terça-feira, novembro 13, 2007

COM OU SEM LUXEMBURGO, O SANTOS CONTINUA!

Fazendo uma retrospectiva dos últimos 10 anos do SantosFC e suas conquistas, percebemos algo interessante:

1997 – Campeão do Rio-SP. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
1998 – Campeão da Copa Conmebol . Técnico: Emerson Leão
2002 – Campeão brasileiro. Técnico: Emerson Leão
2004 – Campeão brasileiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
2006 – Campeão paulista. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
2007 – Campeão paulista. Técnico: Vanderlei Luxemburgo


O perfil técnico de Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo é parecido em dois pontos: são centralizadores e egocêntricos. Mas vamos nos deter na primeira característica: centralizadores.

Fica evidente que o Santos tornou-se dependente de técnicos com este estilo. Basta tomarmos como exemplo alguns anos como 1999 ( com Paulo Autuori), 2002 primeiro semestre ( com Celso Roth) e 2005 ( com Osvaldo, Gallo e Nelsete). Estes e outros técnicos que passaram pela Vila sem sucesso trabalham em conjunto com a diretoria ou apenas restringem sua atuação ao campo de jogo. Não são como Luxemburgo e Leão que não apenas indicam jogadores, mas estabelecem contato com eles, com os empresários (o que gera alguma desconfiança, vide Iraty). E ainda metem o nariz na estrutura do clube, nos alojamentos, na questão de estádio, torcida, enfim, fazem as vezes de assessores de imprensa e diretores de futebol.

Por isso o medo de alguns torcedores quanto a uma provável saída de Vanderlei Luxemburgo do comando do Santos. Porque no íntimo todos sabemos como a diretoria santista trabalha... ou não trabalha, o que é pior. Parece haver um descompasso entre estes que administram o futebol do Santos com as pretensões do torcedor, que é um time competitivo, que entre nos campeonatos para vencê-los e não fazer apenas figuração ( os anos 90 ficaram para trás).

Enquanto o torcedor santista sonha e ambiciona, quem administra o Santos parece viver um estado catatônico, ao estilo “deixa tudo nas mãos do Luxa que ele resolve”.

Já passou da hora do Santos ter uma administração que permita ao clube a conquistar seus títulos com uma estrutura interna que não dependa de um técnico apenas, mas que se trabalhe em conjunto. Técnico, diretoria, assessoria de imprensa, presidente, torcedores.

Afinal, um grande time é formado coletivamente.


AINDA SOBRE O PENTACAMPEONATO


O portal TERRA, em sua seção de Esportes, continua disponibilizando uma enquete sobre "Quem deve ser considerado o primeiro pentacampeão brasileiro - Flamengo ou São Paulo?"

Enviei uma mensagem ao portal ( na parte de esportes há um campo "Fale Conosco"). A mesma segue logo abaixo:

O portal TERRA, em sua seção de esportes, disponibiliza uma enquete sob o título "Quem deve ser considerado o primeiro penta brasileiro?" e fornece duas opções: Flamengo e São Paulo.
Não creio em má-vontade jornalística, mas sim em um desconhecimento da história. O primeiro pentacampeão brasileiro exatamente por 5 vezes consecutivas ( o que o torna, de fato, um pentacampeão legítimo) é o SantosFC nos anos 60 (1961,1962,1963,1964,1965).

Trata-se apenas de uma questão de nomenclatura. Taça Brasil era o campeonato brasileiro daquele período, embora a forma de disputa seja parecida com a atual Copa do Brasil. Na verdade o campeonato brasileiro passou por diversos nomes ( Roberto Gomes Pedrosa, Copa União, Taça de Ouro, Copa João Havelange). Alguém aí se atreveria a dizer que o campeoníssimo Flamengo do ínicio dos anos 80 foi campeão da "Taça de Ouro" e não do campeonato brasileiro?

E se para a CBF só vale o que vem após 1971, podemos então desconsiderar os campeonatos mundiais da seleção brasileira em 1958, 1962 e 1970?

Quando a imprensa abandona a história e segue apenas um senso comum sem espírito crítico perpetuando uma "meia verdade" é para se preocupar.

Mesmo com uma coisa aparentemente sem importância como o futebol. Daí para a política e seus desdobramentos, é um pulo.
Sds
------
VISITE O SUPERSANTOS.COM
Em breve arrumaremos os links aqui do blog e acrescentaremos blogs e sites bacanas sobre o Santos no Brasil e no mundo! Agradecemos as visitas e os comentários! Valeu!

Nenhum comentário: