
"Santos, tricampeão da Libertadores da América". Você pode não acreditar mas pensei um bocado antes de escrever isso. Como iniciar um texto de forma coerente e que transmita ao mesmo tempo informação e opinião para os leitores? Melhor não tentar. Ou melhor, parafraseando um programa de rádio aqui em Salvador, o jeito é "deixar o coração mandar".
ANTES DO JOGO
Eu estava tranquilo. Não procuro por informações do time, escalação, nem mesmo comento nada sobre o Santos na véspera de jogos finais. É uma maneira que descobri para driblar a ansiedade. Tem dado certo.
DURANTE O JOGO
Toda a tranquilidade foi embora. Eu tremia tanto que pensei: "vou ter um troço por aqui, não é possível". A situação só foi melhorar no começo do segundo tempo com o gol do Neymar. E com o apito final, é claro.
DEPOIS DO JOGO
Só alegria, risos, lágrimas e uns gritos que renderiam multa por parte do síndico. Felizmente o prédio está vazio porque os vizinhos viajaram para curtirem as festas juninas. Viva São João, viva Neymar, viva Pelé!
PELÉ
Foi emocionante ver o Pelé no Pacaembu torcendo pelos garotos e levando o Muricy até o meio de campo em uma homenagem mais do que justa e merecida. Que me desculpem os torcedores das outras agremiações, mas só o Santos tem isso. Pelé eterno!
MURICY RAMALHO
Tem jornalista lá do Rio de Janeiro perdendo o sono e com problemas gástricos com o técnico Muricy Ramalho. Responsável por acertar taticamente esse time do Santos, Muricy se consolida de vez como o melhor técnico atualmente em atividade no futebol brasileiro. Para desespero dos ressentidos.
RAFAEL
O goleiro mais jovem a ser campeão da Libertadores. Habemus goleiro! Quando foi que o Santos revelou um camisa 1 tão bom? Como esquecer sua atuação na partida contra o América lá no México? É contrato longo e história no Peixe!
ADRIANO
Já foi xingado, chamado de perna de pau e outros termos que é melhor nem lembrar. Voltou ao Santos depois de um período emprestado e tomou conta da camisa titular. A raça e a dedicação com que joga é um exemplo de respeito imenso ao Santos. Ah, e o tal Martinuccio não viu a cor da bola nos dois jogos das finais. Grande Adriano!
AROUCA
O São Paulo já tem o seu César Sampaio para se arrepender. A gente olha para o decadente e lerdo Rodrigo ZZZZouto ( por falar nele, cadê? Ficou invisível?) e compara com o Arouca. Obrigado, São Paulo! Que jogador fantástico é esse Arouca!
DANILO
Confesso que o xinguei muito e que tenho um pé atrás em relação ao seu futebol. Mas o belo gol de ontem coroou a (boa) participação deste jovem jogador na Libertadores. Fica aqui o (nosso) meu agradecimento.
LÉO & ELANO
Dois jogadores que estavam no grupo de 2003 vice-campeão da Libertadores. Não têm o mesmo vigor de quase 10 anos atrás, mas são importantes demais para o grupo - apesar da fase ruim tecnicamente do Elano. Léo sempre raçudo, guerreiro.
DURVAL & DRACENA
Tá, eu chamo o Edu Dracena de "Edu Desgracena" por conta de suas inúmeras bobagens. Mas vai ser largo assim sei lá onde! O cara tá no Santos tem 1 ano e meio e já levantou 4 taças como capitão! E o Durval, ah, esse aí joga sério - até demais, ô cara amarrada! - e juntamente com o Adriano mostrou uma evolução fantástica desde a chegada do Muriçoca ao comando técnico.
PARÁ
Pensaram que eu esqueceria do Parazinho do ABC? Pense aí num cara contestado e pensará no nosso Marcos Rogério Ricci Lopes, com espantosos 167 jogos quebrando o galho ali pela lateral direita, lateral esquerda, volante... onde precisar, chama o Pará!
JONATHAN
Num balde pequeno coloque 7 punhados de folha de arruda. Acrescente um jarro de água quente e deixe as folhas descansarem. Tome o banho e reze para São Jorge: "Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge". Um excelente lateral que precisa mesmo de um banho pra espantar o azar das contusões...
ALAN PATRICK
Então, teve lá sua importância para o elenco. A grande chance de se firmar no time veio com a contusão do Ganso. Não conseguiu, fazer o que? Resposta: ir pra Ucrânia. Ou Rússia, sei lá...
PAULO HENRIQUE GANSO
Serei bem sincero: é um filho da ****, mas joga MUITA bola, um craque! Que bote a cabeça no lugar.
NEYMAR
Gênio. O que eu falar aqui do Neymar será pouco. Renê Simões, agora às voltas com Jóbson, Carlos Alberto, Ricardinho e Sousa no Bahia, tinha razão: é um MONSTRO da bola! E com esse amadurecimento que vem ocorrendo... segura o moleque!
ZELOV
Ontem o torcedor santista comemorou duas coisas: o tricampeonato da Libertadores e o último jogo do Zé Love no Santos! Tá, Zé Love, você é raçudo, corre um bocado, se dedica, todos reconhecemos e aplaudimos isso. Mas vai ser azarado e ter má pontaria assim lá em Gênova...!
QUEIRRIÇÃO
É mesmo, Keirrison também é campeão da Libertadores da América! E nem assim ele acorda! Ô, Queirrição, acorda pra vida e põe o pé no chão, rapaz!
DIRETORIA DO SANTOS/ PLANEJAMENTO
Sejamos francos: todos ficamos preocupados com o inicio do ano no Santos. Uma certa letargia na hora de contratar reforços, indo para a Libertadores sem um centroavante de qualidade - Borges, no lugar de Zelov, seria artilheiro do campeonato - e o pior de tudo: Adilson Batista no comando. Fundamental a demissão do treinador trapalhão do comando do Santos. Com ele fatalmente não passaríamos de fase. Confiou-se demais na volta de PH Ganso, no Keirrison acordando e Neymar brilhando. Claro que a hora é de comemoração, mas depois da euforia cabem algumas reflexões.
GERAÇÕES
Falam muito da "geração Pelé" , "geração Robinho & Diego" - além dos "Meninos da Vila" de 1978 - e agora da "geração Neymar e Ganso". Eu faço parte da "degradação anos 80 e 90", quando vi Marco Antônio Cipó, Osmarzinho, Edelvan, Neizinho, Camilo, Armstrong, Serginho Fraldinha e tantos outros pernas de pau históricos que vestiram a camisa do Santos. Essa molecada tem sorte em acompanhar o Santos neste início de século XXI. Quanto à "degradação dos anos 80 e 90", tudo o que passamos só nos tornou mais apaixonados pelo SantosFC! Salve o nosso e novo campeão!
COMPARAÇÃO INEVITÁVEL
Para encerrar, uma comparação:
Neymar: 19 anos e uma Libertadores no currículo.
Corinthians: 101 anos e um Tolima no currículo.
