domingo, março 19, 2006

DEPOIS DA TEMPESTADE....

Escrevo esse comentário a propósito da partida que vencemos hoje, frente ao Ituano.

A tempestade foi a derrota para o Guarani. Bem entendido, para mim nada de catastrófico....mas para parte da torcida que já começava a chiar com uma liderança não tão folgada (que povo exigente!).

Uma vitória contra o Guarani não fazia parte da minha cota de triunfos para chegarmos ao título.

Faltam-nos 3 vitórias...porque o Palmeiras não vai vencer seus 4 jogos finais (Corinthians, Paulista e Santo André fora de casa são ossos bem duros de roer).

Nosso jogo chave é Juventus no Pacaembu....se nada de anormal acontecer ali, Bragantino na Vila e Portuguesa, na última rodada, já rebaixada, não serão obstáculos tão difíceis assim.

Isso me lembra o ano de 2003. Terminamos o primeiro turno do Brasileirão praticamente empatados com o Cruzeiro....mas era irritante como não conseguíamos alcançá-los. Nós dávamos espetáculo e perdíamos pontos bestas e o Cruzeiro, com seu futebol pragmático, vencia por 1x0, 1/2x0, com gol roubado, com gol duvidoso....mas vencia.

E a diferença só aumentava.....até não poder ser alcançada.

Leão era nosso técnico; Luxemburgo era técnico do Cruzeiro....

A história vai se repetir.....só que agora Luxemburgo está do nosso lado !!!

3 vitórias só !!!!

LORD DO ABC, é santista convicto, matemático nas horas vagas, e oráculo no resto do tempo. Esse ninguém tasca !!!!



...DO TÚNEL DO TEMPO
SANTOS CAMPEÃO DA TAÇA CIDADE
DE SÃO PAULO....1970!!!!

Em 1969, a seleção brasileira estava desacreditada pelo fracasso de 1966. João Saldanha assumiu a missão de levar a equipe à Copa do México, e inteligentemente convocou quase todo time do Santos: Cláudio, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel, Rildo, Clodoaldo, Pelé e Edu.

Foi a melhor participação de uma seleção nas eliminatórias, 6 jogos, 6 vitórias (na época , os times eram divididos em grupos).

No transcorrer da competição foram cortados, o atacante Toninho Guerreiro, devido a uma sinusite e o goleiro Cláudio, com problemas no joelho.

Mesmo assim, ainda ficaram sete jogadores santistas.

Daquele supertime do Santos, ficaram fora da convocação, Ramos Delgado (que era argentino), o curinga Lima e o ponta direita Mané Maria (barrado por Jairzinho Furacão, e Paulo Borges).

Se contarmos os convocado (nove) e ficaram de fora (três), teremos doze jogadores, isto porque Ramos Delgado era titular absoluto na zaga santista e Djalma Dias e Joel Camargo se revezavam a seu lado.

Para a copa, a seleção já tinha como técnico esta figura bisonha chamada Zagallo. Mesmo com sua histórica animosidade contra o Santos, convocou “apenas” cinco jogadores do Santos: Carlos Alberto, Joel, Clodoaldo, Pelé e Edu.

Dos outros grandes paulistas apenas Rivelino do Corinthians foi convocado. Embora o São Paulo tenha comprado Gerson do Botafogo do Rio, ele ainda não havia estreado pelo clube bambi. Do Palmeiras, não foi ninguém.

A seleção fez uma longa pré-temporada para aclimatação à altitude do México e para manter os grandes clubes paulistas em atividade a Federação Paulista criou a Taça Cidade de São Paulo.

O Santos escalou para esta competição, o time base: Gilmar (já havia encerrado a carreira e foi chamado devido à grave contusão do Cláudio), Lima, Ramos Delgado,?, e Turcão; Léo e Nenê; Mané Maria, Douglas, Picolé e Abel. Ainda tinha o Negreiros no elenco.

Adivinhem quem foi campeão?

SANTOS SEMPRE SANTOS!!!


Estou escrevendo este texto apenas confiando em minha memória, porque depois de muito pesquisar na Internet, não achei nenhuma alusão a este fato, que na época mostrou a gritante superioridade do Santos em relação aos rivais.

Talvez possa haver algum erro nestas informações (como a não lembrança do nosso quarto zagueiro), e serão bem-vindas as correções e alterações no texto, por parte de pessoas que viveram esta época.

Hoje, o preço pago por nosso time, por tamanha humilhação imposta ao “trio de ferro”, é a explícita má vontade da imprensa paulistana para com o Santos.

Afinal, os profissionais que hoje militam na imprensa esportiva de São Paulo são os sofredores desde aquela época.

Cônsul das Geraes,e é santista fervoroso, embaixador do time na Terra do Pão de Queijo e acha que a Vila Belmiro fica pertim, um tirim, e certamente estará lá na partida final contra a Lusa, que ele espera ser a do título.



CHARGE DO VEIGAMinistro Veiga é santista também, gosta do A.A.Guapira do Jaçanã e acredita que "uma imagem vale por mil palavras...principalmente se estão em Ingrêis!"

Nenhum comentário: