domingo, maio 02, 2010

SANTOS, CAMPEÃO PAULISTA DE 2010 (mesmo com o treinador aprontando novamente)

Foi difícil, foi sofrido demais. O bom time do Santo André engrossou o jogo, fez 3 gols - e 1 mal anulado - e aos 45 minutos do segundo tempo a trave impediu que o time do ABC Paulista saísse do Pacaembu - que recebeu 35 mil santistas - com o título paulista de 2010.

Mas o Santos tem algo que é mágico. À parte misticismos e devaneios poéticos, 15 anos depois de uma das maiores exibições de um jogador no Pacaembu, o espetáculo se repetiu.

Giovanni, em 1995, teve uma atuação de gala nos 5 x 2 contra o Fluminense-RJ; Paulo Henrique Ganso, em 2010, repetiu o feito de seu "padrinho, que o indicou ao Santos, paraense também.

Um jogador com 20 anos de idade, que fala "não" a um treinador que insistia em estragar até mesmo o seu bom trabalho durante a fase classificatória; um jogador com 20 anos de idade que deu uma verdadeira lição em "experientes" do naipe de Marquinho e Roberto Brum, além do lateral Léo. Este é Paulo Henrique, simplesmente sensacional na finalíssima. Quando tudo parecia perdido para o Santos, o jogador bateu a mão no peito e disse "deixa comigo". Gênio!
E, mais adiante, um menino que mal completou 18 anos infernizava a defesa adversária. Marcou dois gols, driblava, escapava de falta, não "pipocou" ( como muitos apostavam) e deu um verdadeiro show de futebol. Enquanto ele esteve em campo, desestabilizou o Santo André. Esse é Neymar, o menino genial que já desponta como craque.

Ao seu lado, já consagrado, Robinho. Que é bastante contestado, que dizem não ser mais o mesmo de 2002. Não é mesmo. Aquele Robinho, que encantava com as pedaladas, ficou no passado. Hoje é um jogador mais objetivo, que melhorou bastante em fundamentos como passe e finalização. O torcedor espera que o Robinho dê pedaladas mágicas em todas as partidas. Não verão mais. Mas verão passes geniais como o que ele deu para o garoto Neymar. Outro perna de pau desperdiçaria o lance.

Tem esse Arouca, volante cujo passe ainda pertence ao São Paulo. Não sei onde o Santos vai arrumar dinheiro, mas precisa ser contratado imediatamente. Alguém aí sente falta do tal Rodrigo ZZZZouto? Alguém aí acha que este jogador faria 1/4 do que fez o Arouca hoje na final - e em todo o campeonato?
E o Pará. O Parazinho do ABC, jogador contestado, xingado, detonado. É o típico jogador que melhora de produção quanto o time vai bem. Seja na lateral direita, seja na lateral esquerda, Pará é um verdadeiro leão, implacável na marcação e ainda se arrisca a uns lances no ataque.
Pois devemos a estes jogadores - Paulo Henrique Ganso, Neymar, Robinho, Arouca e Pará - o título nesta tensa partida final. Sem desmerecer os demais jogadores, mas estes 5 foram geniais!

COMO PERDER UM CAMPEONATO


Basta seguir essa receita:

- Mantenha no time titular um jogador lerdo, inoperante, que joga a 20km/h enquanto o time e o jogo estão a 100 km/h;

- Deixe de fora o vice-artilheiro da equipe e um dos que ajudaram o time a alcançar a fabulosa marca de 100 gols em 28 jogos - e isso para escalar o tal "jogador lerdo e inoperante", mas queridinho do treinador;

- Promova substituições absurdas nos dois jogos finais;
- Tire de campo um dos craques do time e cogite substituir o melhor jogador do time no segundo tempo;

- Invente querer ser "o estrategista" e abandone o esquema e o estilo de jogo que vinha dando certo justamente na fase final;
- Demore uma eternidade para fazer uma leitura de jogo;

- Confie em jogadores reconhecidamente ruins para "dar uma força na marcação".

A receita acima foi fornecida pelo técnico Dorival Jr., que fez de tudo para entregar o título ao Santo André neste domingo, com o Pacaembu lotado de santistas incentivando sem parar o time, com vantagem no placar e quase todos os titulares à disposição. ( e como o Wesley faz falta nesse time, não é?)

Evidente que Dorival tem seus méritos por conduzir brilhantemente a equipe nas fases classificatórias tanto da Copa do Brasil como no Campeonato Paulista. Mas é na hora da decisão, nas fases finais, que vemos com quem podemos contar ou não. E os erros inacreditáveis de Dorival Jr. depõem contra a credibilidade em seu trabalho. O desequlíbrio do treinador foi tão grande que fica a pergunta: como seráa sua atuação, por exemplo, nas fases finais da Copa do Brasil e em jogos decisivos de um campeonato brasileiro com pontos corridos?

Nenhum técnico é infalível e não se trata de reinvindicar aqui um "super técnico". Trata-se apenas de considerar um técnico que não atrapalhe, que arme bem a equipe e não se cometa tantos e inacreditáveis erros como o sr. Dorival Junior principalmente em uma final. Por pouco não compromete todo o trabalho ao longo do ano.

Hoje vimos que podemos contar com Neymar, Arouca, Robinho, Paulo Henrique Ganso e até com o Pará; e vimos também que não podemos contar com Marquinho e Roberto Brum. A grande dúvida é: e com o técnico Dorival Jr., podemos contar?

Não deixemos de pensar nisso.

No momento, vamos comemorar! Esse título do Santos é também uma amostra de que ainda existe futebol alegre, genuinamente brasileiro, que não se intimida com brucutus e recalcados! Um VIVA aos meninos da Vila, um VIVA ao futebol que ainda resiste em nossos gramados! E ainda corrigiu uma injustiça histórica: dispensado por Marcelo Teixeira e Vanderlei Luxemburgo, Giovanni finalmente pôde dar a volta olímpica no Pacaembu, o que foi impedido em 1995 por Márcio Rezende de Freitas. Uma despedida que poderia ter sido participando da partida final, mas graças ao treinador...deixa pra lá! AGORA, QUEM DÁ A BOLA É O SANTOS! O SANTOS É O GRANDE CAMPEÃO!


Escrito por Jaime Guimarães, substituto do Ministro Veiga, ainda desaparecido. Siga-me no twitter: www.twitter.com/jaimeguimaraess

Um comentário:

Unknown disse...

POis é Jaime !!!

Que este time ainda não ganhou nada, já não podem mais falar ...

E aí, bando de cotovelos ralados, qual será o mantra da vez ?

CHUPPPPPPPPEEEEEEMMMMMMM !!!

Sobre o DJ, foi preocupante mesmo !

Sorte a nossa, que o Ganso o barrou ! rsrsrs

E falando nele... MEU DEUS !!!

O cara botou o time todo do Sto André no bolso !!!

Ou no chapéu, como queiram !

MONSTRO !!!

Uma das maiores apresentações individuais que vi numa final !

Agora é botar o nosso Ganso para colocar a galinhada pra correr !

Depois deste sufoco de hoje, nada melhor que uma canja de galinha para recompor nossas forças !

Ah ... e só para não perder o costume...

É CAMPEÃO !!!