sábado, outubro 23, 2010

Pelé, 70 anos!




Pelé, o Rei do Futebol, faz hoje 70 anos.

Longa vida ao Rei do Futebol, o mais fantástico jogador de futebol de todos os tempos, ao lado de Garrincha - este, infelizmente, sucumbiu ao álcool e diversas infiltrações criminosas em seus joelhos.

O MAIOR VENCEDOR
Pelé marcou em sua carreira 1.285 gols em pouco mais de 1.300 jogos, um feito extraordinário. Pelé parou de jogar no Santos aos 34 anos, em 1974, e logo depois jogou mais 3 anos pelo Cosmos-EUA, deixando o futebol definitivamente aos 37 anos.

Foram tantos títulos conquistados que daria um verdadeiro livro. Mas aqui selecionamos apenas "alguns":

- 3 vezes campeão mundial pela seleção brasileira (em 4 Copas disputadas);
- 2 vezes campeão mundial de clubes ( 1962 e 1963, pelo
Santos);
- 2 vezes campeão da Libertadores da América (1962 e 1963, pelo Santos);
- 6 vezes campeão brasileiro ( Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, João Havelange, Copa União...não liguem para nomenclaturas!);
- 5 vezes campeão do torneio Rio-SP;
- 10 vezes campeão paulista;
- 1 Recopa Interncontinental ( 1968);

E diversos outros torneios espalhados pelo mundo todo, seja jogando pelo Santos, seja pela seleção brasileira. E enquanto jogou no Brasil, vestiu apenas a camisa do SantosFC, abrindo exceção apenas para o Vasco da Gama, em 1957, quando um combinado formado entre Santos e Vasco venceu um torneio internacional, desses parecido ao "torneio de verão" ou "mundialito" que fez do Corinthians "campeão mundial".

A VÍTIMA PREFERIDA

A vítima preferida do Pelé era mesmo o time da marginal s/n.

Pelé jogou 50 partidas contra o Corinthians. Ganhou 25, empatou 16 e só perdeu 9.

Tanta raiva do "timão" pode ter uma explicação.

Em 1958 a seleção brasileira fez um amistoso de preparação para a Copa contra o Corinthians. O time da marginal e a torcida queriam que o tal Luizinho Polegar fosse para a Copa, e não um moleque de 16, 17 anos, no caso o Pelé.

Sem contar que do chamado "trio de ferro", o Corinthians não levaria nenhum jogador para a Copa.

Pois bem, nesse amistoso o Pelé saiu contundido depois de uma entrada violenta de um zagueiro corintiano. A torcida gambá, que já estava ouriçada para que tirassem o Pelé de campo, vibrou muito quando o garoto saiu de campo.

Por muito pouco Pelé não foi cortado da Copa da Suécia. A comissão técnica o bancou no elenco e o resto da história todos já conhecem.

E durante o período que Pelé jogou futebol profissional, o Corinthians nunca foi campeão de torneio nenhum. Isso deu margem a várias teorias malucas, uma das quais dizendo que Pelé jogou uma praga no time de Parque São Jorge: enquanto jogasse futebol, nunca o Corinthians seria campeão.

Coincidentemente, o Corinthians sagrou-se campeão apenas em 1977, no mesmo ano em que Pelé despediu-se do futebol no Cosmos-EUA.

EDSON, O HUMANO; PELÉ, O MITO

Pelé é mito, perfeito. Edson Arantes do Nascimento é humano, que comete erros como qualquer mortal. E cometeu alguns ao longo de sua vida.

No entanto, o brasileiro deveria entender que Edson tem direito como cidadão à opinião e respeitá-la. Desvincular o mito do mortal não é fácil. Virou modinha bem imbecil, em quase todas as entrevistas que o Edson/Pelé concede, utilizar o jargão criado por Romário: "Pelé calado é um poeta".

Que Edson, ouvido por ser Pelé, cometa lá suas gafes, é absolutamente normal. Mas duas frases ditas por Edson/Pelé ressoam como verdades absolutas até hoje:

"Vamos cuidar de nossas criancinhas" - 40 anos depois não poderia haver frase mais adequada e urgente.

"Brasileiro não sabe votar". 30 anos depois, temos aí Tiririca.
Pelé eterno!