domingo, maio 03, 2009

Agora, é pensar no futuro

Vídeo motivacional, palestra com jogadores de 1995, profecia de Nostradamus, Paulo Henrique será o “Giovanni de 2009”, coincidências com o jogo contra o Fluminense no Pacaembu em 95, “se o Barcelona pode fazer 6 x 2 no Real Madrid por que o Santos não pode ganhar do Corinthians também” e outras histórias.

O torcedor santista agarrou-se a qualquer esperança, a qualquer subterfúgio para acreditar que o Santos fosse campeão. Recorreu a todos os tipos de crenças, táticas e superstições que, fossem realizadas pelos torcedores adversários, seriam ridicularizadas.

Palestras e eventos motivacionais podem até ajudar ( os jogadores reagem de maneiras diferentes) mas não são determinantes para a vitória. E tampouco mandingas ou superstições como possui aos montes o presidente Marcelo Teixeira.

A verdade é que a fatura já fora liquidada desde a partida de volta contra o CSA na Vila Belmiro. A derrota para o frágil time alagoano ( que tomou uma surra de 4 x 0 do fraco Coritiba em Maceió) abalou algumas estruturas na Vila Belmiro.
Mancini desprezou a Copa do Brasil, arrumou um desgaste desnecessário com Kleber Pereira, submeteu os jogadores a uma pressão ainda maior ( ser eliminado pelo CSA em plena Vila Belmiro tornaria “obrigatória” a conquista do campeonato paulista) e o time entrou para o primeiro jogo para a final contra o Corinhtians ansioso, com domínio do jogo e da posse de bola, é verdade, mas com falhas lastimáveis de jogadores considerados ídolos como Fábio Costa ( goleiro precisa de regularidade, e a única regularidade deste goleiro é falhar) e Kleber Pereira. E perdeu por 3 x 1 o que tornaria uma missão muito difícil “virar” o placar no jogo do Pacaembu. E em certos aspectos o futebol é até um tanto lógico. A velha, velhíssima e supersticiosa história "quem não faz toma" apareceu claramente nestes dois jogos. A finalíssima terminou 1 x 1 e agora aguenta a Rede Globo e o “Brahmeiro”.

FUTURO

Agora, o campeonato paulista e a Copa do Brasil já foram. O importante agora é acertar um time para o campeonato brasileiro. Os que acham o trabalho de Vagner Mancini excelente dizem que o treinador pegou um time “que não foi montado por ele”. Pois o treinador terá sua chance.
Jogadores como Fábio Costa e Rodrigo ZZZZouto, embora queridos por parte da torcida, esgotaram seu ciclo no Santos. Kleber Pereira é um grande artilheiro, mas é de convivência difícil – deve ficar, mas precisa “acordar para a vida”. E jogadores como LúZZZZio Flávio, Adaílton, Roni, Eller deveriam ser negociados ou usados como “moedas de troca”. Luisinho lateral é reserva, apenas. Outros moleques da base poderiam ter algumas chances, como os volantes Serginho e Breitner.

Se Mancini insistir com essas peças no elenco e principalmente com os “medalhões” do porte de Fábio Costa (chega deste sujeito mandando e desmandando na Vila), ZZZouto e Kleber Pereira, garotos promissores como Paulo Henrique, Neymar, Maykon Leite e MADson poderão “entrar no ritmo” destes jogadores que não demonstram mais vontade em jogar pelo Santos. E o próprio Vagner Mancini terá seu trabalho comprometido – embora precise amadurecer e entender que está no Santos, não no Vitória-BA ou no Paulista de Jundiaí.

E o campeonato brasileiro, pelo visto, passa a impressão que ficará entre dois times: Inter-RS e Cruzeiro. Ao Santos bastará brigar por vaga na Libertadores – ou será que Mancini desprezará esta competição também?

CAMPEONATO PAULISTA
O que foi bom:
Paulo Henrique
MADson
Neymar
A volta do Maykon Leite
A recuperação do Fabão
Germano

O que foi ruim:
Fábio Costa
Kleber Pereira
Rodrigo ZZZZouto & LúZZZZio Flávio
Marcelo Teixeira ( sempre)

SUGESTÃO: DESLIGUE A TV
Ou aguente:
Por Pafúncio de Sá Kane. Visite também http://grooeland.blogspot.com/

Um comentário:

Stolichnaya's Priest disse...

Não acho que as criticas ao R.Souto são válidas... e também não concordo que temos de aguentar o KP de titular no peixe por mais uma temporada.

De resto assino embaixo !