domingo, março 08, 2009

Santos é de Santos, é de São Paulo, é do Brasil, é das Américas, é do Mundo!

Acompanhando os noticiários esportivos pela mídia, vejo que os “especialistas” em futebol ainda se surpreendem com o fato da torcida santista mais uma vez dar um espetáculo nas arquibancadas do Pacaembu, desta vez em partida contra o Oeste de Itápolis, vencida pelo peixe por 2 x 1.

Acaso os “especialistas” estejam desavisados ou procurando descobrir quantos gramas o “Fenômeno de Marketing” perdeu na última semana, deixo uma dica: o jogo contra o Mogi-Mirim será também no Pacaembu e podem aguardar dois grandes espetáculos - a torcida santista em peso ao estádio Paulo Machado de Carvalho e a homenagem que certamente a massa santista fará a um de seus grandes ídolos, Giovanni, hoje no Mogi. É praticamente a despedida de um grande craque e o surgimento de outro, o Neymar. Podem se arrepiar.

É curioso que “especialistas” se surpreendam com a grande torcida santista. A imprensa esportiva, sobretudo a paulistana, se deixa levar pela troça dos rivais, especialmente de corintianos, que gostam de piadas do tipo “Viúvas de Pelé”, “a torcida do Santos cabe numa kombi” ou que o Santos faz clássico é contra o Jabaquara. Abrindo um parênteses, de fato o Jabaquara leva uma grande vantagem em relação a certo time da capital cuja sede conta com vista privilegiada: tem estádio para mandar seus jogos.

O SantosFC é um time especial. E não é só por causa do Pelé, não. No final da década de 20 ficou famoso o ataque da “linha dos 100 gols”, formado por jogadores como Siriri, Feitiço, Patuska e Evangelista. Todos queriam ver este ataque fantástico e o time que, de 29 partidas disputadas, venceu 27 e já estava com a fama de “imbatível”. Não foi à toa que o Vasco da Gama convidou justamente o Santos para a inauguração do estádio de São Januário, o maior do país à época. A Bahia também queria ver o esquadrão alvinegro e uma série de amistosos pela boa terra foi realizada. E o alvinegro praiano confirmou sua fama em todos estes jogos. O Santos, que já contava com esse carisma neste começo de sua história, tornou-se verdadeira mania entre os brasileiros durante o final da década de 50 e inicio dos anos 70, na história mais fantástica de um time do futebol mundial. Daí para duas gerações de “meninos da Vila” é história.
Isso chama-se carisma, nobres “especialistas”. Não é preciso ter 30 milhões de torcedores ou um grande estádio particular para que a paixão por um time se estabeleça e arraste multidões aos estádios, seja em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Américas, Europa, na África, enfim, no mundo. Não se surpreendam e tampouco subestimem a torcida santista. Nós sempre provaremos que estão errados.

8 comentários:

gugaresende disse...

Éisso aí Jaime!
De arrepiar!

Brasileirão disse...

Oi, Amigo torcedor,


Você é convidado a virar um membro em nossa Comunidade Brasileirão.com e enviar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver. O Brasileirão.com é o melhor lugar para notícias livres de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil.

Para quem curte ser repórter mesmo não sendo formado em jornalismo ai vai uma Dica: Brasileirão.com

está lançando o Vc Repórter, com ele qualquer pessoa pode enviar notícias, fotos e áudios para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas, e se um sua notícia tiver uma maior relevância ranking ela poderá parar na home do portal.

Você pode enviar qualquer notícia, seja de futebol, alguma coisa que tenha acontecido com você ou com algum amigo seu, algum acontecimento com o seu time ou Torcida, novidade em tecnologia, enfim, o que você quiser!

Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.

Se você gosta de se comunicar, escrever, tem paixão pelo futebol, e acompanha os principais eventos e campeonatos do mundo, este grupo de discussão é perfeito pra você. Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Bem-vindo!

Anônimo disse...

Adorei o 'post'.Adorei a estréia do Neymar, foi diferente de ver ele jogar na base :D
Parabéns pra torcida do Santos toda, organizada, 'comum', torcedores da capital, e também os vários da baixa que subiram!

SANTOS EU VIVO SÓ VOCÊ.

Anônimo disse...

Belo Post!
Sensacional!

Anônimo disse...

Parabéns e assino abaixo.

Unknown disse...

Tem blog novo na área!!!
http://oquartetopaulista.blogspot.com/
COMENTE!

Anônimo disse...

botou pra f... =)

É isso aí!

Renato disse...

Neymar Arantes do Nascimento! auhauhauha

O moleque é um talento...

E foi legal, foi legal ver um jogador dar graça num jogo chato. Não via isso desde os tempos do Robinho...

Belíssimo post, digno de ser enviado ao Chico Lang...