domingo, junho 08, 2008

Vitória 1 X 0 Santos: Cuca vai ter muito trabalho!

Infelizmente, não pude ir ao Barradão para conferir Vitória X Santos, não por falta de vontade ou questões financeiras, mas as coisas nem sempre acontecem como queremos e às vezes temos que dar prioridades a outras questões mais urgentes.

Mas bendita tecnologia que reduz cada vez mais esses aparelhinhos eletrônicos ( MP3 e similares) e ao menos consegui ouvir o jogo Vitória X Santos por algumas emissoras de rádio baianas.

Pelo o que eu ouvi da transmissão e de alguns comentaristas baianos ( sobretudo de Paulo Cerqueira, um dos melhores comentaristas de futebol da rádio baiana), o Vitória mandou no jogo durante o primeiro tempo. A prova disso foi que o primeiro chute a gol do Santos aconteceu apenas aos 37 minutos! É claro que o time do Vitória não é nenhuma brastemp, bem longe disso, mas foi o Santos que pouco jogou.
Para uma escalação ofensiva (ao menos teoricamente) isso é muito pouco. Tabata infelizmente mostra a cada jogo em que participa que não tem condições de vestir mais a camisa do Santos. Ao ser substituído, ainda no primeiro tempo, não gostou nem um pouco e ficou todo emburrado.

O técnico Cuca já afirmara, sobre o Tabata, que “está faltando é chamar mais a responsabilidade para si”. Não acho que o jogador tenha essa personalidade para tanto.

Em suma, o que definiu a atuação no Santos no primeiro tempo foi a frase do comentarista Paulo Cerqueira: “O futebol do Santos no 1º tempo foi pífio”.

Já no segundo tempo o Santos apresentou-se melhor, ao menos com mais disposição, mesmo com a expulsão do jovem Wesley ( até mesmo alguns dos mais bairristas comentaristas baianos acharam a expulsão um tanto quanto rigorosa demais). Mas como notaram alguns cronistas, o técnico do Vitória, Vagner Mancini, deu uma ajuda pro Santos: desmontou o time para as entradas de Muriqui, Rodrigão Hortência e Ramon Menezes. A marcação do time baiano afrouxou e só deu Santos, com o goleiro colombiano maluco Viáfara fazendo algumas boas intervenções.
Mas não deu. Ficou 1 X 0 pro Vitória e o Santos já está na zona de rebaixamento. Cuca vai ter muito trabalho para ajeitar esse time e sem reforços com a mínima qualidade vai ficar complicado.

CUCA PRECISARÁ DE TEMPO...
...e de muito trabalho. Não digo que errou, mas poderia – ao tirar o inoperante Tabata – colocar o Carlinhos ( não, não estou louco!) e deslocar Kleber Chicletinho para o meio de campo. Aliás, o futebol que o lateral Kleber anda apresentando ultimamente não é muito distante do Carlinhos, não. A experiência que tem não o deixa cometer bobagens “carlinianas”, mas a “eficiência” é a mesma. O Santos e Cuca terão um tempo para trabalhar melhor com a "folga" que as eliminatórias proporcionará aos clubes. Serão 10 dias. Depois disso já dá para começar a perceber mais nitidamente o que esperar de Cuca no Santos. Como bem afirmou o brother Douglas da comunidade Espírito Saaaantos no orkut:

"...é um time ainda meio Leão... meio Márcio Fernandes".
E O MOLINA
Não vem bem. Quiñonez entrou em seu lugar e mostrou utilidade. Aliás, o equatoriano vem se revelando um jogador de grupo, destes necessários para compor o elenco, coisa que Tabata e Vítor Jr. não conseguem. Como titular ainda não, mas o Michael Jackson talvez mereça mais chances. Já o Molina creio que precise de uma sombra, daqueles que ameacem tomar o lugar dele de vez no time.

TUDO COMO ANTES
Cuca escalou Wesley, confiou novamente no Tabata, sacou o Molina, escalou 3 zagueiros...fosse um certo senhor mal humorado, dado a Chiliques e de cabelos brancos, todo mundo já estaria chiando e, vai saber, rolaria até “protesto”...

PERGUNTINHA: A TRAFFIC VEM AÍ?

Não deixe de acessar também: www.supersantos.com e www.fotolog.com/santosfc

Nenhum comentário: