sexta-feira, dezembro 15, 2006

POR QUE COM O SANTOS SEMPRE É MAIS DIFÍCIL?






Final de ano e as especulações no futebol começam. Jornais e “jornalistas” que perdem o rumo quando não tem mais o que discutir passam a procurar contratações para os clubes. Isso é até natural e é preciso que o torcedor “aliene-se” um pouco das tais notícias esportivas.

Mas o que é fato e verdadeiro, infelizmente, é a letargia da diretoria santista. Ou, se preferirem, lerdeza, mesmo.

Perder o zagueiro Renato Silva para o sempre em dificuldades Fluminense não é nenhuma tragédia se olharmos para o jogador que perdemos. O problema é que o Santos, através desta diretoria vem perdendo boas oportunidades há tempos.

Todo o ano é sempre a mesma coisa: a demora em renovar contratos de jogadores até medianos, mas lá com sua importância para o time (casos de Cléber Santana e Luís Alberto, agora, e Preto Casagrande no passado), contratações sempre de última hora (aumentando o risco de maus negócios e indenizações gordas para os jogadores logo depois) e, no final, o torcedor acaba assistindo um Santos com “promissores talentos” de Iraty e Atlético-GO.

Nada contra essas equipes pequenas do interior, até porque Pelé saiu de Bauru para tornar-se o que tornou. O problema são os “promissores talentos”. Leandro Diferenciado, Rodrigo Tiuí, Wellington Paulista, André Belezinha e outras peças promissoras que serviram para que empresários garantissem seu Natal ( olhai o “promissor” Wellington Paulista, que vai mostrar toda sua “coordenação motora” aos espanhóis).

Enquanto a diretoria santista faz sabe-se lá o que, a torcida santista sonha. Especulações como Nilmar, Sousa, Deivid, Washington, Diego, Dagoberto, Felipe, Alex, Luís Fabiano, Rodallega, Mineiro foram acalentadas pela torcida como viáveis para um time forte que entre na Libertadores de 2007 com reais possibilidades de vencer o torneio.

Vencer a Libertadores. Será que isso em algum momento passou pela cabeça de algum dirigente santista? Ou vão se contentar com outro campeonato Paulista e uma boa campanha no torneio Sul-Americano? Qual será a meta de 2007? Classificar-se para a Copa do Brasil?

Tá na hora de pensar grande.

****
Não posso ser injusto: afinal de contas, o presidente MT apresentou um grande reforço: um ônibus. Segundo palavras do presidente santista, "já temos esse ônibus, que é enorme. É um bom reforço, não?"

Excelente, presidente MT! Continue brincando mesmo com a torcida santista. Está no caminho certo.

***
Uma pena o dopping do promissor goleiro Felipe. Pode ter enterrado a carreira. Esperamos que o desfecho dessa história seja o mais positivo o possível tanto para o jovem atleta como para o SantosFC.

Pafúncio de Sá Kane é torcedor do Santos, e não de Paraná Clube, Figueirense, Juventude, que acham o máximo a classificação para a Libertadores.

Nenhum comentário: