quinta-feira, julho 16, 2009

Santos atual: mais bizarro que os timecos da década de 80/90

Deem uma boa olhada na foto acima. Este time por pouco não foi rebaixado no campeonato brasileiro de 1989, indo para o “grupo da morte”. Safou-se graças ao W.O contra o Coritiba e graças à vitória do Vasco pra cima do Sport em Recife.

Foram tempos durangos na Vila Belmiro estes entre 1988-1994. Os times eram fracos, ridículos, a Vila Belmiro era um charco e o período de jejum de títulos se alongava. Os momentos de alegria, para compensar, vinham em algumas vitórias nos clássicos e também quando o Santos jogava na Vila Belmiro.

Camilo, Edson Ampola, Serginho Fraldinha, Tuíco, Osmarzinho, Mendonça Negão, Neizinho, Ferreira, Flavinho, Piá Carioca e tantos e tantos outros jogadores bizarros que hoje entraram para o folclore do SantosFC eram realmente ruins de bola.

Mas na Vila Belmiro não tinha moleza. Raramente o Santos perdia em seu estádio. Se perdia, vendia muito caro a derrota. Empate era comemorado pelos adversários como se fossem vitórias. E se o adversário, pequeno ou grande time, vencesse, era um feito fantástico!

Estes jogadores do atual elenco santista, com exceção dos três moleques ( PH, MADson e Neymar) e do Léo, são mais bizarros do que os lendários pernas de pau dos anos 80 e 90.

Hoje, qualquer Barueri com Val Baiano chega à Vila Belmiro e engrossa a partida. Times que outrora não venciam de jeito nenhum na Vila, como Atlético-MG e Coritiba, hoje até goleiam o Santos em casa. Até mesmo o pobre CSA, rebaixado no campeonato alagoano, passeia na Vila.

Injusto culpar apenas os vagabundos que se dizem jogadores profissionais por esta palhaçada. O presidente de “administração européia” mostra-se, a cada ano que passa sem Luxemburgo ou Leão para tomar conta do clube, um incompetente para administrar o clube, um omisso, um sujeito bom de lábia e que sai bem nas fotos. E não é coincidência: nos últimos 10 anos veja quais foram os técnicos que conquistaram títulos com o Santos.

É por isso que se aparecer na Vila um Muricy ou outro, com exceção do "sr.ex-trategista", terá muito trabalho (como Leão bem avisou. E de lá pra cá já caíram 4 técnicos). A faxina terá que ser grande (e deveria começar pelo presidente e diretoria). Não é o ideal no meio do ano, mas chega. Chega de vagabundos humilhando o Santos.

A Vila tem que voltar a ser o que era: um verdadeiro tormento para os times adversários, e não esse parquinho de diversões e com palhaços vestindo o manto.

Follow me on twitter:
http://twitter.com/jaimeguimaraess

3 comentários:

Oregon Scientific Brasil disse...

clap, clap, clap!

Renato disse...

Jaime, comentei isso ontem em algum lugar. Camilão, perna de pau, que a torcida do Santos queria matar pela ruindade, nunca teve um problema sequer com torcedor. Saia de cara limpa da Vila, sendo chamado de grosso, de pereba, mas nunca sequer falaram nada sobre o seu caráter.

Porque o limitado Camilão, como a maioria dos jogadores da década de 90, saiam com lama ateh no branco dos olhos de tanto ralar a bunda no chão atrás de bola, de tanto dar carrinho...

Mas os tempos mudaram, o advento da tecnologia fez o futebol mudar, a torcida mudou...Hoje um jogador como o Fabão, um burro, mas extremamente esforçado, com caráter, que briga até o final do jogo, é deixado de lado por um jogador burocrático e safado como o Souto. Souto que, se jogasse na década de 90, teria sido colocado para fora da Vila pela torcida do Santos, como fizeram com o Darci - que não tinha 1/5 do corpo mole do Souto e desses atletas.

Falta amor próprio ao torcedor do Santos.

E as vezes dá saudade do AM, da fila, de Dinho, Ijui e Marcelo Fernandes...

Neli disse...

Parabéns,pelo texto!