domingo, outubro 18, 2009

Bravo, bravíssimo!

Há quanto tempo eu não abria um sorriso de satisfação por um futebol bem jogado como sempre foi a tradição do SantosFC?

Puxando bem pela memória, acho que a última vez foi naquele jogo contra o Grêmio pela Libertadores de 2007, onde fomos eliminados por um desses vacilos que o futebol não perdoa.

Depois disso, o Santos não empolgou. Teve alguns bons momentos como uma partida na Libertadores 2008, um jogo e outro em 2009, mas nada que lembrasse a vocação do Santos, que é vencer com espetáculo. Sim, há quem tenha horror a expressão “vencer dando espetáculo”, mas fazer o que, não é? Deve ser por isso que, à exceção de Romário, Bebeto e Tafarel, poucos se lembrem da escalação do time campeão do mundo em 1994, o ponto alto da mediocridade propagada pelo treinador do selecionado, que dizia “o gol é um detalhe”.

Falando em mediocridade, é exatamente este o termo que define o atual elenco e o momento do SantosMTFC ( porque o time principal é a imagem da mediocridade da administração MT, aquele que leva muito a sério a expressão “Santos é de Santos”). Assistir a uma partida atualmente do SantosMTFC só mesmo com muito cafezinho para se manter acordado. Por isso mesmo nem me interesso mais. Faço um mea culpa: estou no mesmo ritmo do Kleber Pereira, Rodrigo ZZZZouto, Fábio Costa e tantos outros deste elenco, ou seja, só esperando o ano acabar.

Mas felizmente há quem ainda jogue futebol e vença dando espetáculo. Felizmente há quem ainda jogue futebol com alegria, sem frescura, sem estrelismos e sem chiliques tão comuns entre os marmanjões que ganham verdadeiras fortunas para simplesmente se arrastarem em campo.

Estou falando, claro, do time feminino do Santos, que conquistou a 1ª Taça Libertadores da América de Futebol Feminino. Marta, Cristiane, Érika, Dani, Ketlen, Thaís, enfim, todas as meninas que voltaram a arrancar sorrisos de satisfação e alegria aos apaixonados pelo futebol, independente se santistas ou não. Deu gosto de ver.
Há quem procure reduzir o futebol feminino e essa conquista, classificando-o como “ridículo” ou uma “manobra do esperto MT para desviar o foco de suas trapalhadas administrativas” ou, pior ainda, tratando com indiferença absoluta este título conquistado pelas jogadoras santistas.

Para estes, bastam apenas as palavras da excepcional craque Marta ( ei, Marta, como essa 10 que já vestiu Pelé, Pita, Lira, Giovanni e Diego cai bem em você!): "A gente sabe jogar esse esporte. Futebol também é para as mulheres".

ENQUANTO ISSO, EM INTERLAGOS...
Sabem por que o Rubinho não foi campeão? Por causa dos pneus, ora essa!

Escrito por Jaime Guimarães, que quebrou o galho deste blog abandonado: o Ministro Veiga desapareceu, o sr. Aurélio está aposentado, o sr. Pafúncio de Sá Kane foi morar em São Tomé das Letras e o Juninho não tem mais tempo, pois só usa a internet pra acessar MSN e site pornográfico. Fotos: TERRA . Charge: Jaime Guimarães