terça-feira, dezembro 27, 2005

O ANO PERFEITO !!!!

Legal estar com vocês aqui, em dezembro de 2006, quase princípio de 2007. E que ano perfeito foi esse nosso, hein santistaiada do meu Brasil !?

Começamos com o pé direito logo no final de 2005, ao contratarmos o Luxa para re-arrumar esse time. Nossa ansiedade era tanta que já queríamos os nomes dos reforços antes do final do ano mesmo.

Vieram Neto, Fabio Costa e Maldonado...os primeiros confirmados. Fábio Costa mais maduro, Neto arrebentando no campeonato paulista....4 gols só de faltas, fora as assistências perfeitas para as cabeçadas fulminantes do Luisão...e Maldonado, encaixou no time como uma luva, a mística da camisa 5 da Vila lhe fez bem.

Rodrigo Tabata também foi essencial para a conquista do Paulistão.....grito entalado na garganta que finalmente foi gritado....É CAMPEÃO !!!!! Como que exorcizando o fatídico ano de 2005 !!!! Que golaço do Tabata no jogo do título...me fez lembrar aquele do Alberto contra o Grêmio na Vila, em 2002, limpou para a esquerda e soltou uma bomba no ângulo. Ainda bem que Tabata não foi pros gambás, que acabaram amargando a lentidão do Ricardinho...o maior enganador de todos os tempos.

E méritos para o Rosan também, por ter recuperado tão bem Giovani e Luisão que, se não acabaram com a bola no Paulista, foram essenciais para a conquista da Copa Brasil. Luisão novamente artilheiro do Brasil....graças ao Rosan. Estamos na Libertadores novamente e dessa vez acho que ninguém nos tira.

Convenhamos, Luxemburgo acertou nossa espinha dorsal mesmo...a partir daí até o Kleber passou a jogar bola. Fábio Costa, Luis Alberto, Maldonado, Rodrigo Tabata, Giovani, França e Luisão não é pra qualquer um mesmo !!!! Ávalos, Fabinho, Neto, Kleber compuseram muito bem o elenco....Destaque também para a molecada de base: quando precisamos deles, não comprometeram....esse Renato Ligabo ainda vai dar o que falar !!!!

A nota triste foi ver a selecinha do Parreira eliminada nas quartas de final....tanto galático e ninguém para botar ordem no galinheiro. Paciência....a Holanda já merecia esse título desde 1974 !!!!

Gostei também da macheza do Luxa: seleção só depois de ser campeão da Libertadores e do Mundial com o Santos....e olhe lá !!!! Mas também o cara ta ganhando os tubos no Santos.....onde o Marcelo Teixeira foi arrumar esse patrocinador japonês ????

E o Estádio em Diadema.... nosso DIADEMA DOME, em junho foi lançada a pedra fundamental e as obras estão em ritmo acelerado. Tudo que podia ser comercializado por ali já foi. Vai ser entregue no final de 2007...quem sabe não consigamos disputar os jogos finais do Brasileirão por lá ?

A apoteose foi o Brasileirão....quem diria que iríamos rivalizar justamente com o Palmeiras do Leão ? Vencer esse Brasileirão teve um gosto especial, principalmente depois que a CBF teve que reconhecer nossos títulos brasileiros....SOMOS ENEA !!!!!

E pobre Zveiter....sou contra gravações clandestinas, mas que ele mereceu...ah isso mereceu, assim como o Márcio Rezende. Tava na cara, só não via quem não queria ver. Pena que o título de 1995 não nos foi outorgado, mesmo descobrindo-se a falcatrua por trás daquela página negra.

Tomara que o Márcio siga o caminho do Edílson e vire capa da G Magazine....

Desejo a todos um excelente 2007 e que nesse ano quebremos a escrita de só vencer os títulos em anos pares !!!! Vem aí o Tri da Libertadores e o Tri-Mundial....

Daniel Bykoff, co-responsável por esse Blog, galhofeiro de plantão e aguardando o próximo texto dos nossos colaboradores, enquanto isso deseja um feliz 2006 a todos os santistas desse Brasil.

sábado, dezembro 17, 2005

AMOR À CAMISA É FICÇÃO NO FUTEBOL MODERNO

Pois é, meus amigos. Permito-me atravessar o tão aguardado texto do nosso querido e festejado monarca PATUSKÃO, para abordar a questão do amor à camisa, que tem povoado os blogs, listas de discussões e o imaginário dos torcedores de futebol.

O gancho para esse assunto é a volta de Fábio Costa (é possível até que não volte mesmo...mas, enfim....como o futuro a Deus pertence, permito-me esse exercício de futurologia).

Fábio Costa é um bom goleiro, talvez um dos 5 melhores em atividade no Brasil. Contratá-lo faz parte da estratégia do Luxemburgo de montar uma espinha dorsal forte...e enfraquecer um adversário direto (com requintes até de crueldade, uma vez que insere e cizânia pelos lado chacariteanos).

E porque nós, santistas, teimamos em querer receber, como jogadores de futebol, somente vestais, impolutas, que não tenham se vendido por dinheiro ou por melhores condições de crescer profissionalmente ???? Amor à camisa ???? Mas quem tem o tal amor à camisa no futebol moderno ????

Amor confunde-se com amador...e creio que o futebol profissional não dá liga com esse conceito. Há exceções, mas se são exceções somente servem para confirmar a regra: futebol é negócio, rentável, e os jogadores são parte dessa engrenagem que movimenta muita grana.

Mas por que Fábio Costa é tão execrado ??? Por ter assinado o contrato com o Santos e, depois de uma ligação para Leão (que garantiu que ele seria reserva) resolveu voltar atrás e aceitar a proposta de um outro clube no qual seria titular absoluto ??? Ora, quem de nós teria feito diferente ????

E Ricardinho Gambá Ponto Eletrônico da Silva ????? Por que o perdoamos ???? E Luxa, que nos abandonou 2 vezes e agora volta como o Salvador da Pátria ? E Léo, que está prestes a voltar para outro time ?

Perdoem-me, meus amigos, mas acho que nossa percepção do que é correto está desfocada. Fábio Costa aceitou novamente jogar pelo clube e, seja por qual motivo for, certamente o mais importante para ele é a oportunidade de ganhar honestamente seu dinheiro. Nossa torcida tem que deixar de ser tão sensível....se tivermos que cobrar amor à camisa, nosso técnico jamais poderia ser Luxemburgo, nosso supervisor de futebol jamais poderia ser Luis Henrique de Menezes, nosso líder em campo jamais poderia ser Ricardinho (que queimou o Gallo porque ele afastou o Tcheco), e nosso salvador da pátria jamais poderia ser Giovani, que nos deixou na mão em 1996 e nos fez mergulhar no mais profundo abismo.

Se o futuro a Deus pertence, como tem sido alardeado vez ou outra pelos jogadores, aceito esse futuro e sei que Fábio Costa é uma aposta correta. Aliás se tivéssemos que trocar Ricardinho por Fábio Costa, essa troca já deveria ter sido feita há muito tempo.

Lord do ABC – Advogado, é o responsável jurídico pelo Blog. É especialista em habeas corpus, o que garantirá a livre manifestação de pensamento, mesmo que o pensamento seja tosco. Consultor espiritual, tarólogo e astrólogo da Corte. Fundador da ONG PEIXE FRITO e apreciador de uma boa galhofa.

terça-feira, dezembro 06, 2005

DE TIME A CLUBE

EDIÇÃO ESPECIAL

Nunca escondi minha admiração pela administração Marcelo Teixeira. Talvez a distância de Santos, o isolamento imposto pela grande imprensa (principalmente antes da Internet), a fase ruim de 1985 a 2001 tenha deixado os santistas “de longe” mais suscetíveis à euforia pelo estágio atingido pelo Santos nos últimos anos.

Pode-se comparar o Marcelo a Forest Gump, pode-se imputar a ele dezenas de erros crassos na administração santista, mas ninguém pode tirar dele o mérito de resgatar nosso orgulho de ser santista.

Hoje senti isto com mais força ao ser alvo de gozação dos curintianos de minha cidade. Nada de atacarem palmeirenses ou são-paulinos, era o Santos que tinham atravessado na garganta, como na época do Pelé. Este fato era inconcebível a alguns anos atrás quando nós, santistas, éramos simplesmente ignorados.

Porém, desde o aparecimento da nova geração de “Meninos da Vila” vinha a minha cabeça a comparação com as eras Pelé e dos primeiros “meninos”, quando tínhamos grandes times, grandes craques e quando eles se iam, ficava um vácuo enorme na vida do clube.

O clube nestas épocas se resumia à Vila Belmiro e à abandonada Chácara Nicolau Moran. A última tentativa de se fazer um patrimônio, salvo engano, foi do Athiê Jorge Cury que vislumbrou a volta dos cassinos ao Brasil e apostou todas suas fichas no “Parque Balneário”, um estrondoso fracasso. Mas, pelo menos tentou.

Por isso acho o grande mérito administrativo de Marcelo Teixeira é estar preparando o Santos para ser um CLUBE, pois ser um grande TIME, sempre seremos.

A inauguração do “Complexo Modesto Roma” e as outras ampliações no “CT Rei Pelé” traduzem esta vontade. Os planos para construção do CT para as categorias de base reforçam minha convicções.

Quero deixar bem claro que não tenho a mínima noção de quem seja Paulo Schiff e por este fato não posso dizer nada sobre ele. Quero dizer ainda, que mal conheço a cidade de Santos, e que não entendo bulhufas da política interna do SFC. Só estou emitindo impressões pessoais, sem a mínima pretensão de interferir na sucessão do nosso clube.

Cônsul das Geraes, que não é marcelista ou resgatista; é santista.



TCHIMÃO "CAMPIÃO" BRASILEIRO 2005 - HOMENAGEM DO ESPÍRITO SAAANTOS

RELEMBRAR É VIVER....


RESULTADO DA ENQUETE

Essa não deixou margem para dúvidas. "Qual foi a pior contratação do Santos em 2005?" Foram 20 respostas e ficou assim:

80% não saberiam responder apenas um ou dois jogadores, já que foram tantos perebas...
10% acham que foi o tal Ruinsão, o sem joelhos.
05% acharam que as piores contratações foram Fernando Diniz e Tcheco Nheco-Nheco,respectivamente.

Aproveitem e votem em nossa nova enquete!

CONTINUEM ENVIANDO SUGESTÕES...
Para o "memorial dos injustissados". Em breve faremos uma seleção destes injustiçados e tentaremos marcar um amistoso contra o time de 2005.

PENSAMENTO DA SEMANA

"O campionato brasileiro2005 teve um nível técnico esselenti! O melhor jogador é um argentino reserva na selessão de seu país, o segundo melhor jogador é um sérvio com mais de 30 e poucos anos e o artilheiro é um véinho de 40 anos, e o vice-artilheiro é outro véinho de 35 anos."
Conde Veiga