domingo, agosto 31, 2008

SANTOS 0 X 0 SÃO PAULO

Sem muitas emoções e sem muitos riscos também, o Santos empatou o clássico contra os bambis no Morumbicha e ainda continua na zona de rebaixamento. Tá demorando pra sair dessa situação, mas ao menos estamos vendo um time com alguma postura em campo, e creio que em breve sairemos desta zona perigosa do campeonato.

Márcio Fernandes espera sair desta classificação nos jogos disputados na Vila Belmiro. Teremos dois adversários na seqüência em casa: o perigoso (e tanto que decadente) Vitória e o adversário direto Fluminense, do “técnico” Cuca Gão. Depois o Santos sai para jogar contra o Goiás e volta a disputar dois jogos na Vila, contra Atlético-PR e Portuguesa.

Se o Santos não vencer estes quatro compromissos em casa, infelizmente é hora de preparar o cortejo. E principalmente estas próximas duas partidas são para disputarem como se fossem finais, mas também com inteligência: se o Vitória conseguir recuperar o perigoso Marquinhos, vai dar trabalho ( o Vitória tem como maestro o veterano Ramon e o time tem um meio de campo com forte marcação e saída rápida para o contra-ataque). E o Fluminense tem até um bom time, mas tem Cuca Gão no banco. E isso é uma vantagem.

Contra o São Paulo foi um jogo sem grandes sustos. Douglas e a zaga portaram-se bem. Rodrigo Souto, depois do susto que teve ao ser pego pelo dopping, tomou vergonha e voltou a jogar bem. Bida, como dito por este blogueiro, é titular deste time, apesar dos repentes de Cléber ZZZZantana. Deu uma arrumada nesse meio de campo do Santos. O time com ele, Brum e Rodrigo Souto vem dando toda a proteção que a zaga nunca teve com Leão ( com exceção de poucas partidas , como aquela contra o Cúcuta) e Cuca Gão ( esse aí, meu Deus...). Michael pouco apareceu, o que já é uma rotina. Venho dizendo que Michael é banco. Molina não pode ficar de fora do time, mesmo que hoje não tenha feito grande jornada.

E aquela furada do Kleber Jordan...puuutz! Gols aos 46 do segundo tempo era pra matar o jogo e garantir 3 pontos valiosos. Fica pra próxima.

KLÉBER CHICLETINHO
Quando pensávamos que finalmente nos livraríamos deste encosto, eis que a negociação com o exterior “faiou” e Chicletinho permanece na Vila Belmiro, enrolando e enganando quem quiser ser ingênuo ou crer que isso “é só má fase”.
Foi mais uma atuação rotineira de nosso “lateral que cruza como se usasse as mãos”: apagada, sem disposição, apenas fazendo número em campo.

A NOSSA esperança é que com o fechamento da janela de negociações para o exterior o Márcio Fernandes tenha o bom senso de colocar esse vagabundo no banco de reservas. Porque agora só vende em Dezembro. E se algum doido chegar com US$ 3 milhões é pra aceitar sem pestanejar.

Como é que vai ser agora é que não sabemos, pois o Santos tem, além do “titularíssimo absoluto” Kleber Chicletinho, Carleto, Pará e Fábio Santos, os dois últimos contratados nesta semana.

E pra não perder o costume:

quarta-feira, agosto 27, 2008

Vamos com calma que o santo é de barro...

MÁRCIO FERNANDES “É O CARA”?

27 de Maio de 2008. Na comunidade Espírito Saaaantos ( uma das melhores para se discutir sobre o SantosFC), comentava-se sobre a saída de Leão e as especulações sobre um novo técnico. Cuca era o preferido, seguido de Paulo Autuori, Abelão e Muricy.

Porém alguns membros ( André Benes, Amílcar e Douglas) sugeriram a efetivação do Márcio Fernandes. Muitos (inclusive este blogueiro) torceram o nariz para tal idéia, embora tivesse lógica: MF é um cara que está no Santos há anos e conhece cada canto da Vila Belmiro e como as coisas funcionam por lá.

O clássico contra o São Paulo na Vila e um 0 x 0 melancólico só aumentaram as desconfianças em relação ao Márcio Fernandes. Tanto que logo depois chegou o Cuca e foi o desastre que vimos ( Cuca conseguiu a proeza de piorar o que já estava ruim no Santos: time, esquema tático, ambiente, relacionamento com jogadores).

Voltou Márcio Fernandes (até porque não havia outras opções interessantes – e de baixo custo benefício, é bom frisar – no mercado de treinadores). E com ele voltou Serginho Chulapa e o auxiliar Nenê Belarmino. Após a partida contra o Náutico ( em que o time escalado foi apenas uma repetição do Cuca), o Santos apresentou algum futebol convincente contra Flamengo, Ipatinga e uma boa apresentação contra o Cruzeiro.

Ou seja, a evolução que esperávamos ter com o Cuca, estamos vendo com o Márcio Fernandes.

E qual é o segredo? Qual a mágica? Será que o Márcio Fernandes aprendeu no Instituto Luxemburgo a escalar um time? Ou será que na verdade quem manda ali é o Nenê Belarmino?

Nada disso. Leiam só as declarações de dois jogadores do Santos:

“...se tivéssemos jogado num esquema mais simples, como estamos jogando agora, talvez tivéssemos obtido melhores resultados”. Fabiano Eller, zagueiro;

“Quando as coisas não vão bem, é melhor fazer o básico”. Wendel, volante

Futebol, dentro de campo, é simples. Um 4-4-2 básico, o velho “arroz com feijão” com forte marcação no meio de campo e rápida saída para o ataque funciona melhor que esquemas mirabolantes e variações táticas complexas. Não é todo mundo que tem o talento e a visão de um Rinus Michel ou de um Telê Santana (que fez até Cafu e tantos outros jogarem bola).


Márcio Fernandes, por tudo isso ( ou só por isso) “é o cara”? Não. É só um treinador de bom senso: fez o óbvio. Pela primeira vez em 2008 temos um treinador que procura fazer o óbvio com a equipe, reconhecendo suas limitações e alguns potenciais.

Será que ainda dá tempo?

KLÉBER CHICLETINHO
Vai embora. Mas vai mesmo? A parte física ainda está no Santos...apodrecida e inútil. Já o espírito e a vontade do jogador já estão fora do Santos há muito tempo. A “má-fase” não é de hoje. O Santos tentou contratar o peruano Hidalgo, de 32 anos, ex-Grêmio, para substituí-lo, mas chega de bichados no Santos. Acho que já é hora do Carleto ser o titular ali pelo lado esquerdo. A não ser que apareça um Léo, quem sabe?

E a missão secreta do Ministro Veiga na China era justamente essa: tentar negociar o Kleber Chicletinho. Parece que teve êxito...de forma indireta...Confira as aventuras(!!!) do Ministro Veiga em Pequim clicando neste LINK.

Visite também GROOELAND ( de Mr. Pafúncio de Sá Kane)...e só para lembrar:

domingo, agosto 24, 2008

Santos 2 X 0 Cruzeiro. Agora vai? (pra onde?)



...e foi com os gols do Kléber Jordan e contando com uma atuação correta da zaga e dos volantes que o Santos venceu bem o Cruzeiro por 2 X 0 na Vila Belmiro. Márcio Fernandes vem escalando a equipe direitinho. Com alguns jogadores voltando ( caso de Rodrigo Souto – que sabe jogar bola e quando faz isso o time ganha qualidade) e com seriedade e vontade, pode ser até que o time consiga escapar desta condição humilhante na tabela ( que ainda tá bem desfavorável).

Santos 2 X 0 Cruzeiro...Agora o time acordou? Finalmente a tal “zica” foi embora? Rumo ao título? (pros mais afoitos)

Embora devamos comemorar essa vitória, é bom irmos com calma. O time ainda ocupa a zona de rebaixamento com 22 pontos ganhos, na 19ª colocação, embolado com Portuguesa e Náutico (também com 22 pontos).

E a rodada poderia ter sido mais interessante. Menos mal que o Náutico apenas empatou com o líder Grêmio e a Portuguesa perdeu para o Palmeiras, que agora é vice-líder. Mas o Atlético-MG venceu e deixou o Atlético-PR em situação complicada. Um empate neste jogo teria sido melhor para o Santos, pois os dois Atléticos ficariam “com a corda no pescoço” ( o mineiro ainda está, mas vem reagindo a vitórias assim dão moral pro clube). O Ipatinga também venceu o Goiás e está chegando entre os embolados.

A diferença do Santos ( 22 pts) para o 10º colocado, que é o Sport-PE (29 pts) é de apenas 7 pontos. Vejam que falta fazem aqueles pontos que deixamos de conquistar nos jogos fáceis contra Flamengo e Ipatinga. Jogos para conquistar 6 pontos e conquistamos apenas 2.

MÁRCIO FERNANDES E OS PRÓXIMOS JOGOS
Márcio Fernandes, ao que tudo indica, acertou um provável time titular com o óbvio: um meio de campo pegador ( Brum e Souto), com o Bida fazendo bem o papel para distribuir o jogo ( embora seja clone do Cléber ZZZZantana na “vontade”) e sem invenções como Lima no ataque. Escalou o Wendel na lateral direita e deu certo.
E chega de Kléber Chicletinho. Chega mesmo. Ninguém sente a falta deste jogador. Mas para o clássico contra os bambis deve ganhar um reforço: Fábio Costa estará de volta ao gol. Molina está recuperado e tem lugar nesse meio de campo. Róbson também. Finalmente um treinador do Santos terá algumas opções interessantes para os próximos jogos.

Que não serão fáceis. Vejamos o caminho do Santos nas próximas 5 partidas:

São Paulo X Santos – o favoritismo é bambi, mas em SanSão é comum o PIOR vencer. E o time bambi não é de meter medo.
Santos X Vitória – jogo perigoso. O Vitória é um time muito certinho e tem um contra-ataque rapidíssimo. Atenção para o vovô Ramón ( o maestro do time), Marquinhos ( o rapidíssimo e habilidoso meia-atacante), o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro (está em boa fase) e o volante Marco Anttônio. Não terão o atacante Dinei, negociado, mas tem Rodrigão (ele mesmo) e esperamos que o Santos tenha feito alguma cláusula impedindo o Tripodi de jogar. Sabe como é, motivado em mostrar serviço já viu...

Santos X Fluminense – Flu tem Cuca no banco. Isso diz muita coisa. Talvez tenha a volta do meia atacante Thiago Neves. Aí complica um pouco.

Goiás X Santos – Nunca é fácil vencer o Goiás no Serra Dourada, mas com um time compacto e saindo rápido no contra-ataque com Róbson e Cuevas, quem sabe...

Santos X Portuguesa - É o jogo que não pode nem pensar em empatar, embora a Portuguesa só exista neste mundo para atrapalhar seus adversários.

Projeção de pontos? Não dá. Até porque o time do Santos ainda não é tão confiável assim. Mas os jogos contra Bambis e Vitória são os mais complicados. Flu, Goiás e Lusa são adversários diretos contra o rebaixamento. Mas que uma seqüência de vitórias contra Bambis e Vitória daria uma moral gigantesca para o time, isso sem dúvida. Que Márcio Fernandes não queira inventar mais nada. E que Kleber Chicletinho continue bem longe da Vila Belmiro.

MINISTRO VEIGA FALHOU EM SUA MISSÃO NA CHINA
O Ministro Veiga foi enviado à China por um grupo de torcedores do SantosFC com a seguinte missão: tentar vender o Kleber Chicletinho por lá. Falhou feio! Pra compensar, trouxe um bocado de tênis, camiseta, aparelhos de DVD e celulares de Pequim!
E nunca esquecer:

Confira também: http://grooeland.blogspot.com (de Pafúncio de Sá Kane)

quinta-feira, agosto 21, 2008

"O TIME JOGOU DIREITINHO...

...e só isso". Mas foi contra o Ipatinga. O pior time do campeonato. E nem contra esse time o Santos conseguiu ganhar. Ficou no empate de 1X1 tomando outro gol imbecil, pra variar ( atacante que aparece sozinho na área, sem marcação nenhuma). O rebaixamento ainda não é realidade porque não foi sacramentado e, enquanto há vida há esperança, mas é bom o torcedor se preparar.

O time jogou direitinho, até bem em alguns momentos. O que falta pro Santos, então? Ambição. Ambição de ganhar os jogos, de entrar “mordendo” contra os adversários. Contra o time mineiro o Santos conseguiu criar boas oportunidades e poderia ter vencido a partida, mas foi aquela pressãozinha sem maiores conseqüências. Faltou ímpeto, maior vontade de vencer a partida.

E falta inteligência, também. A começar pelo treinador. Ninguém em sã consciência escalaria Lima no ataque tendo Cuevas como opção. Lima remete aos tempos de Totonho e Roberto Biônico, de tão ruim que é.

Márcio Fernandes barrou Apodi por suposta deficiência técnica. Discordo. O jogador vai a campo orientado pelo técnico. Se o técnico apenas diz “jogue dentro de suas características”, o cara vai lá e explora seu potencial. E o que faz o Apodi? Corre feito doido pro ataque. Mas ele não tem orientação, não sabe o que fazer em campo.

E o que isso tem a ver? Veja o Wendel, Dionísio e o Kleber Chicletinho jogando. São pesos mortos em campo, perdidinhos. O tal de Wendel ainda se esforça, mas é fraco e não sabe o que fazer em campo. Dionísio também se esforça, mas não sabe o que fazer. Já o caso do Chicletinho é pior, porque já jogou até na seleção brasileira e é omisso, descompromissado e não ta nem aí pro time. Saiu sentindo dores e tomara que fique um bom tempo no CEPRAF. O time não ressentiu a falta deste vagabundo sem vergonha.

E o Bida? Já havia dito: é um clone piorado do Cléber ZZZantana. Ele joga isso aí mesmo. E disse que seria titular desse meio de campo simplesmente porque não tem um filho de Deus nesse time que busque jogo e faça a intermediação ali na meiúca. Bida faz isso, quando não some. Mas para um jogador que não entrava em campo há meses, fez uma boa estréia. Pode ser uma surpresa interessante.

Outro bom destaque foi o Róbson, o Robinho do Mogi. Bom jogador. Espero que não seja canela de vidro. Um meio de campo com Brum, Dionísio, Bida e Robson e o Maykon Leite no ataque seria interessante...pena a contusão do Maykon. E ainda tem o Molina para voltar.

Otimismo? Nem tanto. O time precisa de algo mais, doar-se um pouco mais dentro de campo. Contra o Flamengo, tomamos dois gols bobos. Contra o Ipatinga, outro gol bobo. Em dois jogos, apenas 2 pontos. Muito pouco para quem quer fugir do rebaixamento e acho bom que o torcedor santista comece a pensar seriamente nesta possibilidade cada vez mais real.

PAULO HENRIQUE
Como já era de esperar, aquela mesma parte da torcida que berra “vamu apoiá” pra Kleber Chicletinho Vagabundo, Rodrigo Souto e tantos outros medalhões agora prefere detonar o Paulo Henrique. Muitos vão na onda do “craque Neto”, que foi sacaneado pelo Álvaro José na Band ao dizer que o ex-jogador gostava de uma andada ( só prestava pra cobrar falta e botar a mão na cintura e reclamar, reclamar...).
Tenham paciência com o garoto. Deve ser criticado, sim, mas críticas construtivas. Eu acho que ele deveria procurar se impor mais em campo. Bola ele tem para isso. Creio que com o tempo ele desenvolverá isso.
Agora dizer que o sujeito é lerdo, que deveria sumir, que é pior que André Belezinha é coisa mesmo de torcidinha, como diz o Mauro Elias.

ERRADO - Leio em alguns fóruns por aí (principalmente do orkut) opiniões de alguns torcedores defendendo a atitude de uma torcida organizada do Bahia, que invadiu o CT e agrediu jogadores:
“Cerca de 50 integrantes de uma torcida organizada do Bahia forçaram a entrada no Fazendão e, após conseguirem invadir o gramado, partiram para a agressão física contra os jogadores tricolores, que participavam do treino na tarde desta quarta-feira.O campo se transformou num verdadeiro palco de pancadaria e quebra-quebra, já que os jogadores foram obrigados a optar pelo revide em meio a socos e pontapés. Durante o tumulto, torcedores soltaram rojões, aumentando ainda mais o clima de tensão”. fonte: GE

Se isso é sugestão para torcidas organizadas do Santos, proponho esquecer esse tipo de protesto. Porque não é o foco. Agredir jogadores e comissão técnica não leva a nada. Os torcedores do Bahia erraram feio. Quem contrata esses jogadores, sejam eles ruins, é a diretoria. A diretoria é escolhida pelo presidente. Logo, a responsabilidade por esses jogadores estarem no Bahia é do presidente e da diretoria.

E a administração do Bahia é caótica. O clube está nas mãos do grupo Opportunity, do Daniel Dantas, e não tem nada mais além de sua tradição e da fanática e apaixonada torcida (que botava 30 mil torcedores na Fonte Nova em jogo da série C numa terça-feira à noite chuvosa em jogo normal contra time do Amazonas). Nem mesmo a sede de praia é mais utilizada pelos jogadores: chegou a ser alugada para shows de pagode.

O presidente do Bahia é Petrônio Barradas. Mas ele é só pau-mandado. Assim como o anterior, Marcelo Guimarães ( ex-deputado e corrupto, chegou a ser preso pela Polícia Federal). Quem manda mesmo no Bahia é o “eterno presidente” ( segundo os próprios torcedores e crônica esportiva baiana) Paulo Maracajá. E isso já tem mais de 20 anos ou muito mais do que isso.

O que isso tem a ver com o SantosFC? Muita coisa. Péssima administração e continuísmo lembram alguma coisa? Bahia, Atlético-MG, Corinthians...os exemplos estão aí. E mais explorados neste texto.

Que se faça protesto, mas protestando no alvo certo ( embora não acredite muito que role algum protesto por parte de uma torcida organizada que demonstra estar vendida ao presidente canalha).

O protesto tem que ser contra esses:

domingo, agosto 17, 2008

Santos 2 X 2 Flamengo. Rebaixamento à vista.

MINISTRO VEIGA, direto de Pequim - Não tem mais o que escrever. Sério mesmo. Fica até chato repetir as mesmas coisas.

O Santos, pra variar, não conseguiu ganhar de um time ruim como o Flamengo e com 10 em campo. O rebaixamento pelos lados da Vila é iminente. Mais um recorde para o currículo do “homem do ano”.

Esse “triunvirato” que tem à frente o técnico Márcio Fernandes não vai longe. Ao menos houve alguma coerência na escalação e ao abandonar o maldito esquema de 3 zagueiros.

Mas manter em campo um vagabundo indolente como Kleber Chicletinho e botar o Lima pra jogar em substituição ao Maykon Leite é abusar demais da boa vontade do destino. O que houve com o tal Cuevas?

Roberto Brum é perna de pau e burro, mas na marcação ali com o Wendel até que deu conta o recado. Michael correu e deu um belo passe pro gol de Kleber Pereira. A zaga não foi esse desastre todo. Bida, mesmo bichado e sendo um clone piorado de Cléber ZZZantana tem lugar nesse time. Por incrível que pareça ( isso se o Santos conseguir contratar o refugo de Vitória e Ipatinga).

ZICA OU FALTA DE COMPETÊNCIA?
Pois é. Quiseram forçar a barra e a volta de Fábio Costa, Adriano e Maykon Leite. O resultado está aí: nossos 3 jogadores mais regulares na temporada estão fora. Adriano será operado, Maykon Leite só em 2009 ( força, garoto! E torcida, pelo amor de Deus, não vamos transformá-lo em um novo "Jonas") e Fábio Costa volta uma hora dessas, quando der. Não é o caso de discutir a idoneidade do Dr. Carlos Braga, mas será que tem mel nesse Depto. Médico? O que faz com que os jogadores do Santos entrem lá e curtam verdadeiras “férias”( Robinho do Mogi que o diga)? Dentre milhões de coisas estranhas no Santos, o depto. médico é só mais uma delas.

CONTRATAÇÕES
Qual será o novo balão de ensaio para iludir principalmente a turminha do carnaval? Arena em Diadema não dá mais. Ampliação e reforma da Vila também não. Ah, um craque “a nível de seleção”! Rafael Sobis, Deivid, Vagner Love, Ricardinho, quem será o próximo? E eis porque o Rafael Sobis não veio:
E para não perder o hábito:

Postado por AURÉLIO F.D. Silva. Ministro Veiga ainda está em Pequim e assistiu à partida entre Santos x Flamengo graças ao made in China.

quarta-feira, agosto 13, 2008

As notícias mais importantes do dia!

Em liberdade, “ministro” promete não criar confusões
Preso em flagrante ao pichar a grande muralha da China, “Ministro Veiga” é solto após mobilizações de atletas e embaixada brasileira

Jimmy Olsen
Fotos: Peter Parker

Pequim – O brasileiro Marcelo Veiga Camilo da Silva Tuíco, popularmente conhecido como “Ministro Veiga”, foi libertado nesta manhã de quinta-feira em Pequim, após ser detido em flagrante pichando a grande muralha da China, uma das 7 maravilhas do mundo.

O governo chinês pensou em expulsar o brasileiro do país por cometer “pesada ofensa a um dos símbolos da humanidade”, mas voltou atrás após intensa mobilização internacional e de atletas na Vila Olímpica. A embaixada brasileira na China também participou ativamente das negociações.
“Ministro Veiga”, como é chamado, queria fazer um “protesto” contra o presidente do SantosFC, Marcelo Teixeira, e achou que a melhor forma seria pichar a grande muralha, pois assim “o mundo tomaria conhecimento da péssima administração MT, ta ligado?”.

Atletas como Yao Ming, ídolo do basquete chinês e que joga na NBA, se diz “envergonhado com seu país, pois proíbe livres manifestações”. Michael Phelps, o maior nadador olímpico de todos os tempos, achou um “exagero a prisão do Ministro Veiga, pois todos tem o direito de se expressar”.
Já o meia Diego, jogador da seleção brasileira de futebol masculino e ex-ídolo do Santos, não quis dar entrevistas, mas o pai do jogador, Deixair Cunha, disse que “toda a forma de expressão é livre e ainda mais se for contra Marcelo Teixeira”.
O Santos ocupa a antepenúltima colocação no campeonato brasileiro e corre riscos de rebaixamento.
===============

Presidente do Santos promete contratar Rafael Sóbis
O dirigente prometeu contratar o ex-atleta do Internacional caso jogue bem na seleção brasileira, durante a Olimpíada

SANTOS - O presidente Marcelo Teixeira prometeu contratar o atacante Rafael Sóbis, que está reunido à seleção olímpica, em Pequim, durante reunião com os chefes das torcidas organizadas do Santos. A reunião teve como objetivo quebrar o clima tenso entre parte da torcida e os dirigentes.


Fonte: Clica AQUI! Não é cilada, Bino!
E querem saber como vai acabar essa história? Clique AQUI! (também não é cilada!)
Postagem: Aurélio ( assessor do Ministro Veiga)

domingo, agosto 10, 2008

ANOS 90 RIDES AGAIN!

Prezados amigos, assisti à partida entre Santos x Náutico para assim tecer alguns comentários sobre o jogo. Eu, Aurélio, sou um simples porteiro e funcionário público aposentado e não entendo de futebol, porém há coisas que desafiam minha compreensão:

- Um time com 3 zagueiros toma gol de cabeça com o atacante adversário aparecendo sozinho na área. Não dá para entender isso.

- Um time que tem três atacantes ( Kleber Pereira, Thiago Luís e Wesley) e nenhum meia para municiá-lo. Como é que isso acontece?


- Se o Maykon Leite estava com dores no joelho desde a partida contra o Atlético-MG, por que deixar o Cuevas de fora até dos jogadores relacionados que viajaram para Recife?

- Dizem que o Fabão ganha R$ 400 mil, Cuevas R$ 200 mil e Roberto Brum R$ 100 mil. E não jogam, o Veiga fala que são 3 pernas de pau. Eu ganho R$ 450 de aposentadoria e mais R$ 530 como porteiro. Me arrependo de ter nascido na época errada.

- Segundo o Ministro Veiga, a tática do Santos do Cuca era os zagueiros dando chutão pra frente e com o Maykon Leite correndo desesperadamente tentando armar alguma jogada. O desfalque do Maykon Leite não deveria rever essa “postura tática”? Aliás, o técnico Cuca foi mesmo demitido ou estava ainda dando ordens para o Márcio Fernandes?

Amigos, eu acompanho futebol há algum tempo. Tenho mais de 60 anos e vi o Santos de Pelé, a Academia do Palestra, o Inter de Figueroa e Falcão, o Flamengo de Zico...mas vi muito time ruim também. Todos os times do Corinthians, por exemplo. E tinha uns times ruins do Santos nos anos 90 também. Tinha jogadores exóticos como Edson Ampola, Tuíco, Ijuí, Serginho Fraldinha.

Mas que nem esse time aí do Santos que eu vi hoje, que me desculpem os santistas, é um dos piores que eu já vi. Sinceramente, se hoje tivesse um jogo entre A.AGuapira X SantosFC, o Leão da Zona Norte venceria até com certa facilidade.

SUGESTÃO DO AURÉLIO: Contratem um técnico de verdade que ao menos faça o arroz-com-feijão com este time e façam algo mais efetivo que um simples abaixo assinado para retirar o presidente daí. Que tal uma cobrança bem mais enérgica (sem violência,é claro) ao conselho deliberativo e às torcidas organizadas para ao menos protestarem? Olho vivo, meus amigos. Um amplexo do Aurélio ( assessor do Ministro Veiga).

MINISTRO VEIGA NA CHINA
Amigos, esta foi a última imagem do Ministro Veiga na China antes de ele ser detido pelas autoridades chinesas. Mas ele já entrou em contato com a embaixada brasileira em Pequim e logo resolverá este mal-entendido. Amplexos!

quinta-feira, agosto 07, 2008

AVISO À PRAÇA

Informo que o blog Espírito Santos está provisoriamente sob nova direção. Com a viagem do Ministro Veiga para Pequim a fim de acompanhar os jogos olímpicos, eu, Aurélio F.D Silva serei o responsável por este portentoso veículo de comunicação que promove idéias e debates no conceito da grande rede internacional de computadores. Um amplexo a todos!

QUEM É AURÉLIO F.D. SILVA
Aurélio trabalha como porteiro de um prédio de apartamentos localizado na avenida Guapira, no Jaçanã, zona norte de São Paulo. Funcionário público aposentado, trabalha como porteiro apenas para ocupar o tempo. Torcedor fanático da A.A.Guapira, Aurélio também faz as revisões dos textos do Ministro Veiga.



MINISTRO VEIGA NA CHINA
Caros amigos, o Ministro Veiga chegou à China para acompanhar os jogos olímpicos e já mandou suas primeiras impressões sobre a capital chinesa, Pequim. Segue na íntegra.

=====================
Ae peçoal belesa tah ligado? quero agradesser ao apoio lah dos cara da comunidadi do espírito saaaantos, do santosfc no orkut tah ligado e algueim atendeu noço apelo para patrossinar a viajem do ministro veiga tah ligado? por questãos contratuau ainda naum poço falar queim patrossinou tah ligado?

Mas ae se liga q vim no avinhão do presidente Lula o avinhão prezidenssial! O Lula eh mó gente fina tah ligado ele fala assim tipo q nem nóis tah ligado nóis intendi tudo o q ele fala. E o bar a bordo do avinhão prezidenssial eh coiza sençassionaul tah ligado o prezidente investe mesmo no sossial tah ligado? ele até mi perguntou si eu naum quiria sê ministro da educassão mais eu axu q naum, ainda naum quero treminá minha facudade primero (jornalismo tah ligado!) mais o prezidente me arranjou uns credito educativo dessente!
Ae ó na china eh mó barato todo mundo fala chineis e todo mundo eh igual pô eu quase perdi minhas mala no hotel porque os carregador eh tudo igual se vc lembra da cara de um eh o fossinho do outro sei lá viu?

Mais fui bem ressebido tem muitos turista aqui e as americana como sempre muito gentiu tah ligado?tipo olha soh a nadadora americana que gentiu ela me convidou pra abarassar a cauza dela
Ae ó os bambis lah do morumbi investem meismo em marketing tah ligado? e vaum espandindo mesmo pelo mundo até na china os bambi diverçificarão e abriram uma franquia dah uma olhada
Ae ó a internet aqui da china é meio embassada tah ligado mais soube q quebrou o pau na vila inda bem que eu naum tou aí e o Cuca Gão saiu mesmo ufa mais vai entrar mesmo o marcio fernandes sei naum viu inda bem q to aqui em Pequim e neim vou vê essas coiza tah ligado?
Mais naum se preocupem q vô v si arrumo um time aqui na China pro Kreber Chicretinho tah ligado? abs valeu galera e qualquer duvida fala com o aurélio ae tah ligado?

quarta-feira, agosto 06, 2008

Santos 2 X 3 Atlético-MG: o fundo do poço

Não vamos comentar os aspectos táticos da partida. Seria apenas repetitivo. Cuca não é técnico de futebol. É uma farsa. E mesmo se fosse técnico, seria difícil segurar o tranco que é este Santos de “administração européia”. Só existem dois técnicos capazes de segurar a onda do Santos de MT: Luxemburgo e Leão.

Não tem muito o que comentar. Um time que perde em casa, de virada, para uma das maiores babas deste campeonato, com todo o respeito ao tradicional Atlético-MG, não merece muitos comentários.

Conforme o post anterior, Marcelo Teixeira sem Leão, sem Luxemburgo e sem Diego e Robinho é isso aí que todos estão vendo. É um revival de 2000, 2001, primeiro semestre de 2002, 2005.
Se o time ainda fosse APENAS ruim, menos mal. Mas MT conseguiu tirar até o que havia de mais sagrado, de mais respeitoso e mais bonito na história do Santos: a Vila Belmiro.

Nem com os horrorosos times da década de 90 com Ijuí, Serginho Fraldinha, Edson Ampola, Neizinho, Camilo e tantos outros o Santos era derrotado tão facilmente, se entregava de forma tão vergonhosa como atualmente.
Este Santos-2008 é a imagem e semelhança de seu criador: Marcelo Pirilo Teixeira. Um time igual ao seu presidente: incompetente, mentiroso ( repleto de “pseudo-craques”), desorganizado (capitaneado por essa farsa de treinador) e principalmente devedor.

Devedor de ao menos vergonha na cara. Devedor de ao menos resgatar as tradições de um clube conhecido mundialmente. Devedor de futebol.

Por isso esse cartaz é mais do que apropriado:


PS: Cuca Gão pediu demissão. Atitude que deveria ser seguida pela corja e pelo seu líder, o "presidente".

terça-feira, agosto 05, 2008

O HOMEM DO ANO SEM LUXA E LEÃO

Quando não tem Luxemburgo ou Leão para cuidar de tudo, a administração do homem do ano é catastrófica. Foi assim em 2005 e está sendo assim em 2008 e as perspectivas para 2009 não são das melhores.
Agora, a medida é renegociar salários, desde redução em 70% dos vencimentos a proposta indecente, como a que foi feita ao zagueiro Adaílton, que consistia em “não receber vencimentos enquanto se recuperava de uma cirurgia no joelho”. O jogador já rescindiu contrato e para repor um zagueiro no elenco, está quase certa a vinda de Gustavo, ex-São Caetano e CUrintia, jogador limitadíssimo e odiado por onde passou.

O festival de absurdos na Vila continua. Roberto Brum chegou, pregou a salvação com a Bíblia na mão, jogou 25 minutos, foi substituído, não gostou e brigou com o técnico Cuca. Esse foi o resumo da passagem de Brum pelo Santos. Mas ainda não acabou: o volante recebe vencimentos de R$ 100 mil e não aceita redução salarial.

Com o paraguaio Cuevas a coisa é parecida. Com contrato assinado cujos vencimentos prevêem espantosos R$ 400 mil mensais, a diretoria quer cortar 70% deste valor. Metade já foi conseguido.

Mas o pior de todos é o caso do zagueiro Fabão. Sem nunca conseguir entrar em forma e mostrando um futebol de 5ª categoria, não agradou. Se fosse apenas dentro de campo, estaria ótimo. O problema é que o jogador recebe R$ 500 mil mensais, segundo consta pelos orgãos de imprensa – e como o Santos não tem assessoria de imprensa, as especulações correm soltas. Uns falam nesse patamar, outros falam em salários de R$ 250 mil. Quaisquer que sejam os valores, tratam-se de verdadeiros absurdos, algo fora da realidade.
Os jogadores nada tem a ver se o clube oferece X e depois o clube alega “custos altos” e quer reduzir o salário pela metade. O clube que se vire para honrar o compromisso. O pior de tudo é que o jogador que bate o pé e apenas reivindica seu direito assinado é visto pela torcida como o “judas”, quando na verdade quem fez a burrada foi a diretoria empossada pelo presidente eleito dia desses como “o homem do ano”.

Evaldo, Tripodi, Luiz Henrique, Marcinho Guerreiro, Betão,Sebástian Pinto, Fabão, Roberto Brum, Lima. Quanto o Santos não torrou com salários para estes jogadores que pouco ou nada mostraram? Betão foi o único que rendeu algo para o Santos ( US$ 2,5 milhoes). Sem falar na rescisão contratual. Não basta o clube reduzir o salário dos jogadores. É preciso registrar um novo contrato com o novo salário; se isso não for feito o jogador poderá entrar na justiça do trabalho e processar o clube. Filme velho.

Parece com 2005? Engana-se. Parece com 2000, 2001 e primeiro semestre de 2002. Sem dinheiro, sem Diego e Robinho, sem Leão e Luxemburgo, Marcelo Teixeira tem algumas opções:
- pedir dinheiro emprestado para o papai.
- firmar parceria (pra valer) com uma nova “Octagon” (Traffic?)
- profissionalizar Neymar e torcer para que o garoto jogue realmente tudo isso mesmo...e vendê-lo por uns US$ 20 ou 30 milhões.
- dar calote nos medalhões e depois brigar na justiça.

Kleber Chicletinho já sentiu o drama...só faltou pedir “pelo amor de Deus, me tirem daqui” no último domingo. Quem será o próximo a pedir penico?
TÚNEL DO TEMPO
Estas charges foram publicadas aqui mesmo e no antigo blog do Ministro Veiga em 2005. Infelizmente, continuam atuais.
Apenas para não perder o costume:

domingo, agosto 03, 2008

CUCA, O PROFESSOR PARDAL ( Santos 1 X 3 Coritiba)

Nos quadrinhos Disney existe um personagem muito simpático que é o professor Pardal. O professor Pardal está sempre tentando inventar coisas geniais, como tônicos para crescimento rápido de árvores, robôs que fazem faxina e máquinas do tempo.

Mas invariavelmente seus inventos dão algum probleminha e a confusão está formada. É uma máquina de lavar roupas que encolhe as peças, um carro com um pneu apenas mas sem freios, enfim, a diversão é garantida com suas confusões.

Muitas vezes o que salva o simpático mas atrapalhado professor Pardal é seu auxiliar, o lampadinha, um robozinho que sempre desenrosca os nós que o mestre arranja, seja com conselhos, seja ajeitando uma porca ou um parafuso aqui e ali.

Portanto, o Ministro Veiga começa uma nova campanha: VAMOS ARRUMAR UM LAMPADINHA PRO CUCA!

Quem achava que não era possível um técnico cometer tantas lambanças em um jogo só, basta acompanhar o trabalho do Cuca no Santos. Fica cada vez mais evidente que seus sucessos ( escalações acertadas nos jogos contra Vasco e Inter-RS) foram frutos do mero acaso, em que as circunstâncias (jogadores suspensos, machucados) falaram mais alto.

Um Lampadinha precisa avisar ao Cuca que ele não é o Telê Santana. Telê improvisava jogadores com sucesso e armava esquemas que também eram bem sucedidos. Este blogueiro não esperava lá grandes coisas do Cuca, mas o treinador se revela uma baita decepção. Não imaginava que fosse tão ruim taticamente, tanto quanto Leão.

Novamente três zagueiros, mas desta vez não tinha o Fabiano Eller. E três zagueiros para marcar apenas um atacante do Coritiba. O Dorival Jr., que também não é lá essas sumidades, fez o simples, o básico: povoou o meio de campo e saiu em contra-ataques. O time do Cuca não tem meio de campo e o be-a-bá dos antigos já dizia: o jogo começa a se ganhar se o time domina o meio de campo. Dionísio distribui bem o jogo, mas não é tão "cão de guarda" quanto Adriano. Michael não marca ninguém ( aliás, não tem mostrado muita coisa, né?). Molina marcando? Nem em sonho.

E sinceramente não dá mais pra agüentar um jogador como o Kleber Chicletinho no time. É de uma inutilidade e de uma má-vontade tão grande que fica difícil entender porque ele continua no time. Para não desvalorizá-lo? Mais ainda? Chama o Juan Figger e vende pro Rentistas ou entrega pro Vagner Ribeiro que consegue colocar até o Felipe no Milan!

Este blog já alertava sobre o Cuca e sua personalidade. Mas não esperava que o sujeito fosse um verdadeiro fiasco ao escalar, ao substituir, enfim, não é técnico de futebol. É um aventureiro, um maluco, um sujeito que não sabe o que quer. As invenções do professor Pardal do gibi fazem a alegria da garotada. As invenções do Cuca fazem a alegria dos adversários.

Sem contar que o personagem da Disney é simpático e alto-astral.

RÁPIDAS
- Gustavo, zagueiraço que ninguém quis e odiado por onde jogou, pode ser o novo reforço do sensacional MT. Ricardo Conceição, reserva da Ponte e odiado pela torcida da macaca, também pode chegar. Grandes reforços!Projeto MT "rumo certo à segundona".
- Querem reduzir a folha salarial do Santos. Um corte nos salários de Fabão e Cuevas. E a dispensa do Brum. Com exceção do Cuevas, podem ir embora. Não acrescentam nada e não fazem falta nenhuma ao elenco. Poderiam reduzir também na diretoria, no conselho e na sala do presidente...
- Um goleiro, urgente!!!

- Só pra não perder o hábito:

ATENÇÃO: O MINISTRO VEIGA BUSCA PATROCINADORES QUE POSSAM BANCAR SUA VIAGEM PARA A CHINA, A FIM DE ACOMPANHAR OS JOGOS OLÍMPICOS. INTERESSADOS FAVOR ENTRAR EM CONTATO.