sábado, janeiro 21, 2006

TURBILHÃO

Tanta coisa acontecendo nesse início de ano e não podemos ficar à margem dos fatos momentosos. Luxemburgo veio, Giovani se foi, Luizão... chegou a vir mesmo ? Cobranças, questionamentos, dúvidas e incertezas. Isso nos motivou a tecer as considerações abaixo, diferentes facetas dessa mesma realidade chamada Santos Futebol Clube. Vamos lá:


NOVO SANTOS

Do time de 2005 ficou, para toda a torcida santista, uma imagem marcante: a apatia.

E ela foi soberana com O.O., Gallo, Nelsinho e até Chulapa.

Alguns jogadores que fizeram o nome à sombra de Robinho, Léo, David, Elano e Luxemburgo em 2004, acreditaram que eram craques, que decidiam jogos e, por mais paradoxal que isso possa soar, se tornaram apáticos. Outros tinham a lentidão em sua própria natureza.

O primeiro grupo tinha como expoente máximo o gordo PC, secundado por Ávalos. O segundo, liderado por Ricardinho e depois Giovanni e Léo Lima.

A diretoria num ato desesperado, depois de ver jovens revelações como Danilinho, Fabiano, Frontini sucumbirem juntamente com os jogadores de base, trouxe os medalhões Luisão e Pitbull para tentar salvar o ano.

Tudo em vão! 2005 foi o ano a ser esquecido...nenhum título e nem classificação para a Libertadores. Soma-se a isto a goleada para o Chacaritas e tornou-se imperioso fazer uma reforma radical.

Primeiro na estrutura, com a contratação de Vanderlei Luxemburgo (o melhor técnico do Brasil), Antônio Mello (o melhor preparador físico do Brasil), Dr. Joaquim Grava (também um dos melhores do Brasil) e outros menos renomados. O segundo passo foi uma completa reformulação no elenco.


AS CONTRATAÇÕES

Vi um Santos lutando com atacantes para tentar fazer gols. Mas quem fez os gols não foram os atacantes e sim zagueiros e meio-campistas. Será que os atacantes esqueceram como se faz? Quantos zagueiros, na ânsia de “salvar a pátria” acabam por dar aquela cabeçada certeira e acabam fazendo um golaço, só que, para o adversário. Tem alguns que tornam-se artilheiros! Sem contar que goleiros andam fazendo gols, o caso do Rogério Ceni.

Será que não estaria na hora de mudarmos e, ao invés de contratar atacantes, lotar o time de zagueiros e goleiros? Cupertino, Rogério Ceni, Waldomiro e tantos outros... Eh, Eh.

Falando sério. Acho que está na hora de pegarmos um pouco do dinheiro do Robinho e comprar o Deivid. O Sporting, já disse que não tem interesse no empréstimo. Se esperar muito, não vamos conseguí-lo para já, ou algum outro clube mais astuto, acaba “passando a perna” no Santos FC mais uma vez.

Alguém poderia dizer: - Temos Galvão, Magnum, Jonas, Gilmar, que foram contratados pelo Vanderlei Luxemburgo, pois estaria formando uma base para dois ou três anos e trabalharia melhor esses jogadores. Mas e agora para o Paulista? Reinaldo?

Tivemos, até há pouco, grandes jogadores: Giovanni, Piibull, Luisão (que até “ontem” foi artilheiro do São Paulo na Libertadores), não deram resultados. Por quê? Qual a razão verdadeira da rescisão contratual com o Santos FC? Salários? Por que não recontrataram o Ricardinho?

Bem, se quisermos ganhar o Campeonato Paulista de 2006, o Santos FC, na pessoa do presidente Marcelo Teixeira, tem que comprar um atacante de peso, (ou um zagueiro de peso).


O PAPEL DA TORCIDA

Tenho visitado e postado em inúmeros blogs, grupos de discussão, livro de ouro de condomínios, lista de compras de supermercado e tudo mais......

E em todos esses lugares, tenho reafirmado minha convicção de que a torcida do Santos, se não é a mais exigente do mundo, certamente é a mais ansiosa que conheço.

Parece mais fácil falar com torcedores dos outros clubes...-Pô, vocês estão formando um timão....-Caramba, tanto cara bom tá vindo pro Santos.....- Nossa, o Luxa é f.... mesmo, trouxe o Tabata....-Vocês vão papar tudo esse ano. Tudo isso, saído da boca de palmeirenses, corintianos, são paulinos....e os santistas ????

Será que temos a síndrome do vira-lata ? Aquele que olha o prato do vizinho e acha que ele é mais apetitoso ? Só pode ser mesmo....

Terminado o terceiro jogo (a primeira derrota da competição) e o povo já tá largando todas as toalhas que tinha no estoque....Já estão falando até em 2007 !!!! Pára tudo gente !!!

Torcer é um ato de amor e de fé. Não amor por jogador A porque é Messias (desculpem a referência), nem jogador B porque tem um toque refinado de enceradeira (desculpem de novo), nem técnico, nem presidente. O que está em jogo é o Santos Futebol Clube, o Maior do Século das Américas !!!

Temo pelas jovens promessas e pelas apostas do técnico. Se não vingarem logo....será a catástrofe. Vamos queimar bons e jovens valores como Neto, Geílson, Jonas, Galvão. Por quê? Sei lá .....porque é a torcida das vitórias, dos títulos e da soberba, que não suporta ver um erro, uma má jornada... e que adora uma CORNETA !!!

Esse texto está sendo escrito na véspera do jogo do Marília....Queiram os Deuses do futebol que Geílson cale a torcida logo de início, com um gol como o que ele fez contra o Vasco na Vila.....que o Neto bata uma falta perfeita no ângulo... e que Jonas acerte um tirombaço certeiro, depois de matar outra bola no peito na grande área.

Redenção e sobrevida a um time que tem tudo para vencer todas as competições desse ano e que, apesar da torcida, é favorito em tudo que disputar.

Texto escrito a 3 pares de mãos, pelo Cônsul das Gerais, pelo Barão de Rio Claro e pelo Lord do ABC, santistas convictos, otimistas e acima de tudo propositivos. Que acreditam que “tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo”.

Nenhum comentário: