quarta-feira, abril 09, 2008

CHIVAS (HIC!) X SANTOS...a expectativa para o jogo era boa...

aí o que me faz a Chiliquenta? Entra com 3 zagueiros. Justamente o esquema que tomamos porrada o tempo todo no paulista dos timinhos rebaixados.

E quando pensávamos que Chiliquenta não poderia piorar as coisas, ele consegue: sai Sundays e entra o grande, inigualável, intragável e imprestável ETValdo, o ressuscitado!

O primeiro tempo do Chivas foi um passeio até os 35 minutos. O comentário dos ceguetas do TERRA resume bem:

"O Santos não vê a cor da bola em Guadalajara. O Chivas parte em busca do terceiro gol."

Depois o Santos até tentou acordar um pouco e achou um gol com o Kleber Jordan.

Veio o segundo tempo e logo de cara o Chivas ampliou. Mas logo depois o Santos achou outro gol, com Kleber Chicletinho ( que só aí apareceu pro jogo) numa falha do goleiro.

Aí entrou o Quiñonez no lugar do lateral-direito Denis. Mas os 3 zagueiros continuam lá. Nem firmes e nem fortes.

Na boa, comparei e continuo comparando uma dupla como Betão e ETValdo à lendária dupla Pedro Paulo e Camilo. Betão é esforçado mas é todo sem noção de posicionamento, de saída de bola...e o ETValdo é o ET que saiu sabe lá Deus de onde.

E quando achamos que Chiliquenta não conseguiria piorar mais ainda as coisas, quando achamos que é IMPOSSÍVEL ele aprontar, eis que surge sua imensa capacidade de estragar tudo:
ENTRA THIAGO LUÍS E SAI... MOLINA!!!
Um dos poucos jogadores neste time ( ao lado do Kléber Jordan e, vá lá, do Kléber Chicletinho) que podem decidir o jogo num desses lances que se pede um pouco mais de habilidade lá pelos 45 do segundo tempo... mesmo sem fôlego!

E justo no momento em quem pregou foi o time mexicano. O Santos melhorou...não por méritos da equipe, mais pelo cansaço de nuestros amigos.

E o jogo acabou mesmo 3 X 2 pro HIChivas e olha...saiu barato!

O QUE PODERIA TER SIDO FEITO

Claro que depois do jogo é fácil apontar erros, mas isso já vinha sendo discutido há algum tempo: a melhor formação para o Santos.

Bastava entrar no 4-4-2 básico e tradicional, com dois zagueiros ( Fabão e Marcelo), com a dupla de volantes Rodrigo Souto e Marcinho Carniceiro, já que Adriano estava machucado. Para jogar ao lado do Molina, uma opção poderia ter sido o próprio Quiñonez ou até mesmo o Tabata, naquilo que seria sua última chance de fato para mostrar alguma coisa útil pelo Santos. Na frente KP e Wesley, que poderia até dar lugar ao Tripodi no segundo tempo.

Ou mesmo o Carleto na lateral e o Kleber Chicletinho compondo o meio de campo com o Molina, mas aí não é lá grande vantagem.

Enfim, qualquer coisa seria melhor que escalar 3 zagueiros ( sendo 1 deles ETValdo) e tirar Molina pra colocar Thiago Luís ( nada contra o garoto, mas o Tripodi não joga mais não???). E deixar Wesley, mais uma vez, inoperante em campo. Wesley tem potencial e vai evoluir muito, mas não alcançou o status e nem a importância de “jogador insubstituível”.

COMPLICOU?
O Santos pega o Cúcuta, já classificado, na Vila Belmiro, no dia 16. Precisa ganhar dos colombianos. Isso porque tem 07 pontos ganhos e o Chivas foi a 06 pontos. O time mexicano pega os bolivianos do San José e deve vencer mesmo jogando em Oruro.


Claro que até um empate diante do Cúcuta serviria para o Santos, desde que o San José ganhasse dos mexicanos...ou até mesmo se o Santos perder e o San José ganhar, dá Santos, pois aí ficariam todos com 07 pontos, mas o saldo do San José é de simplesmente -10 gols...

Por isso, o negócio é ganhar do Cúcuta pra não depender dos bolivianos. Aí é brincar demais com a sorte!

E DAQUI PRA FRENTE?
Tem que ser muito otimista. O time precisa de reforços ( e precisa de uma diretoria e de um presidente) mas precisa também que Chiliquenta pare de fazer tantas burradas no time e conferir um mínimo de padrão tático à equipe.


É preciso abandonar de vez essa idéia de 3 zagueiros. Nenhum tem qualidade e, o melhorzinho, Marcelo, não joga. Uma zaga com Fabão e Marcelo quebrava o galho legal. ETValdo poderia ganhar um prêmio: passagem pra Marte. Só de ida.

Kleber Jordan quer ganhar uma boa grana pra continuar. Pois que se renove o contrato do artilheiro. A não ser que se efetive Marcinho Carniceiro ou Betão no ataque. A renovação do artilheiro tem que ser prioridade no Santos.

O Santos terá 1 mês para se preparar para o campeonato brasileiro. Neste período, tem os jogos da Libertadores para “dar ritmo de jogo” ao time que só vai treinar, praticamente. Será que Chiliquenta consegue impor algum padrão tático nesse time para numa segunda fase da Libertadores consigamos jogar um pouco melhor?

Será que algum (bom)reforço virá? Ou vamos com o carrinho do supermercado atrás de bons valores escondidos na segunda divisão peruana, boliviana, etc...?

VISITE TAMBÉM:
www.fotolog.com/santosfc
http://www.supersantos.com/
http://grooeland.blogspot.com/ ( blog do Prof. Pafúncio)

Nenhum comentário: