segunda-feira, novembro 26, 2007

ERA PRA TER XINGADO MAIS, BARALHO!!!

BARALHO!

Jogadores do Santos ressaltam a participação do técnico Luxemburgo no vestiário durante o intervalo do jogo contra o Paraná ontem, em Curitiba. BARALHO!

Depois de tomar gols bobos, o Santos foi lá e virou com 3 gols do Kleber Jordan Pereira, que andava meio em baixa depois de um ótimo começo vestindo a CAMISA 9 DO SANTOS! PQP! QUE ZELDA!

Por que o Luxa não xingou mais durante o ano inteiro? Quem sabe, assim,não perderíamos pontos bobos para Goiás, Palmeiras, Náutico, América-RN, Atlético-MG...era pra ter xingado mais, Luxemburgo! Baralho! Vai pra PQP!!!

Foi uma vitória na raça e que nos garante na Libertadores de 2008. E pode garantir o vice-campeonato brasileiro, que não deixa de ter lá sua importância e contar para a história do clube ( especialmente neste ínicio de século, o que dá uma boa amostra de como o Santos mostra-se propenso a entrar nos campeonatos pronto para disputar o título, e não para “uma boa participação”):

2002 – Campeão Brasileiro
2003 – Vice-Campeão Brasileiro
2004 – Campeão Brasileiro
2005 – 10º lugar
2006 – 4º lugar
2007 – Vice-Campeão Brasileiro

O que falta é uma Libertadores e um Mundial para coroar esse “renascimento”. Pena que esse clima de indefinição do Luxemburgo somado às eleições e à já conhecida apatia da diretoria tem prejudicado, de certa forma, um planejamento para o importante ano de 2008. Ou será que vai ser na base do BARALHO!!! PQP!!! VAI TOMAR NO COPO ZORRA!!!

E O FÁBIO COSTA?

Mais falhas. E foi essa a rotina do goleiro praticamente durante todo o segundo semestre, o que custou um afastamento da ex-muralha pelo técnico Luxemburgo. O Santos tomou muitos gols bobos no campeonato por conta das saídas desastradas do goleiro e falhas bisonhas em lances fáceis ou por excesso de confiança em outros.
Pra 2008, mais treino e mais humildade, Fábio Costa. O Felipe tá aí e é um promissor goleiro.

TRAGÉDIA NA FONTE NOVA

Colocar mais de 60 mil pessoas num estádio caindo aos pedaços é de uma tremenda irresponsabilidade por parte dos dirigentes do Bahia, do governo do Estado ( a quem pertence o estádio) e de órgãos e secretarias ligadas à praça esportiva. Desde 2005 vários laudos contestando a segurança da Fonte Nova foram divulgados sem que ninguém tomasse qualquer providência ( nem o governo carlista e tampouco o governo petista, que fez uma “pintura” em algumas paredes da Fonte Nova e pronto, diz que é “reforma”).
Os nossos sentimentos aos familiares das 08 vítimas da irresponsabilidade com que tratam o futebol e a vida humana neste país. Mas tudo vai melhorar...vem aí a COPA 2014 e a TIMEMANIA, não é mesmo?
CONFIRA TEXTO SOBRE TRAGÉDIA NA FONTE NOVA NO SITE http://www.supersantos.com/ no “blog da galera”.

FRASE DA SEMANA ( NADA QUE A GENTE JÁ NÃO SABE...)

“Me identifico muito com esse time”.
Rycharlisson, ou “Ricky”, sobre seus 100 jogos com a camisa bambi. Acertou na mosca! A identificação é mútua!

quinta-feira, novembro 22, 2007

Marasmo, lentidão, zzzzzz...


Que marasmo quanto ao futebol pelos lados da Vila Belmiro! Com exceção de uma especulação sobre o destino do Luxemburgo, de uma contratação ( grátis!!!!) do Adriano da Inter de Milão, nada mais acontece no Santos.

Quase nada? Opa, só mesmo as eleições.

E ainda assim... apareceu um dossiê, denúncias de conselheiros irregulares...uma oposição que só definiu candidato esta semana, a situação que apresentou suas propostas também nesta semana ( propostas decepcionantes, pois no papel é tudo muito bonito, mas na prática sabemos que a coisa não é bem assim, principalmente numa parte que diz sobre “manter forte” a representatividade do Santos na FDP, digo, FPF, CBF e imprensa...é pra rir, né?).

Mas por que digo que está nesse “marasmo”? Porque estão todos esperando pelo Luxemburgo. Não há planejamento sem o Luxemburgo. Não há reforços sem o Luxemburgo. Parece que não há vida no Santos sem Luxemburgo. O time está praticamente classificado para a Libertadores-2008 ( só uma catástrofe tiraria o Santos desta competição) e...reforços,só depois das eleições e da definição do técnico. Não há uma estrutura funcionando no Santos independentemente do “dia do Fico” do Luxemburgo. Esse é o problema do Santos atual: a dependência, a falta de plano, de ambição, a acomodação, o “deixa que o Luxa resolve”.

E mesmo assim teremos “times de aluguel” por 6 meses pra ver no que dá.

As coisas precisam acontecer no Santos... a eleição é importante para o clube, mas “existe vida” fora da complicada política santista e os torcedores estão preocupados com o que o será o time em 2008. Ou vamos de Pet na meiúca e Baiano ou Alessandro na lateral?

E A SELEÇÃO DO TUNGA?

Que seleção medíocre, que "técnico" medíocre. Os "três tenores" ( só pode ser coisa do Galvão Bueno!) estava mais para "três horrores". Péssimos. Mas no caso do Dentucinho é apenas MAIS UMA má atuação com a camisa da seleção. Virou rotina. Mas já viu...

QUALQUER treinador gostaria de contar com um jogador versártil como o Elano em seu elenco. No entanto, Zunga prefere encher o banco de reservas com um monte de volantes. "Ah, a entrada do Josué melhorou o time!" Claro! O Brasil estava jogando com 9 ( sim, porque Dentucinho Amestrado e o turista Robinho...) e demorou pro Bunga equilibrar.

Mas a melhor parte da transmissão foi a frase do Galvão, sempre ele. Que inspirou o Ministro Veiga:

O blog Espírito Saaantos agradece às visitas e aos comentários ( tá aumentando! rsss)

Visite também o SUPERSANTOS! www.supersantos.com

sexta-feira, novembro 16, 2007

COMEÇOU A TEMPORADA DE ESPECULAÇÕES!

Preparem-se: agora serão especulações atrás de especulações a todo o momento!

E o Santos sempre foi um dos alvos da imprensinha e de jornalistinhas sem assunto que querem passar a imagem de que tem "boas fontes" mas só dão tiro no escuro na esperança de acertar - se bem que, em partes, o próprio Santos é culpado por esse monte de especulações sobre o time que sai a torto e direito na imprensinha por conta de maior presteza da assessoria de imprensa, que deveria fazer-se presente junto a esses órgãos jornalísticos desonestos.

O primeiro alvo é o técnico Vanderlei Luxemburgo. Primeiro, ia pro CUrintia; depois, pro Inter-RS; Ultimamente, o Luxemburgo TERIA acertado com o Flamengo, mas para desespero dos jornalistinhas que querem sua honra e glória no quesito "fonte quente", o time do RJ já disse que continua com o brother Joel HIC Santana ( e seria até sacanagem dispensar o Joel depois dessa campanha que o Flamengo vem fazendo).

E o Luxa iria para a Grécia, para a África do Sul, para a China e no final das contas continuou e continua no Santos.

Agora, a "bola da vez" é o lateral Kléber. Ninguém duvida que o lateral PODE ser negociado para reforçar o caixa vazio do clube, mas com notícias em "jornais sérios" repletos de hipóteses como ESTARIA, PODERIA, ASSINARIA, FICARIA...eu também FICARIA com a Juliana Paes caso tivesse uma oportunidade, ora. Existe a possibilidade? Sim. Só não dá para levar a sério como tratam do assunto.

E sobre reforços, a especulação é a mesma: é a vez de ACOSTA, do Náutico, estar "praticamente acertado" com o Santos ( tremo quando este 'praticamente acertado' aparece); desde 2005 já estiveram "praticamente acertados" com o Santos alguns jogadores como Deivid, Elano, Jádson, Washington, Alex, Vagner Love e tantos e tantos outros...

Portanto, torcedor, não se empolgue e nem fique aflito antes do tempo: é tempo de especulação. Muita coisa vai rolar. E olha que ainda tem eleição...

DEPOIS NÃO QUEREM QUE FALEM!

São chamados de BAMBIS e não gostam! Mas dão motivos,pô... só faltou tingir o aplique de loiro!
E o futuro do "RYCHI" tá garantido:

Lembrando que estas porcari...digo, "charges" estão também na seção HUMOR do SUPERSANTOS! Dê uma passadinha lá também...

LEMBRETES:

1- Até agora não obtive resposta do portal TERRA sobre a enquete "quem deve ser considerado o primeiro pentacampeão brasileiro?". No fundo, creio que eles sabem a resposta. Ainda aguardo...

2- Ainda sobre o pentacampeonato santista, vale a pena ler o texto que a ilustríssima santista Neli Aparecida de Faria ( a Neli do Fórum da Tribuna) escreveu sobre o assunto e foi publicado no OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Faça uma visita e deixe um comentário.

3- Agora, sim: os links estão atualizados. Tem muito blog inteligente e interessante do Santos na grande rede. Faça uma visita! Vale a pena!

4- Agradecemos as mais de 250 visitas SOMENTE NESTA SEMANA! Nosso humilde e despretensioso blog fica honrado com as visitas! Pena que os comentários estejam reduzidos, mas quem sabe isso mude, não é?

terça-feira, novembro 13, 2007

COM OU SEM LUXEMBURGO, O SANTOS CONTINUA!

Fazendo uma retrospectiva dos últimos 10 anos do SantosFC e suas conquistas, percebemos algo interessante:

1997 – Campeão do Rio-SP. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
1998 – Campeão da Copa Conmebol . Técnico: Emerson Leão
2002 – Campeão brasileiro. Técnico: Emerson Leão
2004 – Campeão brasileiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
2006 – Campeão paulista. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
2007 – Campeão paulista. Técnico: Vanderlei Luxemburgo


O perfil técnico de Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo é parecido em dois pontos: são centralizadores e egocêntricos. Mas vamos nos deter na primeira característica: centralizadores.

Fica evidente que o Santos tornou-se dependente de técnicos com este estilo. Basta tomarmos como exemplo alguns anos como 1999 ( com Paulo Autuori), 2002 primeiro semestre ( com Celso Roth) e 2005 ( com Osvaldo, Gallo e Nelsete). Estes e outros técnicos que passaram pela Vila sem sucesso trabalham em conjunto com a diretoria ou apenas restringem sua atuação ao campo de jogo. Não são como Luxemburgo e Leão que não apenas indicam jogadores, mas estabelecem contato com eles, com os empresários (o que gera alguma desconfiança, vide Iraty). E ainda metem o nariz na estrutura do clube, nos alojamentos, na questão de estádio, torcida, enfim, fazem as vezes de assessores de imprensa e diretores de futebol.

Por isso o medo de alguns torcedores quanto a uma provável saída de Vanderlei Luxemburgo do comando do Santos. Porque no íntimo todos sabemos como a diretoria santista trabalha... ou não trabalha, o que é pior. Parece haver um descompasso entre estes que administram o futebol do Santos com as pretensões do torcedor, que é um time competitivo, que entre nos campeonatos para vencê-los e não fazer apenas figuração ( os anos 90 ficaram para trás).

Enquanto o torcedor santista sonha e ambiciona, quem administra o Santos parece viver um estado catatônico, ao estilo “deixa tudo nas mãos do Luxa que ele resolve”.

Já passou da hora do Santos ter uma administração que permita ao clube a conquistar seus títulos com uma estrutura interna que não dependa de um técnico apenas, mas que se trabalhe em conjunto. Técnico, diretoria, assessoria de imprensa, presidente, torcedores.

Afinal, um grande time é formado coletivamente.


AINDA SOBRE O PENTACAMPEONATO


O portal TERRA, em sua seção de Esportes, continua disponibilizando uma enquete sobre "Quem deve ser considerado o primeiro pentacampeão brasileiro - Flamengo ou São Paulo?"

Enviei uma mensagem ao portal ( na parte de esportes há um campo "Fale Conosco"). A mesma segue logo abaixo:

O portal TERRA, em sua seção de esportes, disponibiliza uma enquete sob o título "Quem deve ser considerado o primeiro penta brasileiro?" e fornece duas opções: Flamengo e São Paulo.
Não creio em má-vontade jornalística, mas sim em um desconhecimento da história. O primeiro pentacampeão brasileiro exatamente por 5 vezes consecutivas ( o que o torna, de fato, um pentacampeão legítimo) é o SantosFC nos anos 60 (1961,1962,1963,1964,1965).

Trata-se apenas de uma questão de nomenclatura. Taça Brasil era o campeonato brasileiro daquele período, embora a forma de disputa seja parecida com a atual Copa do Brasil. Na verdade o campeonato brasileiro passou por diversos nomes ( Roberto Gomes Pedrosa, Copa União, Taça de Ouro, Copa João Havelange). Alguém aí se atreveria a dizer que o campeoníssimo Flamengo do ínicio dos anos 80 foi campeão da "Taça de Ouro" e não do campeonato brasileiro?

E se para a CBF só vale o que vem após 1971, podemos então desconsiderar os campeonatos mundiais da seleção brasileira em 1958, 1962 e 1970?

Quando a imprensa abandona a história e segue apenas um senso comum sem espírito crítico perpetuando uma "meia verdade" é para se preocupar.

Mesmo com uma coisa aparentemente sem importância como o futebol. Daí para a política e seus desdobramentos, é um pulo.
Sds
------
VISITE O SUPERSANTOS.COM
Em breve arrumaremos os links aqui do blog e acrescentaremos blogs e sites bacanas sobre o Santos no Brasil e no mundo! Agradecemos as visitas e os comentários! Valeu!

terça-feira, novembro 06, 2007

SANTOS É PENTACAMPEÃO BRASILEIRO LEGÍTIMO!



Com o São Paulo conquistando o título brasileiro pela 5a. vez em sua história o sempre eficiente marketing bambi ( isso temos que reconhecer: são ótimos de marketing...ou seria markretino?) alardeou aos quatro cantos que o time deles é "o único pentacampeão brasileiro".


Foi o suficiente pro Flamengo se manifestar dizendo que também é pentacampeão e que foi o primeiro a chegar a esta marca e blá-blá-blá.

E a imprensa esportiva embarcou na onda, promovendo até enquete sobre o assunto!

Só esqueceram os são-paulinos e flamenguistas que há um pentacampeão bem mais legítimo e sem polêmicas ( como foi a tal Copa União 1987): o SANTOSFC, pentacampeão brasileiro de verdade - 1961,1962,1963,1964,1965.


Contando com os títulos de 1968 ( Roberto Gomes Pedrosa - campeonato brasileiro sim, tanto como Copa João Havelange, Copa União, Taça de Ouro) e 2002 -2004, o Santos tem 8 títulos brasileiros, podendo ser chamado tranqüilamente de OCTACAMPEÃO BRASILEIRO com toda a justiça e mérito!

"Ah, mas isso foi quando? Da época que meu avô era moleque", vão dizer os invejosos de plantão. Não importa. É mais ou menos por isso que o Brasil está na situação que está: não há respeito e nem interesse pela história. Desprezando-a, desprezamos não apenas lições e erros que podem ser evitados, mas desprezamos também o futuro ( momento metafísico-cultural-polítco: Espírito Saaaantos também é cultura! :D)

O que é que tem se foi na década de 60? O Corinthians não conta títulos paulistas conquistados na década de 10 quando tudo era muito mais confuso e não havia muito acesso à informação ( vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no Brasil só foi acontecer em 1922)?

Por exemplo, quem foi o campeão paulista de 1914?

Pela Liga Paulista de Foot-Ball, foi o Corinthians;
Pela Associação Paulista de Sports Athléticos, foi o São Bento.

Não importa, então, se os títulos do Santos foram conquistados quando ainda era CBD ( Confederação de Desportos Brasileiros). Tornou-se CBF em 1979. No caso foi apenas uma mudança de sigla. Taça Brasil e Campeonato Brasileiro é exatamente a mesma coisa...só mudam as fórmulas de disputa e nomes de campeonatos, como "Copa União".

Um texto interessante sobre o assunto está no SUPERSANTOS, no blog da galera.

Então, santista do Brasil e do mundo...fale de boca cheia: o Santos é legítimo PENTACAMPEÃO BRASILEIRO e OCTACAMPEÃO BRASILEIRO!


UM POUCO DE COERÊNCIA

ENQUETE
Com a boa fase do Kléber Pereira de volta, a enquete chega ao fim:

O que aconteceu com o Kléber Pereira??
38,46% achavam que ele estava firme e forte ( até demais) e outros 38,46% acharam que ele tava "levando com a barriga"o contrato...

Para 15,38%, era só má-fase (parece que acertaram!)

Para 7,69% a culpa foi da camisa 23 ( parece que acertaram, também!)

PARTICIPE DA NOVA ENQUETE AO LADO!

sexta-feira, novembro 02, 2007

VICE-CAMPEONATO e LIBERTADORES 2008

Após a bela vitória contra o perigoso Náutico no Recife, o Santos subiu para a vice-liderança do campeonato brasileiro que já tem o São Paulo como campeão.
A expectativa é que o time termine o campeonato com o segundo lugar e com a vaga da Libertadores garantida. Para a torcida fica aquela sensação de "podia ter chegado mais longe", ou seja, ter conquistado o título nacional, já que comparando o campeão e o atual vice não há grandes disparates entre os elencos. Talvez o do Santos seja até ligeiramente melhor, embora não tenha sido regular durante todo o campeonato - e foi irregularidade que impediu o time de conquistar esse título, com derrotas surpreendentes contra adversários bem inferiores como América-RN e Náutico na Vila Belmiro e empates com "sabor de derrota" contra Grêmio na Vila e Palmeiras ( nos dois jogos ). No confronto direto, deu bambis.

Agora é jogar para consolidar esse vice e a vaga. Domingo tem Santos x Atlético-MG, que não vence o peixe na Vila há quase 60 anos. Não será agora que irão quebrar este tabu, embora ex-jogadores do Santos adorem aprontar na Vila ( Danilinho, por exemplo).
Mas temos um trunfo: Glória Menezes Chiliquenta estará no banco do galo. E isso é uma bela vantagem.

HOMENAGENS AOS CAMPEÕES

O Blog Espírito Saaantos reconhece o Bambi do Morumbi como campeão do campeonato brasileiro ( embora os demais times devessem entrar com representação na FIFA pelo fato dos bambis jogarem com equipe mista, sendo que o campeonato brasileiro de futebol feminino ainda não entrou em vigor).
Por isso, o Ministro Veiga presta homenagens aos campeões. Parabéns!

O estilo "bambi" de comemorar o penta!


NÃO DEIXE DE VISITAR O WWW.SUPERSANTOS.COM