segunda-feira, agosto 20, 2012

Tite e seu mau exemplo


"Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro."
"É mau exemplo para o garoto que está vendo, [é mau exemplo] para o meu filho".

Uma rápida análise nestas frases nos passa a impressão de que estamos falando de um marginal ou de um indivíduo que representa um perigo para a sociedade. Não se trata de nada disso: tais expressões foram direcionadas ao jogador de futebol Neymar e foram ditas por treinadores de futebol - René Simões e Tite, respectivamente.

Neymar é um jogador que suscita discussões acaloradas desde o momento em que fez sua primeira aparição no time profissional do Santos, em 2009. O garoto, então com 17 anos, chamou a atenção por sua técnica apurada e dribles desconcertantes. Logo se tornaria alvo dos zagueiros e por conta do físico franzino levava a pior quando acontecia o contato físico com o jogador adversário - daí surgiu a história do "cai cai".

Desde então as coisas aconteceram muito rápidas para o jogador. Em 03 anos Neymar coleciona números impressionantes: são títulos (tri campeão paulista, campeão da Copa do Brasil, campeão da Libertadores), gols (112 gols em 192 jogos incluindo a seleção brasileira) e contratos de publicidade milionários associados a um plano de carreira, o que fez o jogador e staff resistirem ao assédio de clubes europeus como Chelsea e Real Madrid e assim permanecer no Santos. Neymar, hoje, é um sucesso nos gramados - é visível a evolução tanto técnica quanto comportamental do jogador com apenas 20 anos - e estranhamente isso incomoda a muita gente.  

Incomoda tanto ao ponto do técnico do Corinthians, Tite, declarar que o jogador é um mau exemplo para os garotos - inclusive para o próprio filho do técnico. Evidente que o técnico corintiano estava de "cabeça quente" com a derrota de seu time na Vila Belmiro e com um gol santista em flagrante impedimento sendo validado; mas um profissional que está em seu melhor momento da carreira ( conquistou o campeonato brasileiro e a Libertadores pelo Corinthians) deveria dosar as palavras. Tite parece ter esquecido que trabalhou com o  polêmico atacante Adriano, um jogador envolvido em várias confusões - inclusive com traficantes; e que tem no seu elenco o atacante Emerson Sheik, condenado por falsidade ideológica em 2007. E se estendermos a discussão sobre "bons exemplos" chegaríamos ao clube onde o treinador atualmente exerce sua função, notoriamente beneficiado pela arbitragem e por esquemas envolvendo desde lavagem de dinheiro à máfia do apito

Pode-se dizer o que quiser do jogador Neymar dentro de campo: genial, craque, talentoso, cai-cai, marqueteiro, marrento... enfim, são opiniões comuns dentro de uma rivalidade normal relacionadas ao futebol; contudo, muita coisa que se escuta e lê sobre o jovem jogador do Santos é carregada por um ódio quase inexplicável em críticas geralmente não relacionadas ao futebol - a aparência, o gosto musical, as aparições publicitárias, o dinheiro. 

Ao reforçar estereótipos e conferir outro rótulo imbecil ao Neymar por conta de uma derrota de seu time em que o jogador santista teve atuação destacada, quem dá mau exemplo é o técnico Tite - que desta forma entra definitivamente para o grupo dos maus perdedores, pois "dessa aversão pelo sucesso alheio e do desespero em virtude de seus fracassos, a alma exaspera-se contra a sorte (...) e afunda na comiseração". (Sêneca)

Desenhando: é muita "chorabilidade".