terça-feira, janeiro 10, 2006

OLHA O AÇODAMENTO...


Tomei a liberdade de “pegar emprestado” este chavão que se “popularizou” nos debates do programa Redação Sportv (um dos poucos programas do gênero, senão o único, ainda idôneo), para nortear o meu comentário neste nobre espaço.

Nós santistas, estamos diante de uma avalanche de contratações feitas pelo GLORIOSO para esta temporada. Algumas quase que consensuais (na medida do possível), outras nem tanto, e mais outras bastante discutíveis, quando não execradas !

Eu por exemplo, não gostei da volta do Fábio Costa... Particularmente o acho inconstante, tanto na parte técnica quanto na emocional . Mas daí a dizer que ele é um lixo, e coisa e tal, vai uma grande distância ! Notem que estou falando de um jogador que já passou pelo clube, ou seja, conhecido da torcida. Por mais que tal análise esteja equivocada, ela provém de um certo conhecimento acerca do jogador .

O intuito aqui, não é fazer um juízo de valores a respeito dos jogadores contratados, sendo que citei Fábio Costa apenas como exemplo, posto que todos o conhecem.

O açodamento aqui exposto, refere-se a julgar certos jogadores sem termos a mínima noção de suas qualidades e/ou limites !

Lógico que refiro-me mais especificamente a estes jogadores que estiveram no Vitória, quando de sua queda para a terceira divisão ! Usar este fato como parâmetro não me parece coerente, visto que estamos falando de um esporte coletivo, e, portanto, sujeito a muitas outras variáveis, que fogem aos anseios e às competências individuais !

“Está aí” o GLORIOSO do 2º semestre do ano passado que não me deixa mentir !Muitos dos que participaram daquele fiasco são, agora, motivo de esperança por parte da torcida !

Vale ainda lembrar que estamos falando de jogadores novos, com seus vinte e poucos anos (poucos mesmo) e que devem estar com o orgulho ferido. Se algum destes viessem com a fama de revelação, de promessa, no auge dos seus vinte e cinco anos, certamente que eu desconfiaria, mas não é este o caso .

Primeiro que não chegam como “a solução”, e depois, são jovens que terão sua primeira oportunidade num time de ponta, com um pequeno detalhe.... treinados, norteados por Luxemburgo, que apesar dos pesares, sabe como ninguém, não “apenas” montar uma equipe, mas também motivar e extrair o máximo de seus comandados .

Não acredito que todos “vinguem”, mas se dentre os desconhecidos e/ou com “referências duvidosas” (Galvão, Gilmar, Magnum, Cléber e Jonas), 2 ou 3 mostrem serviço, já dou “a aposta” como ganha .

Luxemburgo pode ser tudo, mas não é louco !

Se num passado muito próximo já nos trouxe Flávio, também é verdade que fez de um Preto Casagrande (que então havia “caído” com o Bahia), de um Fabinho, jogadores importantíssimos para seu elenco !

Muitos ainda poderão dizer, “ah, se fosse o Oswaldinho que os tivesse contratado...”
Pois é, ao vencedor, as batatas !!!

Portanto, olha o açodamento !!!
Vai ficar complicado explicar como que um time de refugos, brigou por cada campeonato disputado !

PS: Claro que isto não vale, para quem os conhece DE FATO, e não apenas “por pressuposição” !
PS 2 : Sem açodamento, acredito que seremos CANDIDATOS ao título de todos os campeonatos que disputarmos este ano .
Um grande abraço, e que venham as taças !!! (...olha o açodamento ! )
Michel Pastorelli, também é santista roxo, integra a Corte do Rei Máximo I na qualidade de Tesoureiro Real, aprecia Monty Phyton, acha que os livros da auto-ajuda mais auto-atrapalham, e está convicto de que não importa se virarmos um Cover do Iraty, desde que venham os títulos !!!

Nenhum comentário: