segunda-feira, abril 27, 2009

Santos x Gambás: primeira da final.

O JOGO
As falhas individuais de alguns jogadores do Santos e a eficiência de alguns jogadores do Corinthians definiram o placar em 3 x 1 para o time da marginal s/n. Não teve "falta de sorte" de um lado e "sorte demais" por outro. Quem teve mais competência pra fazer gol e não cometeu vacilos na zaga, ganhou a partida.

A PERGUNTA

Se contra o CSA, em jogo valendo classificação na Copa do Brasil, o técnico e o elenco santista mostraram-se desinteressados e apáticos, como será em relação ao jogo da volta contra o Corinthians no Pacaembu?

PERSONAGENS

Fábio Costa – O goleiro tem duas opções: ou deixa o Santos “por cima”, aproveitando que ainda mantém um status de “ídolo” perante parte da torcida ou repensa sua carreira e atitudes, treina com afinco, profissionalismo e volta “tinindo” pro gol do Santos. Porque o goleiro só tem jogado por dois fatores: a “idolatria” cega por parte de alguns torcedores, do presidente do clube e porque não há substituto à altura. O ciclo de Fábio Costa no Santos estará encerrado se ele insistir em continuar neste caminho.

Kleber Pereira – é artilheiro, tem presença de área e blá-blá-blá. Mas é impressionante a displicência, a burrice e a marra deste jogador. A displicência que em maioria das vezes resulta na perda de gols incríveis, a burrice de um jogador de 32 anos que bate recordes de impedimento em uma partida e a marra de se achar o “supra-sumo” do time. Ronaldo, o Brahmeiro balofo, pegou na bola duas vezes e fez dois gols. Kleber Pereira, pra variar, perdeu sei-lá-quantos. Há quem diga que o Corinthians ganhou por sorte. Não: ganhou porque o seu atacante foi eficiente e aproveitou as poucas chances que teve. O resto é choro.

Vagner Mancini – qual foi a diferença do jogo entre Santos X CSA e Santos X Corinthians? O gambá tem Ronaldo e o CSA tem o Amorim. De resto, tudo estava lá: a indecisão do treinador, os vacilos na zaga que deixavam verdadeiros “buracos” tanto pra CSA quanto pra gambá, as substituições estapafúrdias, a insistência com certos jogadores. Se Mancini desejar vida longa no Santos precisa repensar alguns conceitos e teimosias e lembrar que está em um time grande, logo seu trabalho torna-se mais visado e, evidente, contestado. Precisa amadurecer. A postura do Santos diante do Corinthians no próximo domingo poderá ser “o divisor de águas” para o treinador no Santos.

FUTURO
Não há outra solução: o elenco do Santos precisa passar por uma reformulação sim. E esta reformulação deverá “mexer” com alguns jogadores considerados ídolos ou que são muito queridos por parte dos torcedores. Fábio Costa, Rodrigo Souto, Kleber Pereira, Lúcio Flávio, Adaílton não deveriam continuar no Santos; Fabiano Eller, Luisinho, Roni e Molina são opções para a reserva, não para a titularidade. Vamos ver até que ponto a tão decantada “carta branca” e “personalidade” de Vagner Mancini funciona.

Por Pafúncio de Sá Kane. Visite também http:///grooeland.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns,assino emabaixo,professor.

Neli disse...

Sou uma anônima na vida,mas aqui sou Neli!