quinta-feira, junho 23, 2011

SANTOS SEMPRE SANTOS! TRICAMPEÃO DA LIBERTADORES 2011


(clique na imagem para melhor visualização)

"Santos, tricampeão da Libertadores da América". Você pode não acreditar mas pensei um bocado antes de escrever isso. Como iniciar um texto de forma coerente e que transmita ao mesmo tempo informação e opinião para os leitores? Melhor não tentar. Ou melhor, parafraseando um programa de rádio aqui em Salvador, o jeito é "deixar o coração mandar".

ANTES DO JOGO

Eu estava tranquilo. Não procuro por informações do time, escalação, nem mesmo comento nada sobre o Santos na véspera de jogos finais. É uma maneira que descobri para driblar a ansiedade. Tem dado certo.

DURANTE O JOGO

Toda a tranquilidade foi embora. Eu tremia tanto que pensei: "vou ter um troço por aqui, não é possível". A situação só foi melhorar no começo do segundo tempo com o gol do Neymar. E com o apito final, é claro.

DEPOIS DO JOGO

Só alegria, risos, lágrimas e uns gritos que renderiam multa por parte do síndico. Felizmente o prédio está vazio porque os vizinhos viajaram para curtirem as festas juninas. Viva São João, viva Neymar, viva Pelé!

PELÉ

Foi emocionante ver o Pelé no Pacaembu torcendo pelos garotos e levando o Muricy até o meio de campo em uma homenagem mais do que justa e merecida. Que me desculpem os torcedores das outras agremiações, mas só o Santos tem isso. Pelé eterno!

MURICY RAMALHO

Tem jornalista lá do Rio de Janeiro perdendo o sono e com problemas gástricos com o técnico Muricy Ramalho. Responsável por acertar taticamente esse time do Santos, Muricy se consolida de vez como o melhor técnico atualmente em atividade no futebol brasileiro. Para desespero dos ressentidos.

RAFAEL

O goleiro mais jovem a ser campeão da Libertadores. Habemus goleiro! Quando foi que o Santos revelou um camisa 1 tão bom? Como esquecer sua atuação na partida contra o América lá no México? É contrato longo e história no Peixe!

ADRIANO

Já foi xingado, chamado de perna de pau e outros termos que é melhor nem lembrar. Voltou ao Santos depois de um período emprestado e tomou conta da camisa titular. A raça e a dedicação com que joga é um exemplo de respeito imenso ao Santos. Ah, e o tal Martinuccio não viu a cor da bola nos dois jogos das finais. Grande Adriano!

AROUCA

O São Paulo já tem o seu César Sampaio para se arrepender. A gente olha para o decadente e lerdo Rodrigo ZZZZouto ( por falar nele, cadê? Ficou invisível?) e compara com o Arouca. Obrigado, São Paulo! Que jogador fantástico é esse Arouca!

DANILO

Confesso que o xinguei muito e que tenho um pé atrás em relação ao seu futebol. Mas o belo gol de ontem coroou a (boa) participação deste jovem jogador na Libertadores. Fica aqui o (nosso) meu agradecimento.

LÉO & ELANO

Dois jogadores que estavam no grupo de 2003 vice-campeão da Libertadores. Não têm o mesmo vigor de quase 10 anos atrás, mas são importantes demais para o grupo - apesar da fase ruim tecnicamente do Elano. Léo sempre raçudo, guerreiro.

DURVAL & DRACENA

Tá, eu chamo o Edu Dracena de "Edu Desgracena" por conta de suas inúmeras bobagens. Mas vai ser largo assim sei lá onde! O cara tá no Santos tem 1 ano e meio e já levantou 4 taças como capitão! E o Durval, ah, esse aí joga sério - até demais, ô cara amarrada! - e juntamente com o Adriano mostrou uma evolução fantástica desde a chegada do Muriçoca ao comando técnico.

PARÁ

Pensaram que eu esqueceria do Parazinho do ABC? Pense aí num cara contestado e pensará no nosso Marcos Rogério Ricci Lopes, com espantosos 167 jogos quebrando o galho ali pela lateral direita, lateral esquerda, volante... onde precisar, chama o Pará!

JONATHAN

Num balde pequeno coloque 7 punhados de folha de arruda. Acrescente um jarro de água quente e deixe as folhas descansarem. Tome o banho e reze para São Jorge: "Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge". Um excelente lateral que precisa mesmo de um banho pra espantar o azar das contusões...

ALAN PATRICK

Então, teve lá sua importância para o elenco. A grande chance de se firmar no time veio com a contusão do Ganso. Não conseguiu, fazer o que? Resposta: ir pra Ucrânia. Ou Rússia, sei lá...

PAULO HENRIQUE GANSO

Serei bem sincero: é um filho da ****, mas joga MUITA bola, um craque! Que bote a cabeça no lugar.

NEYMAR

Gênio. O que eu falar aqui do Neymar será pouco. Renê Simões, agora às voltas com Jóbson, Carlos Alberto, Ricardinho e Sousa no Bahia, tinha razão: é um MONSTRO da bola! E com esse amadurecimento que vem ocorrendo... segura o moleque!

ZELOV

Ontem o torcedor santista comemorou duas coisas: o tricampeonato da Libertadores e o último jogo do Zé Love no Santos! Tá, Zé Love, você é raçudo, corre um bocado, se dedica, todos reconhecemos e aplaudimos isso. Mas vai ser azarado e ter má pontaria assim lá em Gênova...!

QUEIRRIÇÃO

É mesmo, Keirrison também é campeão da Libertadores da América! E nem assim ele acorda! Ô, Queirrição, acorda pra vida e põe o pé no chão, rapaz!

DIRETORIA DO SANTOS/ PLANEJAMENTO

Sejamos francos: todos ficamos preocupados com o inicio do ano no Santos. Uma certa letargia na hora de contratar reforços, indo para a Libertadores sem um centroavante de qualidade - Borges, no lugar de Zelov, seria artilheiro do campeonato - e o pior de tudo: Adilson Batista no comando. Fundamental a demissão do treinador trapalhão do comando do Santos. Com ele fatalmente não passaríamos de fase. Confiou-se demais na volta de PH Ganso, no Keirrison acordando e Neymar brilhando. Claro que a hora é de comemoração, mas depois da euforia cabem algumas reflexões.

GERAÇÕES

Falam muito da "geração Pelé" , "geração Robinho & Diego" - além dos "Meninos da Vila" de 1978 - e agora da "geração Neymar e Ganso". Eu faço parte da "degradação anos 80 e 90", quando vi Marco Antônio Cipó, Osmarzinho, Edelvan, Neizinho, Camilo, Armstrong, Serginho Fraldinha e tantos outros pernas de pau históricos que vestiram a camisa do Santos. Essa molecada tem sorte em acompanhar o Santos neste início de século XXI. Quanto à "degradação dos anos 80 e 90", tudo o que passamos só nos tornou mais apaixonados pelo SantosFC! Salve o nosso e novo campeão!

COMPARAÇÃO INEVITÁVEL

Para encerrar, uma comparação:
Neymar: 19 anos e uma Libertadores no currículo.
Corinthians: 101 anos e um Tolima no currículo.