo prazo? Um hotel não salva o time de uma condição vexatória que hoje é penúltimo colocado no campeonato brasileiro; o que foi feito para profissionalizar o depto. de futebol do clube, por exemplo? Nem a assessoria de imprensa do SantosFC funciona. Um clube que é deixado sob a responsabilidade de técnicos-centralizadores como Leão e Luxemburgo é um desafio para qualquer outro treinador “normal”. Cuca está sentindo agora o que o espera. Ainda houve quem falasse em Dorival Jr e Caio Jr. O Santos atual é muito complexo, é muito complicado. É um clube abandonado, brinquedinho nas mãos de um irresponsável omisso que levou um clube que tinha tudo para dominar a década a saco de pancadas e endividado, precisando recorrer a parcerias estranhas para contratar reforços.

- Alguém pode até questionar: “Mas e você, o que faz além de cornetar em blog que quase ninguém lê?”. É. Faço justamente isso: dedico algum tempo à caça de notícias, à escrever, a manter um blog sobre o SantosFC ao invés de manter e dedicar esse tempo à família, por exemplo. Cada um tem seus métodos de demonstrar amor e dedicação ao Santos. Por conta da distância e de obrigações bem mais imediatas e importantes do que sair por aí de estado em estado torcendo pelo time ( parabéns a quem faz isso!), talvez esta seja uma forma de se expor aquilo que eu sinto pelo SantosFC, sem patrulhamentos, com liberdade total. Os comentários são sempre bem-vindos para questionar, debater, concordar, discordar. Mas não é porque eu acho que se escaparmos do rebaixamento e descolarmos uma vaguinha para a Sul-Americana é lucro que sou “mais ou menos santista”, da mesma forma que tem milhares de torcedores que não são sócios, não tem material oficial do clube, mas são torcedores apaixonados pelo Santos, nem mais, nem menos. E todos, independentemente de sócios votantes ou não, merecem respeito por parte de um bando de vagabundos que enverga a gloriosa camisa e de um grupo de sanguessugas que leva o Santos para reeditar um passado não muito distante e com muitas humilhações.

- Há quem diga que o Santos precisaria passar por uma grande hecatombe para acordar, para mexer com algumas estruturas viciadas, para que a torcida se mobilize de verdade, enfim, para que seja feita uma revolução na Vila. O que seria essa hecatombe? Uma humilhação que é a penúltima colocação do campeonato; uma surra de um time muito ruim que é o Goiás em plena VIla; uma reprimenda da FIFA com relação aos risíveis contratos de gaveta; há até quem diga num rebaixamento – remédio amargo para um tumor que cresce a cada dia. Não sei. O Santos novamente se encontra num estado de letargia que é muito perigoso. O que falta para esse gigante despertar?
Visite também:

Nenhum comentário: