domingo, setembro 28, 2008

Santos 1 X 1 Portuguesa: mais ou menos esperado...

Em nosso respeitabilíssimo fórum Espírito Saaaantos no orkut, o tópico para a partida entre Santos X Portuguesa trazia os mais otimistas palpites. 2 x 0, 5 x 1, 3 x 1 ou mesmo a “goleada” por 1 x 0 . O único que não deu palpite nenhum até para não “quebrar o clima otimista” do fórum foi justamente este que vos escreve.

Não se trata de ser corneteiro ou pessimista. Ocorre que a Portuguesa, histórico e chato adversário, sempre costuma atrapalhar os planos do Santos e ainda mais nesta situação em que precisa fugir do rebaixamento. Mas isto já vai mais pro campo da superstição.

No campo de jogo mesmo este humilde blogueiro achava muito difícil a vitória neste clássico pelos seguintes aspectos:

- A manutenção do time com 9 jogadores em campo. Kleber Chicletinho e Michael são peças nulas em campo. Michael, que foi pintado até como “craque” no momento em que chegou ao Santos, até agora não mostrou absolutamente nada. Em seus melhores momentos parece ser um jogador apenas “nota 5,0” com alguma generosidade de avaliação.

- Como a equipe se portaria depois da sacudida contra o Goiás? Na humilde e quase desprezível opinião deste blogueiro, o Santos seria uma incógnita: da euforia do returno e inclusive com muitos fazendo contas até para Libertadores para a incógnita do time inclusive no aspecto emocional após a chinelada contra o Goiás. Muitos jogadores achando que “jogavam muito” como Douglas (que saída de gol ridícula, embora nada muito diferente das saídas de gol do Fábio Costa), Eller (se acha o melhor zagueiro do mundo) e Bida( não foi por falta de aviso: é decalque do Cléber ZZZantana). Se continuarem com o arroz com feijão, teremos alguma chance.

FUTURO PRÓXIMO

O próximo jogo do Santos é ainda na Vila contra o Atlético-PR, do Geninho. Não é preciso ser um gênio estrategista para adivinhar que o time paranaense virá com uma retranca braba tentando sair no contra-ataque. E duas coisas preocupam:

- Parece que voltamos a uma fase instável da equipe. Souto vinha jogando bem e hoje foi muito mal. Bida e Wendel, que eram outros diferenciais neste time, também não renderam aquilo que podem. Foi assim contra o Goiás e foi assim contra a Lusa.

- A incrível dependência dos gols de Kleber Pereira. Cuevas corre, se movimenta, abre espaços na zaga adversária, mas falta gol, também. Os outros atacantes do elenco também não é pra animar: Lima pode ser facilmente comparado a Neizinho e Aluízio Guerreiro, Thiago Luís ainda não mostrou muita coisa e Wesley já é marcado pela torcida. Assim fica complicado.

FUTURO
O Santos está apenas a 3 pontos da zona de rebaixamento. Cuca Gão, Vasco, Figueirense e Atlético-PR continuam dando “aquela” forcinha pro Santos manter-se na 14ª posição do campeonato. Mas uma hora isso pode mudar.

Para escapar do rebaixamento, o Santos vai ter que garantir obrigatoriamente vitórias na Vila a ao menos NÃO PERDER fora de casa. Este final de campeonato vai ser dramático. E ainda mais se MF continuar escalando o time com 9 jogadores e com medo de acabar com a panelinha.



SETOR VISA

E o tal "SETOR VISA", hein? Será que não poderiam ter escolhido ao menos outro lugar para promover "o luxo e o conforto"? Modernidade é contar com um depto. de futebol profissional e que não seja refém de técnicos faz-tudo como Luxemburgo, que o "presidente" Marcelo Teixeira sonha com a volta e já admite até pagar a milionária multa rescisória com o Palmeiras. Com VISA, talvez?

quarta-feira, setembro 24, 2008

Sobre Kléber Chicletinho

Os bravos 4 ou 5 leitores que acompanham periodicamente este blog sabem que os questionamentos acerca da titularidade absoluta do lateral “de seleção” são de longa data e o Ministro Veiga foi até insultado ( não é novidade) por referir-se ao lateral Kleber como “Chicletinho”, em alusão ao seu hábito de mascar chicletes durante a partida.

O lateral vem em má-fase há muito tempo. Em 2008 praticamente não jogou: fez apenas número em campo, arrastando-se nos gramados com uma falta de vontade incomum para um jogador com 28 anos. A tão decantada qualidade técnica do jogador ( que faz cruzamentos da linha de fundo como “se jogasse a bola com as mãos” na cabeça do atacante) também não apareceu – já estava em decadência desde 2007, na verdade.

Mesmo assim, o lateral foi convocado pelo “técnico” Dunga e teve uma atuação pífia contra o Chile pelas eliminatórias, chegando a ser expulso. De volta ao Santos, não apenas é prestigiado com a titularidade inconteste pelo treinador Márcio Fernandes como recebe a faixa de capitão do time.

A pergunta é: por que nenhum treinador (Leão, Cuca, Márcio Fernandes) barra este jogador, em reconhecida má-fase, do time titular, sendo que o Santos possui os laterais Carleto e o recém-contratado Fábio Santos, sem contar com o Michael ( que, aliás, é outro jogador que vem se revelando uma grande decepção)?

Até Agosto acreditava-se que era para evitar uma desvalorização do jogador junto ao mercado externo. Afinal, quem iria contratar um reserva e de um time que flertava com a zona de rebaixamento? Um time alemão chegou a oferecer R$ 8,4 milhões para ter o lateral, mas o Santos recusou, alegando que o valor oferecido era muito baixo.

Mas agora não há mercado externo, dificilmente haverá novas chances para o Kleber Chicletinho na seleção do Dunga e o Santos tem que continuar sua luta para a permanência na primeira divisão ( sim, torcedor santista. Não se iludam com algo além disso). Há motivos para o Chicletinho continuar como titular?

Nas teses lunáticas do Ministro Veiga, Chicletinho só joga por conta do prestígio. Não do prestígio entre os torcedores, como tem Fábio Costa. O prestígio do Chicletinho deve ser mesmo na “panelinha”, dos supostos “líderes” do grupo. O Santos parece aquele time dos chapas: tá gordo, tá lento, ta com sono? Não importa. É camarada. Joga. É brother. Joga.

Chulapa, que conhece tudo quanto é malandragem de boleiro, certamente teve sucesso onde Leão e Cuca falharam: lidar com a panelinha na Vila Belmiro. E isso não é fácil. Lembro-me de dois casos clássicos: o Flamengo do inicio dos anos 90 de Júnior Baiano, Nélio, Marquinhos, Paulo Nunes, Piá, Marcelinho Carioca e Djalminha. Matéria da revista PLACAR trazia a seguinte chamada: “Não mexa com a minha turma”. O lateral Nelsinho (ex-SP) e o meia Bobô (ex-Bahia) sentiram na pele o que é chegar em um clube com uma panelinha já formada. Ou então lembrem-se da desastrosa passagem de Carlos Alberto Parreira no São Paulo.

Pelo visto, não adiantará os torcedores esbravejarem. Chicletinho tem total “confiança” por parte do técnico e dos colegas de panela. Claro que torcemos para que o jogador volte aos seus melhores dias com a camisa do Santos. Mas o tempo urge, o Santos não está em situação confortável e o pensamento, nessa hora, deveria ser o de somar todos os esforços para tirar o SantosFC desta colocação vexatória no campeonato brasileiro.

Na matemática santista, o time precisa somar pontos...e com Kleber Chicletinho em campo, há apenas subtração. Ao menos não há divisão do grupo, embora seu estilo já comece a multiplicar ( olhai o Michael).

E perguntar não ofende: quanto ganha o reservão Fábio Santos?
(revisão: Aurélio F.D.Nário)

ENQUETE DO VEIGA

sábado, setembro 20, 2008

Santos 1 x 4 Goiás...e viva a Vila Belmiro!

Aos 15 minutos do primeiro tempo, quando já estava 3 x 0 pro Goiás, comecei a ter alguns delírios.

E em meus delírios comecei a pensar naquilo que os escritores de ficção científica falam tanto: voltar no tempo.

Nem gostaria de voltar tanto assim no tempo. Só 1 ou 2 dias atrás.

Tentaria alertar o técnico Márcio Fernandes e os auxiliares Serginho e Nenê de que Fabão é uma temeridade não apenas por sua já conhecida limitação técnica, mas também por não jogar há tanto tempo e estar sem ritmo de jogo. Provavelmente o Márcio Fernandes me perguntaria sobre outra opção. Adaílton também não joga há muito tempo só que tem bem mais inteligência que nosso digníssimo Fabão.

Tentaria alertar, também, de que Michael, a despeito de muitos torcedores conseguirem enxergar futebol de nível neste jogador, não é a melhor opção quando se tem Molina e Pará.

Tentaria lembrar ao triunvirato da comissão técnica de que Kleber Chicletinho não joga futebol há...quanto tempo, mesmo? Tentaria descobrir, entre os jogadores, se minha tese teria sentido: Chicletinho só é escalado como titularíssimo absoluto porque é “brother” da galera – e a saída do jogador por deficiência técnica provocaria a volta do “corpo mole”.

E, como último recurso, tentaria alguma coisa que impedisse a viagem do Santos para Goiânia. Um W.O seria menos feio.

VOLTANDO AO PRESENTE...
Depois da chinelada do Goiás, algumas conclusões:

1 – A Vila Belmiro vai livrar novamente a cara do Santos neste campeonato;
2 – Quem estava sonhando com Libertadores, sonhou demais. A permanência na primeira divisão já estará de bom tamanho.
3 – Fabão é ex-jogador e vem gerando um prejuízo enorme.
4 – Domingos é mesmo nosso melhor zagueiro. E Pará tem lugar neste time.

E PARA PROVOCAR:

5 – Domingão é o cara que segura a onda do Fabiano “Baresi” Eller lá na zaga?
6 - Michael: onde é que ele tem esse futebol todo que dizem?
7 – Márcio Fernandes virou Cuca Fernandes hoje? (aliás, o Cuca Gão continua levando o Fluminense à segundona)
8 - O Santos contratou Fabiano, Apodi, improvisa Wendel, Dionísio...e tentou contratar o Vítor e não teve dinheiro ou competência?

NOS DEMOS MAL...
Esta é nossa postagem 200. Era pra ser melhor, né? Pena que o time dormiu em campo, com exceção do Pará.

domingo, setembro 14, 2008

ARROZ COM FEIJÃO 2 X 1 INVENÇÕES DO PROFESSOR PARDAL

Arroz com feijão X invenções do professor pardal. Não adianta. O que alimenta mesmo é a velha sustança e é com ela que o Santos vai deixando a zona de rebaixamento. E a Vila voltando a ser garantia de pontos. Desta vez foi o Fluminense do Professor Cuca Pardal que perdeu no caldeirão por 2 X 1 e continua lá embaixo na tabela, enquanto o Santos vai escalando posições. É o 14º colocado com 29 pontos.

O Santos não correu muitos riscos, com exceção dos últimos 5 minutos de jogo. No primeiro tempo poderia ter feito logo 2 x 0 com alguma facilidade, mas a má pontaria e falta de capricho em algumas finalizações teimavam em deixar o 0 X 0 no placar, até que Kleber Pereira, sempre ele, deixou o seu 18º gol na competição. É o artilheiro do campeonato brasileiro.

No segundo tempo, para não abandonar suas convicções malucas, Cuca Gão foi pro ataque com Somália. Até que o Florminense tentou assustar um pouco, mas deixava os contra-ataques pro Santos, que não soube aproveitar esses espaços, mas fez o segundo gol em uma cobrança de escanteio que Bida Santana ( clone do Cléber ZZZantana) anotou. Primeiro gol do volante com a camisa do Santos.

No finalzinho, na base do desespero, o Flor diminuiu com um golzinho, mas felizmente Douglas garantiu o bicho da moçada e o jogo ficou 2 X 1 mesmo pro Peixe. O próximo desafio é um jogo complicado, um jogo para consolidar a evolução do time: contra o Goiás, no Serra Dourada. Adversário chato demais pra jogar. Que Márcio Fernandes continue acertando o tempero do arroz com feijão.

CUCA GÃO
Só há a lamentar a passagem do Cuca Gão pelo Santos! Como perdemos tempo e pontos com este projeto de treinador:

RETROSPECTO DE CUCA NO SANTOS:
14 jogos 3 vitórias 4 empates 7 derrotas. Pífio, não?
BIDA
Clone do Cléber ZZZZantana, sim. E como o original, tem lá suas qualidades que podem render uns US$ no futuro. Portanto, se é que MT aprendeu alguma coisa ( o caso da venda do ZZZantana é uma verdadeira vergonha), contrate logo o jogador em definitivo junto ao Vitória e estabeleça um contrato de 3 anos.

CHICLETINHO
Só pra variar, mais uma péssima atuação do lateral esquerdo “de nível de seleção”. Expulso contra o Chile, perdendo a posição para Juan do Flamengo, deve ter perdido a confiança do Tunga, apenas fazendo número no Santos...a janela de transferência para a Europa já era, mas quem sabe poderíamos ter uma...
NOTÍCIA QUE GOSTARÍAMOS DE VER:

Acesse também: http://grooeland.blogspot.com

quarta-feira, setembro 10, 2008

CORINTHIANS NA FINAL DA LIBERTADORES CONTRA O REAL POTOSÍ ( BOL)!!!

O LHC ( super acelerador de partículas) já está funcionando e o mundo não acabou, contrariando os profetas apocalípticos de plantão e as seitas malucas espalhadas por aí. Agora, só resta esperar a profecia maia de 2012 pra ver o que acontece. O fato é que o mundo ainda está aí e o Corinthians ainda tem chances de ser campeão da Libertadores. Mas será que conquistará tal título? O que vemos a seguir é um relato de um viajante do tempo ( ao estilo Marty McFly ou mais pra Bill & Ted) sobre os terríveis acontecimentos da noite de 31 de Dezembro de 2499.


CORINTHIANS X REAL POTOSI - FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2499

Final da Libertadores da América, ano 2499. Finalmente o Corinthians poderá sagrar-se campeão das Américas e disputar de forma legítima o título mundial! A fiel torcida lota o estádio São Pirilinho, em Diadema, alugado gentilmente pelo SantosFC para uma ocasião tão especial ao co-irmão! O Timão disputa o título contra o Real Potosí da Bolívia e vai vencendo por 2 x 1, mas este placar ainda dá o título aos bolivianos. Para ser campeão, o Corinthians precisa fazer mais um gol.

E aos 44 minutos do segundo tempo, Socrábiro Casadimir Dentibuda ( um atacante polêmico, resultado da clonagem a partir do DNA dos grandes ídolos da fiel: Sócrates, Biro-Biro, Casagrande, Wladimir, Dentinho e Abuda - violando as regras da FIFA: Federação Intergaláctica de Futebol - que só permitem clones de ídolos do passado com até 2 amostras de DNA), arranca pela esquerda e cai na área na saída do goleiro. O árbitro Márcio Rezende Castrilli Simon de Freitas VIII marca pênalti bastante contestado pelos bolivianos.

Princípio de confusão no estádio São Pirilinho. O assistente de arbitragem, C3PO, captou que o goleiro boliviano sequer tocou no atacante corintiano. A presidente corintiana, Marlene Dualib Joorabichan Matheus (tatataraneta do lendário Vicente Matheus) invade o campo. Jogadores reservas do Timão também invadem po campo e pressionam o árbitro.

Os jogadores bolivianos suspeitam de armação. Na véspera da partida o presidente do Real Potosí chamava a atenção para o fato de o árbitro ser um humano e não um robô, como normalmente acontece. Lances de impedimentos polêmicos e pênaltis duvidosos são coisas do passado.

A guarda imperial brasileira, composta pelos robôs de elite equipada pelo imperador supremo Luizinacio Genuíno Roussef Suplicy da Silva XXXVIII, entra em cena e contém a invasão de torcedores organizados através das pistolas teletransportadoras (quem é atingido pelo raio teletransporter vai direto para a cadeia).

Furtivamente, o diretor do Corinthians, Damião Citadinius, implanta um chip diferente no auxiliar de arbitragem C3PO e a programação do robô é alterada. O pênalti é confirmado, para desespero do goleiro Evo Etcheverria, que ainda recebe o super cartão vermelho (dado aos jogadores extremamente violentos, afastando-os dos gramados por 5 jogos e obrigando tais jogadores a prestar serviços sociais na colônia lunar “The Dark Side”, que é o local para onde são enviados os paranóicos e psicóticos terrestres).

A penalidade será cobrada. Já temos 55 minutos do segundo tempo. É bater a penalidade e terminar o jogo. Não há como perder: como o Real Potosí já fez as 5 substituições que tinha direito e o banco de reservas estava desfalcado, quem foi pro gol foi o presidente do clube, Evo Chavez Morales, aos 109 anos na cadeira de rodas manual ( a Bolívia ainda vive no século XXI, que absurdo!).

E o timão finalmente será o campeão da Libertadores. Abudherrera Dineineto se prepara para a cobrança. É o momento máximo da história do S.C.Corinthians Paulista. Tão histórico e tão importante que até o LGC (Large God Clone), ambicioso projeto humano para a clonagem de Deus, que acontecia exatamente no mesmo momento, foi deixado em segundo plano.

Ao mesmo tempo que Abudherrera partia em direção à bola, o LGC era ligado. A Terra estremece. Surge diante dos cientistas o clone de Deus. Mas por um erro de cálculo grotesco, o chip implantado no clone divino não continha a programação “misericórdia”.

Uma função “repeat” estava acionada e a Terra inteira foi assolada por grandes terremotos, nuvens de gafanhotos geneticamente modificados que tornaram-se carnívoros, piolhos desenvolvidos que invadiam o cérebro das pessoas, moscas mortais e uma torrencial chuva de enxofre e fogo. Tudo no planeta progressivamente tornou-se sal.
No exato momento em que o pênalti batido por Abudherrera ia entrando devagarinho no gol, todos no estádio se transformam em sal. Observando com mais atenção, nota-se que a bola não ultrapassa linha, portanto não foi gol.

Mas uma leve brisa empurrava a bola em forma de sal em direção ao gol. Sim, o Corinthians ainda poderia ser campeão da Libertadores, mesmo que levasse mais mil anos para cada grãozinho de sal entrar no gol! Que final de mundo dramático! Haaaaaja coração!

No último ato do clone de Deus, um espetacular dilúvio toma toda a Terra. As águas dissolvem a bola de sal exatamente em cima da linha. O planeta chega ao fim e o Corinthians não foi campeão da Libertadores da América. Mas o equílibrio do Universo foi assegurado. Tudo está na mais perfeita normalidade.

EPÍLOGO – 2500: Aparentemente, nenhum sinal de vida no planeta devastado. No entanto, onde outrora se encontrava o litoral de São Paulo, duas crianças estão a salvo. Estão nuas e precisam se cobrir, pois sentem frio. Encontram camisas brancas com um símbolo parecido a um coração e código: SFC. Vestem-se com os mantos. Vasculhando alguns escombros, encontram uma imagem de um antigo rei que vestia o mesmo manto que elas com o código SFC. Em breve, entenderão o significado disso tudo. É um recomeço. Uma nova esperança. Sem árvores no centro de um jardim e sem serpentes, maçãs ou Chicos.A humanidade está a salvo.

sexta-feira, setembro 05, 2008

Santos é de Santos!

As primeiras sugestões para o nome foram África, Brasil e Concórdia, mas decidiu-se que o nome da cidade deveria estar presente na denominação. Inicialmente, o time possuía como cores o branco, azul e dourado. Na prática, porém, os dirigentes encontraram enorme dificuldade em confeccionar uniformes nessas cores. Em 13 de março de 1913 o clube adotou "o branco, que representa a paz, e o negro, que simboliza a nobreza".

"Sua bandeira no mastro é a história /de um passado e um presente só de glórias."

Tudo isso vem sendo jogado no lixo, vem sendo desprezado pela filosofia “Santos é de Santos” com atitudes que lembram a dos senhores de engenho do Brasil colonial ou coisa pior:

De início, a Camorra parece ter feito suas maiores incursões na sociedade através de pequenos monopólios, que ela estabeleceu dentro do sistema penitenciário. Monnier declara que o preso não podia comer, beber ou jogar sem a permissão de um camorrista (membro da Camorra), e um décimo de todo o dinheiro que um prisioneiro recebeia na prisão – com o qual ele podia comprar comida e fumo – tinha de ser dado ao camorrista. O não-cumprimento dessas regras resultaria no “risco de ser morto por golpes de cassetete”. Além disso, as autoridades da prisão também pagariam uma quantia à Camorra para manter os prisioneiros sob controle.
KLEIN, Shelley: As sociedades secretas mais perversas da história. Editora Planeta.

A agressão ao técnico Emerson Leão por um bando de delinqüentes em plena Vila Belmiro demonstra bem o poder da filosofia “Santos é de Santos”, bem ao estilo ditatorial:

As ditaduras sempre se utilizam de força bruta para manterem-se no poder, sendo esta aplicada de forma sistemática e constante.Outro expediente é a propaganda institucional, propaganda política constante e de saturação, de forma a cultuar a personalidade do líder, ou líderes, ou mesmo o país, para manter o apoio da opinião pública. A censura também tem um papel muito importante, pois não deixa chegar as informações relevantes à opinião pública que está a ser manipulada.

Divergências ao trabalho e à personalidade do técnico Emerson Leão são compreensíveis e salutares dentro de um sistema que chamamos de democracia. Montar tocaia e agredir um profissional que expôs, de certa forma, o que há de podre pelos lados da Vila, é coisa de ditadura, feudo, máfia.

“PESQUISA DA FOLHA DE SP”

Justificativa do jornal Folha de S.Paulo que excluiu a torcida santista de pesquisa realizada para compor a publicação “DNA Paulistano”.

A pesquisa Datafolha que vem sendo base para a publicação dos cadernos "DNA Paulistano", tem muito mais dados do que o que tem sido publicado.Por um critério editorial e de gerenciamento do espaço disponível, a Folha optou por publicar apenas dados sobre as três maiores torcidas da cidade.Na região oeste, tema do último caderno, 5% são torcedores do Santos, segundo o levantamento. Corinthians, São Paulo e Palmeiras registram, respectivamente, 27%, 25% e 17%.

Acho muito interessante que um jornal com tradição em pesquisas sobretudo eleitorais ( e que deu origem até ao DATAFOLHA) despreze 5% de torcedores em uma determinada região (no caso, a região oeste) e a partir daí consiga determinar o que consideraria como um comportamento definitivo do paulistano.

Tal “pesquisa”, em qualquer apreciação junto a uma banca ou a alguma comissão de iniciação científica, seria desprezada e ridicularizada.

Interessante é que para a FOLHA de S.PAULO o Santos existe. Mas na infame coluna “PAINEL DO FUTEBOL”, para relatar que Kleber Pereira estaria apalavrado com o Corinthians para 2009.

Depois a “grande imprensa” quer responsabilizar a internet por conta da queda das tiragens de jornais e a queda do número de assinantes de revistas.


(Mas duas perguntas são necessárias: o SantosFC emitiu alguma nota oficial sobre "tal pesquisa"? E a assessoria de imprensa do SantosFC, existe?)

charge antiga, mas que demonstra bem como a imprensa paulistana trata o SantosFC

quinta-feira, setembro 04, 2008

Santos 2 X 0 Vitória




















ESTABILIDADE, ENFIM!
Finalmente um time estável. É o Santos de Márcio Fernandes, que venceu o Vitória por 2 x 0 na Vila com dois gols do Kleber Pereira e deixou a zona de rebaixamento. Mas ainda resta o complemento da rodada e vale “secar” Náutico, Fluminense e Portuguesa.

Mas a continuar assim, o Santos deverá mesmo escapar desta desconfortável faixa de classificação com alguma folga, até. A Vila Belmiro voltou a ser a casa do Peixe, o time voltou a ser aquele time complicado de tomar gol em casa e quando a coisa aperta sempre sobra pro artilheiro definir. Sempre foi assim, seja com Serginho Chulapa, Guga, Paulinho, Almir, Viola, Alberto, Deivid. E agora Kleber Pereira.




















O time do Vitória não é nem sombra do que foi no primeiro turno. Mas mesmo assim, pelo o que se viu no segundo tempo, é um time perigoso e ousado. Só que cometeu um erro crasso durante todo o jogo: fez a linha burra o tempo todo.

E aí faltou um pouco mais de tranqüilidade e um pouco de paciência ao Kleber Pereira e aos meias. Um Maykon Leite ontem iria deitar e rolar na zaga baiana. Um Róbson para armar o time, então...Michael até antes do jogo era dúvida e saiu contundido e entrou Molina. Nenhum dos dois teve essa tranqüilidade e paciência pra entender o jogo do Vitória. Kleber Pereira foi campeão absoluto em impedimentos. Era um jogo pra 4 ou 5 gols do Santos tamanha a facilidade sobretudo no primeiro tempo.

Progresso é isso. E fazendo o óbvio. O time tomou corpo, tem uma estabilidade e continua invicto neste segundo turno e jogando um futebol aceitável.

O goleiro Douglas ainda precisa melhorar a reposição de bola e a saída, que são bem ruins. Carleto não deveria mais sair deste time. Joga com vontade, aplicação e personalidade. A não ser que o Fábio Santos seja melhor. Quanto ao Kleber Chicletinho resta-nos torcer para algum milionário árabe com coceira nos bolsos resolva gastar um troco fazendo um favor ao Santos.

Pará entrou e causou boa impressão. Bida deu um jeito nesse meio de campo santista (coisa que o Michael deveria ter feito ao longo dos jogos) e a dupla Souto e Brum são dois cães de guarda bem eficientes.

SECANDO
Fluminense X Grêmio – não vejo o Flu vencendo o Grêmio de jeito nenhum.
Internacional X Portuguesa – dá Inter. Se jogar sério.
Náutico X Ipatinga – da mesma forma que o Ipatinga surpreendeu ao arrancar um empate contra o Vitória no Barradão, quem sabe...

NOTÍCIAS QUE QUEREMOS VER EM BREVE!
Valeu, Tunga!

CHUPA QUE É DE UVA!
O blog do Ministro Veiga é ROCK, mas pede licença aos amigos para postar uma verdadeira praga que assola Salvador (e a Bahia em geral) no quesito musical. A torcida do Vitória adora cantar essa música para seus adversários, então devolvemos pra eles:







ARGHHHHH! Mas “chupa que é de uva”!

quarta-feira, setembro 03, 2008

NOTÍCIAS DE CÁ

VITÓRIA COM DÚVIDA NO ATAQUE
Fonte: A TARDE

O Vitória entra em campo nesta quarta-feira, 3, contra o Santos com a dúvida de quem vai dividir o ataque com o jogador Marquinhos. Depois da saída de Dinei, que foi para o Celta de Vigo, o técnico Vagner Mancini ainda não encontrou um substituto. As opções são Rodrigão e Trípodi. Os dois já atuaram na posição.

O meio-campo é outra indefinição. Willans sentiu dores na coxa durante a partida com o Ipatinga e no treino desta terça e deu apenas voltas no campo. Leandro Domingues e Marco Antônio são os nomes cotados para disputar a vaga de Willans, caso as condições físicas do jogador não permitam que ele entre em campo.

Já a defesa será reforçada pelo lateral-direito Marco Aurélio, que volta para a equipe no lugar de Carlos Alberto. A partida com o peixe será às 22h na Vila Belmiro, em Santos.


EQUIPES PROVÁVEIS
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (aspirante FIFA-MG)
Auxiliares: Rodrigo Otavio Baeta (MG) e Jair Albano Felix (MG)
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
Data: Quarta-feira (3)
Horário: 22 horas


Santos FC - Douglas; Wendel, Domingos, Fabiano Eller, Carleto (Pará); Roberto Brum, Rodrigo Souto, Bida e Michael (Molina); Cuevas e Kléber Pereira. Técnico: Márcio Fernandes


Vitória - Viáfara; Carlos Alberto, Leonardo Silva, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Jackson (Vanderson), Wallace, Willians e Ramon; Marquinhos e Trípodi (Rodrigão). Técnico: Vágner Mancini

NA TV - Santos x VitóriaGlobo (para BA) e Band (menos Rio e Santos), ao vivo, às 22h
================
O Santos precisa tomar muito cuidado com esse Marquinhos. É um jogador rápido, de muita habilidade, mesmo que esteja em má-fase ( já está negociado com a TRAFFIC e ainda vem se recuperando de contusão. Contra o Ipatinga, no Barradão, foi muito mal e a torcida começou a pegar no pé do jogador). Mas mesmo assim é um jogador para tomar cuidados.


Outro que merece marcação é o veterano Ramon. Ele é o "maestro"do Vitória nesse meio de campo. É um time de muita marcação no meio de campo e que aposta em saídas rápidas para o contra-ataque. O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro é um jogador que sobe muito ao ataque e é uma boa saída do time baiano. Destes jogos que o Santos terá em casa ( Vitória, Fluminense, Portuguesa e Atlético-PR), este contra o Vitória sem dúvida é um dos mais chatos.
============
Vitória conta com a impaciência da torcida para vencer
Fonte: A TARDE

“Já enfrentei o Santos umas duas dezenas de vezes na Vila Belmiro e sei que nunca é fácil jogar lá. A arquibancada é muito perto do campo e isso cria uma atmosfera de muita pressão para o time visitante. O Vitória vai precisar marcar muito e surpreender no contra-ataque”, disse o técnico Vágner Mancini, apontando o melhor caminho para o triunfo rubro-negro na noite desta quarta-feira, 3.

Apesar de ter a consciência de que sua equipe vai precisar suportar o caldeirão formado na Vila, Mancini também sabe que a história pode mudar, e isso depende do comportamento do Vitória. “A pressão é um canhão que vira para o outro lado quando o Santos não consegue marcar no primeiro tempo”.

O lateral Marco Aurélio, que foi campeão brasileiro pelo Peixe em 2004, conhece bem esse lado impaciente do torcedor santista. “A torcida não têm muita paciência e isso vai ser bom pra gente. Se eles não conseguirem jogar bem nos primeiros 15 minutos, já vai ter gente xingando e jogando objetos no campo. Isso vai abalar os caras”, assegurou.

Apesar de já ter sofrido com a pressão exagerada da torcida praiana, Marco Aurélio só tem boas recordações do Santos. “É o melhor time que já joguei até hoje. Aquele grupo de 2004 era muito bom, tanto dentro quanto fora de campo. Fiz muitos amigos, como Diego, Robinho, Renato, Elano e tenho contato com eles até hoje”, revelou o atleta, que diz só ter amizade com Domingos do atual elenco santista, mas espera ter um feliz reencontro com funcionários e dirigentes do clube. “Eles queriam muito que eu ficasse, mas não deu”, lamentou.
================
E é verdade. É promessa de jogo muito truncado, com muita marcação no meio de campo. O torcedor santista que for à Vila deverá apoiar o time o tempo todo e ter paciência. O Santos, com Márcio Fernandes, vem apresentando evoluções como equipe. Nada de xingar jogadores e comissão técnica. Guardem todos os xingamentos para esta corja: