quinta-feira, abril 08, 2010

Chegou a fase decisiva!

(clique na imagem para melhor visualização)

A última rodada da fase classificatória do campeonato paulista definiu os confrontos das semi finais: Santo André (2.o colocado) x Grêmio Prudente (3.o colocado) e o grande clássico Santos (1.o colocado) x São Paulo ( 4.o colocado). O Palmeiras, em crise permanente, ficou bem longe na tabela de classificação e o Corinthians, sedento por "vingança" contra o Santos, vai ter que esperar pela chance apenas no campeonato brasileiro, pois foi eliminado e corre o risco de transformar o ano de seu centenário em "centenada".

ERA MELHOR CORINTHIANS OU SÃO PAULO?
Se o time quer ser campeão não tem que escolher adversário. No entanto eu acho que seria mais fácil jogar contra o Corinthians. Porque o time de Parque São Jorge é um time lento, que marca mal ( apesar do retranqueiro Mano "chorão" Menezes) e sobrevive de lampejos de um Dentinho - agora pode ser julgado pelas cotoveladas desleais que andou distribuindo em alguns jogos, não é? -, de um Roberto Carlos ou do oportunismo do Ronaldo. E nada mais. Aliás, com esse time aí a corintianada pode se preocupar: não leva Libertadores e se perder alguns jogadores como Elias e o próprio Dentinho é candidato ao rebaixamento no campeonato brasileiro.

E o São Paulo melhorou principalmente depois do técnico Ricardo Gomes tirar da cabeça e do meio de campo a formação que contava com Rodrigo ZZZZouto e Cléber ZZZZantana. O time com esses dois jogadores torna-se pesado, lento, sem criatividade. E não seria com Léo Lima Podre que isso aconteceria. "Reencontraram" por lá o Marlos, que tem muita velocidade e boa técnica e com isso o São Paulo ganha outra jogada forte, além do jogo aéreo e dos arremates de fora da área do Hernanes.

COMO O SANTOS DEVE JOGAR?
Dorival Jr. já anunciou que não muda as características do time: vai com três atacantes ( Neymar, André e Robinho) e apenas um volante, o Arouca. Completam o meio de campo o Marquinhos e o Paulo Henrique Ganso.

Se do meio de campo para frente o time do Santos é muito forte e causa verdadeiros estragos às zagas adversárias, o setor defensivo não inspira confiança. Acho que Dorival está se arriscando muito ao jogar apenas com o Arouca à frente de zaga. O problema é que os volantes do elenco são fracos: Roberto Brum, Rodrigo Mancha e Germano são ruins e agora junta-se a este grupo o fraco Rodriguinho, vindo do Guarani. Não dá nem para dizer quem é o "menos ruim", embora o Germano tenha se mostrado mais "útil" recentemente. Para o campeonato brasileiro, que contratem logo um bom volante: olhem o bom e velho Marcos Assunção no Grêmio Prudente! Dizem que já acertou com o Palmeiras, o que é uma pena. Seria perfeito para o Santos.

Não abdicar do ataque e manter as características do time é louvável, mas ter variações táticas defensivas também não seria ruim. Não estou falando de retranca, apenas uma proteção à zaga e ao grande "calo" do Santos: as laterais.

E AS LATERAIS?
A lateral direita do Santos é um problema sério. Contrataram Maranhão, mas não inspira confiança; George Lucas é a opção imediata, mas além de viver machucado não é bom marcador, apesar de ser razoável no apoio.

Por isso Dorival Jr. tem improvisado por aquele setor: Brum, Wesley e Pará. Dessas improvisações, talvez a menos ruim seja o Pará. Pastor Brum só tem lugar em uma faixa do campo: o banco de reservas e tá bom demais até; Wesley rende melhor no meio de campo - e depois que ele andou se aventurando (mal) no setor direito, seu rendimento no meio de campo caiu;

Resta o Pará, que vinha quebrando o galho na lateral esquerda ( e bem) até a volta do Léo - que voltou mal. Gosto muito do Léo, mas no momento o Pará deveria ser o titular da lateral esquerda. Mas não tem muito jeito para este jogo: Pará, apesar de todas suas limitações, marca melhor do que Lucas, Wesley e Brum. E é quase certo que o São Paulo vai explorar justamente as descidas do Marlos e do Dagoberto pelas laterais para chuveirar na área pro Washington tentar alguma coisa.

Não acredito em goleada ou vitória fácil santista. Mas o que pode ajudar o Santos nas duas partidas pelas semifinais está no banco do São Paulo: Ricardo Gomes. O treinador é um tanto atrapalhado e costuma mexer mal na equipe. Neste aspecto o Santos está melhor servido.

Escrito por Jaime Guimarães, que assumiu temporariamente o blog enquanto o Ministro Veiga continua desaparecido. Qualquer informação ligue 0800-171-171. Não há recompensa, apenas contamos com a boa vontade e o enorme coração das pessoas! =D

2 comentários:

gugaresende disse...

Pô Jaime, você retoma o blog e nem avisa prá gente!

Muito bom como sempre. A charge então...

Unknown disse...

HAUHAUHUAHUAHUA

Grande Jaime !!!

Botão para cotovelada ?!
hauhauhuahua

O gordo só deve jogar quando o jogo em questão for o Pac Man !!!

E não vamos esquecer de suas palavras, quando do vareio de bola que tomaram de nós este ano... "o que interessa são as finais, e nós estaremos lá !"

É...por estas e outras que nem traveco mais acredita em suas palavras !

E o melhor... é que o melhor, (rsrsrs) ainda está por vir !!! (eliminação Libertadores)

CHHUUUPAAAAAA !!!