domingo, junho 21, 2009

Santos 2 x 3 Atlético-MG. Muricy tá desempregado...



Bem, o Santos conseguiu complicar as coisas novamente e perdeu pro Atlético-MG na Vila Belmiro.

E até que o Santos começou jogando direitinho, com um belo gol do Neymar, que fez um bom primeiro tempo ( o garoto, não o time). Os problemas de sempre continuam: a marcação frouxa, ridícula, patética do meio de campo santista com seus dois “volantes”, o ZZZZouto e o Pastor Comédia. E uma zaga com Eller está longe de ser confiável.

No segundo tempo, com o Santos recuando em demasia, era questão de tempo pro Atlético-MG empatar. Empatou. O Santos continuou na mesma: atraindo o adversário pro seu campo, recuando, sem marcar direito e lá se foi o Galo virando a partida. 2 x 1.

Como desgraça pouca é bobagem, Mancini apronta outra das suas e tira Neymar e o Paulo Henrique do time para as entradas do Molina e Maykon Leite. E assim tomou o terceiro gol. O Santos ainda fez o segundo gol com Léo. E ainda teve tempo pra lambança do juiz anulando o gol de empate do Santos no finalzinho. Isso não encobre a péssima atuação do time dentro de campo: 3 x 2, outra derrota na Vila e a 10ª posição na tabela.

MANCINI ou MURICY?
Logo quando chegou ao Santos, Mancini veio com o discursinho de “carta branca”. E teve até diretor falando na tal carta. Que deveria ser uma cartinha de natal. Porque “carta branca” pra afastar o Luisinho qualquer um faz. Agora afastar jogadores do porte de Fábio Costa, ZZZouto, Pastor Brum, Eller e Kleber Feijoada é outra história.

Analisar o trabalho do Mancini é complicado. Quando Leão foi expulso do Santos chegou a afirmar que o próximo treinador teria muito trabalho por lá. E passaram Cuca, Márcio Fernandes e agora Mancini e a estrutura viciada do Santos continua a mesma. Tudo muito acomodado, jogadores com “status e moral” junto à torcida e presidente que não jogam absolutamente nada e tampouco demonstram vontade em defender o time. Uma limpeza no elenco deveria ter sido feita logo no dia seguinte à final do campeonato brasileiro de 2008.

Portanto, Mancini tem culpa no cartório? Se olharmos toda essa “estrutura” do clube, teoricamente, não. Mas o trabalho do técnico dentro das quatro linhas é decepcionante. Não conseguiu resolver a questão dos medalhões vagabundos que comprometem seu trabalho, não conseguiu resolver o problema defensivo da equipe ( a defesa do Santos só não é pior do que a do Atlético-PR, que tomou 15 gols; o Santos tomou 14), suas alterações conseguem invariavelmente piorar o desempenho do time. Enxergamos alguma evolução no time graças aos três moleques ( MADson, PH e Neymar), mas quando eles jogam mal ou deixam de jogar, 2008 bate à porta. Pra piorar, Mancini tem a semana inteira para armar o time e quando entra em campo o time é desorganizado, vulnerável, bagunçado. Já passou da hora do treinador mostrar-se diferenciado, como se dizia.

Portanto, que venha Muricy. E não é possível: Leão, Cuca, Márcio Fernandes e Mancini. Nenhum deu certo. A “espinha dorsal” do time é praticamente a mesma: FC, Eller, ZZZouto, Brum, Kleber Pereira. Não é mera coincidência.

FÁBIO COSTA
Sobre o goleiro tresloucado, não comemoro sua saída do time desta forma. Apenas resumo laconicamente: aqui faz, aqui se paga.

Por Pafúncio de Sá Kane, assessor do Ministro Veiga ( desaparecido). Acesse http://grooeland.blogspot.com/

domingo, junho 14, 2009

Botafogo 2 x 0 Santos. Afasta mais gente, Mancini!

O Santos perdeu ontem a invencibilidade no campeonato brasileiro ao ser derrotado pelo Botafogo por 2 x 0 e esta vai pra conta do técnico Vagner Mancini, em parte.

Ontem o Santos não jogou. Não entrou em campo. Parecia um catado de jogadores perdidinho, perdidinho no gramado, errando passes em excesso e praticamente não criando nenhuma chance de gol.

O que preocupa neste caso não foi a derrota pro Botafogo, e sim dois aspectos:

1) O time teve 10 dias para se preparar, treinar e corrigir certos problemas (sobretudo na marcação de meio de campo). O que foi feito nestes 10 dias, pelo visto, foi apenas recreação ou não foi assim, Mancini?

2) É aquela velha tese dita por aqui e que se confirma: tirem PH, MADson e Neymar deste time que retornamos a 2008. E ontem PH e MADson foram muito mal e Neymar demorou pra entrar. O Santos é dependente da inspiração destes 3 jogadores e quando isso não acontece só mesmo um lance fortuito de um Molina ou uma bola parada pro time se virar.

INCOERÊNCIA DO MANCINI

O treinador afastou o "lateral direito" Luisinho do time. “Boa, Mancini”, disse a torcida. Realmente, o jogador vinha muito mal e prejudicando a equipe, pois os adversários “deitavam e rolavam” no seu setor.

Mas o que dizer do Pastor Comédia Brum? O que dizer do “zagueiro” Fabiasno Eller? O que dizer do “craque” Rodrigo ZZZZouto? O que dizer do “goleiro de créditos eternos”, o tresloucado Fábio Costa? Afastar o Luisinho é fácil, afinal é um pobre-coitado qualquer, mas e estes jogadores todos citados acima, reconhecidamente em péssima fase ou que demonstram não ter vontade (ao menos isso) nenhuma em jogar pelo Santos?

O meio de campo do Santos não marca ninguém. Impressionante. A apatia de ZZZZouto parece que contagia o time inteiro. Brum é ótimo pra contar piadas, mas o futebol agradeceria se ele fosse para o Pânico na TV. Fabiasno Eller é um zagueiro que se acha um novo Baresi, um craque, mas é um medíocre. E quanto ao goleiro, bem, esse aí é intocável, inquestionável, idolatrado e, abaixo dele, só mesmo Deus.

Ah, o treinador não tem “peças de reposição” de qualidade? Sim, isso é verdade; mas também é verdade que o problema nesse time do Santos e com estes jogadores citados ( e mais o Kleber Feijoada Pereira) é simplesmente POSTURA. Um time não se faz com 11 craques, é preciso também que os brucutus tenham ao menos VONTADE em jogar. Como fazem Domingos e Germano, dois brucutus natos mas raçudos.

O trabalho de Mancini no Santos será prejudicado enquanto ele insistir com essas 4 peças nulas e medíocres no time titular. Depois não adianta reclamar dos gandulas.

Por Pafúncio de Sá Kane, que também escreve no blog http://grooeland.blogspot.com . Faça uma visita!