domingo, julho 19, 2009

Santos x São Paulo, Luxemburgo, Fábio Costa, Twitter...

São Paulo 2 x 1 Santos

Pouco a ser dito sobre a partida, a não ser que o Santos perdeu e reabilitou o São Paulo do péssimo Ricardo Gomes e reabilitou também o centroavante Washington, que marcou 2 vezes. Atacantes em má-fase que queiram sair da pindaíba, favor tratar de jogarem contra o Santos!
O time precisa de reforços. E a lista de Luxemburgo sobre prováveis reforços pode ser conferida AQUI.

A volta de Luxemburgo ao Santos

O “presidente” Marcelo Teixeira, pra variar, dá outra amostra de sua incompetência administrativa: ao trazer Luxemburgo de volta para a Vila Belmiro o “presidente” pode finalmente ocupar-se de coisas mais relevantes como homenagens imbecis e sair bem na fotografia.

Porque é isso o que se espera de um “técnico” para o SantosMTFC: que seja centralizador, faz-tudo, que tome conta do clube e saiba conduzir um elenco recheado de vagabundos que brigam o tempo inteiro e fazem corpo mole. Como Chiliquenta tá mais gagá do que antes e Felipão está nadando em euros no Urubuzeesquisitão ( ou algo parecido), só restou o sr. ex-trategista.

E tem sido assim nos últimos anos. Ou ninguém nunca se perguntou porque treinadores como Paulo Autuori, Geninho, Celso Roth, Vagner Mancini, Cuca, Parreira, Nelsinho não deram certo no Santos? Claro, além de serem ruins, mas até o Geninho foi campeão brasileiro. Por que só Luxemburgo e Leão foram os únicos técnicos que conseguiram sucesso no clube?

O problema é que o “efeito Luxemburgo” não costuma ser dos melhores a médio prazo. Basta ver o que aconteceu em 2008 com o seu legado. E desta vez Luxa virá com um contrato curto, até o final do ano. Coincidentemente, no período das eleições.

Cabo eleitoral garantido.

Fábio Costa, o goleirinho que manda e desmanda no Santos

Para quem ainda tinha dúvidas ou não queria acreditar no quanto esse cidadão é influente na Vila Belmiro, a entrevista do frouxo Vagner Mancini expôs claramente que o goleirinho alcançou um status poderosíssimo no clube, a ponto do SantosFC virar uma espécie de “refém” do tresloucado arqueiro.

Não que o goleirinho tenha pensado em tudo isso: apenas deram espaço e ele ocupou.

Por isso, apesar das fontes duvidosas, dá até para começar a acreditar quando dizem que o Muricy não veio para o Santos por causa do Fábio Costa. O ex-treinador do SP apenas queria o que parte considerável dos santistas quer: o afastamento definitivo do goleiro de créditos eternos, considerado "ídolo" sabe-se lá por que diabos.

Mas pobre de quem bater de frente com o goleiro: além de ser tratado como filho pelo "mandatário" santista, tem contrato até 2012. E já disse que deseja ser presidente do clube.

Como se vê, o Santos está numa enrascada terrível. Tem que haver um jeito de livrar-se deste goleiro, antes que ele torne o ambiente (ainda mais) desagradável pelos lados da Vila.

Twitter
O SantosMTFC quis imitar o Belluzo, presidente do Palmeiras, e afirmou que o novo técnico seria anunciado no Twitter oficial do clube. Isso não aconteceu e pior: depois de todo o mundo anunciar que Luxemburgo voltou ao Santos ( até mesmo o próprio treinador em seu blog e no twitter), só aí é que o Twitter oficial do Santos anunciou o técnico. Umas 3 horas depois.

Os caras não tem compromisso sequer em postar míseros 140 caracteres no Twitter, que dirá em relação ao clube!

Follow me on twitter: http://twitter.com/jaimeguimaraess
Visit: http://grooeland.blogspot.com/

quinta-feira, julho 16, 2009

Santos atual: mais bizarro que os timecos da década de 80/90

Deem uma boa olhada na foto acima. Este time por pouco não foi rebaixado no campeonato brasileiro de 1989, indo para o “grupo da morte”. Safou-se graças ao W.O contra o Coritiba e graças à vitória do Vasco pra cima do Sport em Recife.

Foram tempos durangos na Vila Belmiro estes entre 1988-1994. Os times eram fracos, ridículos, a Vila Belmiro era um charco e o período de jejum de títulos se alongava. Os momentos de alegria, para compensar, vinham em algumas vitórias nos clássicos e também quando o Santos jogava na Vila Belmiro.

Camilo, Edson Ampola, Serginho Fraldinha, Tuíco, Osmarzinho, Mendonça Negão, Neizinho, Ferreira, Flavinho, Piá Carioca e tantos e tantos outros jogadores bizarros que hoje entraram para o folclore do SantosFC eram realmente ruins de bola.

Mas na Vila Belmiro não tinha moleza. Raramente o Santos perdia em seu estádio. Se perdia, vendia muito caro a derrota. Empate era comemorado pelos adversários como se fossem vitórias. E se o adversário, pequeno ou grande time, vencesse, era um feito fantástico!

Estes jogadores do atual elenco santista, com exceção dos três moleques ( PH, MADson e Neymar) e do Léo, são mais bizarros do que os lendários pernas de pau dos anos 80 e 90.

Hoje, qualquer Barueri com Val Baiano chega à Vila Belmiro e engrossa a partida. Times que outrora não venciam de jeito nenhum na Vila, como Atlético-MG e Coritiba, hoje até goleiam o Santos em casa. Até mesmo o pobre CSA, rebaixado no campeonato alagoano, passeia na Vila.

Injusto culpar apenas os vagabundos que se dizem jogadores profissionais por esta palhaçada. O presidente de “administração européia” mostra-se, a cada ano que passa sem Luxemburgo ou Leão para tomar conta do clube, um incompetente para administrar o clube, um omisso, um sujeito bom de lábia e que sai bem nas fotos. E não é coincidência: nos últimos 10 anos veja quais foram os técnicos que conquistaram títulos com o Santos.

É por isso que se aparecer na Vila um Muricy ou outro, com exceção do "sr.ex-trategista", terá muito trabalho (como Leão bem avisou. E de lá pra cá já caíram 4 técnicos). A faxina terá que ser grande (e deveria começar pelo presidente e diretoria). Não é o ideal no meio do ano, mas chega. Chega de vagabundos humilhando o Santos.

A Vila tem que voltar a ser o que era: um verdadeiro tormento para os times adversários, e não esse parquinho de diversões e com palhaços vestindo o manto.

Follow me on twitter:
http://twitter.com/jaimeguimaraess

domingo, julho 12, 2009

Nova carta da diretoria santista

Santos, 12 de Julho de 2009

Prezados presidentes e diretoria do EC Vitória,

Parabéns pela brilhante vitória que honra o futebol nordestino, em particular o futebol baiano.

Entusiasmado com o futebol rápido e objetivo apresentado pela Vitória, peguei-me vibrando pela estonteante goleada de nosso irmão rubro-negro baiano.

Para nós, o Vitória tornou-se um exemplo a ser seguido.

Espero que possamos ajudar, como fizemos na noite de hoje no Barradão, a construir de forma marcante um futebol baiano e nordestino forte. Redobramos nossos esforços em prol do co-irmão soteropolitano e espero que nosso técnico e jogadores tenham se comportado a seu contento.

Pois de nossa parte, da diretoria e do presidente Marcelo Teixeira, nossa política de cordialidade é fundamental para estreitar os laços com os co-irmãos.

Atenciosamente,

Santos Futebol Clube, o clube-mãe