sábado, abril 18, 2009

Santos 2 x 1 Palmeiras - É nóis na final!

E VIVA A MOLECADA!
Por Fidenco Neto

(clique na imagem para melhor visualização)

“O Santos sobrou em campo”. A frase, dita pelo treinador Vagner Mancini, pode soar até arrogante, mas é apenas um retrato fiel do que foi o jogo vencido pelo Santos por 2 x 1 no Palestra Itália, marcando a passagem do alvinegro para a final do campeonato paulista.

O Santos poderia ter matado o porco logo no primeiro tempo. Paulo Henrique, Neymar e MADson davam o tom do baile no gramado. Paulo Henrique é um craque de bola, parece um veterano jogando futebol; Neymar é a inteligência, o toque esperto; MADson corre muito e pensa pouco, mas simplesmente acabou com o Palmeiras.

Time desacreditado, com um inicio de ano complicado, jogadores contestados, classificação conquistada no sufoco na última rodada e duas apresentações primorosas na semi-final contra o melhor time do campeonato e apontado como favorito ao título. Sim, para quem tem boa memória tal panorama lembra bastante o ano de 2002.

Tem lá suas semelhanças, e com personagens fundamentais para isso. Vagner Mancini, apesar de teimoso e por vezes inventar demais em substituições, vem fazendo um bom trabalho no Santos e cabe a ele parte dos louros por essa reabilitação santista. Mas na opinião deste calunista ( sou apenas um torcedor comum convidado para escrever aqui hoje) o que mudou a cara deste time foi a promoção destes dois moleques fantásticos: Paulo Henrique e Neymar.

PH e Neymar possuem muita técnica e um componente que os distingue dos seus companheiros MADson e Kleber Feijoada: inteligência. MADson e KP são fundamentais para o time, mas não primam muito pelo QI. Já os moleques, além de saberem usar a cabeça, jogam futebol, algo tão raro nestes tempos de marketing descarado e “fenômenos brahmeiros”.

E pensar que Paulo Henrique por pouco não foi detonado por parte da torcida do Santos; e pensar que Paulo Henrique chegou ao Santos por indicação de um sujeito que foi tratado como um vira-lata qualquer pelo presidente e pelo ex-treinador do clube. ( ex-treinador que, pra variar, tentou apitar o jogo, chorou um bocado na coletiva e tomou um cala a bola bem dado do Vagner Mancini)

Nada o que contestar da vitória expressiva e fantástica do Santos sobre o Palmeiras. Nem mesmo a expulsão maluca do Domingos, nem mesmo os chiliques do esquentadinho e desequilibrado Diego Souza ( já devia ser expulso ainda no primeiro tempo) e, graças a Deus, nem mesmo o frango histórico do Fábio Costa ( não, não dá mesmo para confiar no goleiro, que me desculpe os fãs) tiraram o brilho de uma apresentação de gala do Santos.

FRASE DA NOITE ( ou CALA A BOCA, SR.EX-TRATEGIXTA)
“É uma declaração infundada. Ninguém pode colocar palavras na minha boca. O Santos veio aqui pra jogar bola, jogou bola, jogou melhor aqui e na Vila Belmiro.”
Vagner Mancini, em entrevista à Rádio Globo-SP

Fidenco Neto, 25, é torcedor do SantosFC. Mora em SP, no bairro do Tucuruvi, Zona Norte e assistiu a Palmeiras 1 x 2 Santos no Parque Antártica. Demorou para atualizar o texto porque passou no açougue e comprou uns miúdos de porco para a feijoada deste domingo.

Leia também: http://grooeland.blogspot.com

4 comentários:

gugaresende disse...

Frederico Neto?

A equipe só tá crescendo heim Ministro!?

Muito boa a coluna.

Unknown disse...

Pois é...

Desta vez, o estrategista não terá nem "paulistinha" para justificar o "proxexo" !

Falando do que interessa...

O time esta tomando corpo na hora certa !!!

E nem me refiro ao Paulista necessariamente !

Com um ou outro reforço... e se o ML voltar jogando 40% do que jogava quando da contusão...

Este ano promete !

Douglas disse...

Que postura é essa?

A mantê-la, ninguém segurará o Santos.

Ninguém.

Neli disse...

Parabéns Santos...rumo aos títulos!